Saberes e experiências: importância da universidade aberta à pessoa idosa na formação de acadêmicos de enfermagem
Resumo
As exigências de habilidades e competências do mercado de trabalho para egressos de Enfermagem propõem um desafio para os formadores destes profissionais e, nesse cenário, a Universidade Aberta a Pessoa Idosa surge com potencial para aproximar a realidade do saber popular, guardado pelos idosos, do saber técnico científico discutido dentro das faculdades, pois serve de gatilho para reformulação de conceitos e abordagens da prática desses profissionais. Tem-se por objetivo discutir a importância da Universidade Aberta à Pessoa Idosa na formação de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o aprendizado de três acadêmicos de enfermagem que participaram de uma disciplina sobre plantas medicinais ofertada a alunos da Universidade Aberta a Pessoa Idosa, no período de março a novembro de 2019. Observou-se que os conhecimentos dos idosos participantes possibilitaram que os acadêmicos desenvolvessem habilidades como a comunicação, escuta e o vínculo terapêutico. Conclui-se que este programa foi importante para os acadêmicos, pois proporcionou vivências peculiares, além do descobrimento de atribuições sociais importantes para a prática da enfermagem.Referências
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