A fotografia como dispositivo de educação patrimonial no projeto de extensão Resgate da Memória Palhocense
Resumo
O projeto de extensão Resgate da Memória Palhocense teve origem no ensino de fotografia no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Palhoça Bilíngue, na região metropolitana de Florianópolis. Ao partir da premissa que cidade sem patrimônio é cidade sem identidade, o objetivo principal da proposta foi aplicar a fotografia como dispositivo de valorização do patrimônio cultural do município de Palhoça-SC, com ênfase na influência da cultura de base luso-açoriana. Para tanto, a realização de exposições fotográficas itinerantes, elaboradas a partir da produção discente, tornou-se o fio condutor para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, em parceria estabelecida com a Casa da Cultura Açoriana de Palhoça. Neste artigo, a fundamentação teórica apresenta uma conceituação sobre patrimônio cultural e educação patrimonial, bem como as relações com a fotografia e o projeto de exposições. Após uma introdução à história do município, são descritas as ações desenvolvidas nas duas fases do projeto e seus desdobramentos em novas atividades de ensino e extensão, com o depoimento de discentes participantes e de membros da comunidade. Em síntese, a ação extensionista com o enfoque em educação patrimonial possibilitou a tomada de consciência sobre uma parte significativa da história da cidade e da identidade local, de modo a engajar os sujeitos em um exercício de cidadania, para que o patrimônio cultural seja preservado.Referências
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