A fotografia como dispositivo de educação patrimonial no projeto de extensão Resgate da Memória Palhocense

  • Gustavo Cossio Programa de Pós-graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPDESDI/UERJ.
  • Edimara Lúcia Rupolo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Palhoça Bilíngue.
Palavras-chave: Patrimônio cultural. Fotografia. Educação patrimonial. Design de exposição. Extensão universitária.

Resumo

O projeto de extensão Resgate da Memória Palhocense teve origem no ensino de fotografia no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Palhoça Bilíngue, na região metropolitana de Florianópolis. Ao partir da premissa que cidade sem patrimônio é cidade sem identidade, o objetivo principal da proposta foi aplicar a fotografia como dispositivo de valorização do patrimônio cultural do município de Palhoça-SC, com ênfase na influência da cultura de base luso-açoriana. Para tanto, a realização de exposições fotográficas itinerantes, elaboradas a partir da produção discente, tornou-se o fio condutor para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, em parceria estabelecida com a Casa da Cultura Açoriana de Palhoça. Neste artigo, a fundamentação teórica apresenta uma conceituação sobre patrimônio cultural e educação patrimonial, bem como as relações com a fotografia e o projeto de exposições. Após uma introdução à história do município, são descritas as ações desenvolvidas nas duas fases do projeto e seus desdobramentos em novas atividades de ensino e extensão, com o depoimento de discentes participantes e de membros da comunidade. Em síntese, a ação extensionista com o enfoque em educação patrimonial possibilitou a tomada de consciência sobre uma parte significativa da história da cidade e da identidade local, de modo a engajar os sujeitos em um exercício de cidadania, para que o patrimônio cultural seja preservado.

Biografia do Autor

Gustavo Cossio, Programa de Pós-graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPDESDI/UERJ.
Doutorando em Design na Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ESDI/UERJ; Bolsista FAPERJ. Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011); Bolsista CAPES. Bacharel em Design pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2006). Foi professor nos cursos de Comunicação Visual e Produção Multimídia do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC (2016-2018) e nos cursos de Design e Design de Interiores da Universidade Feevale (2012-2016). Tem experiência no ensino do design, em projetos de pesquisa e de extensão universitária, nos seguintes temas: design social, história do design, design gráfico, design de exposição e design de sinalização.
Edimara Lúcia Rupolo, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, campus Palhoça Bilíngue.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Palhoça Bilíngue. Tem experiência educação básica (fundamental e médio). Iniciou suas pesquisas voltadas à geografia física e problemas ambientais; atualmente se dedica à estudos sobre território e educação bilíngue.

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Casa da Cultura Açoriana de Palhoça à esquerda e elementos da cultura de base açoriana: rendeira e renda de bilro (acima) e cerâmica (abaixo)
Publicado
2020-08-30
Como Citar
COSSIO, G.; RUPOLO, E. L. A fotografia como dispositivo de educação patrimonial no projeto de extensão Resgate da Memória Palhocense. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 289-308, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios