Experiências vivenciadas na manutenção do programa de extensão popneuro durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19

  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-9008-2091
  • Karine Ramires Lima Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-3412-0452
  • Victória Ávila Martini Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Luiz Erves Ribeiro Universidade Federal do Pampa
  • Estevão Cruz Dos Anjos Universidade Federal do Pampa
  • Priscila Marques Sosa Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Popularização da ciência. Neurociência. Redes sociais. Divulgação científica., extensão

Resumo

A pandemia da COVID-19 se disseminou amplamente de forma substancial e impôs à sociedade uma nova forma de realizar suas atividades cotidianas, incluindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária. Dessa forma, professores e cientistas de todo o mundo, na tentativa de dar continuidade as suas atividades e adaptar-se ao distanciamento social, estão utilizando plataformas de redes sociais, que representam uma das ferramentas de comunicação mais eficazes e populares hoje em dia. Neste sentido, aqui nós relatamos nossas experiências para a manutenção do programa de extensão POPNEURO durante o período de distanciamento social. Nós intensificamos nossas atividades de divulgação da neurociência pelas redes sociais, utilizando a rede social Instagram como veículo de comunicação. Nossos resultados indicam que esta plataforma pode ser utilizada para a divulgação de conteúdos de neurociência, podendo ser uma forma eficaz para a disseminação de conhecimento e aproximação da universidade-comunidade em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa
Mestre e doutora em Fisiologia. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.  
Karine Ramires Lima, Universidade Federal do Pampa
Mestranda em Bioquímica. Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Victória Ávila Martini, Universidade Federal do Pampa
Graduanda em Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Pedro Luiz Erves Ribeiro, Universidade Federal do Pampa
Graduanda em Fisioterapia. Curso de Fisioterapia, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Estevão Cruz Dos Anjos, Universidade Federal do Pampa
Graduando em Medicina. Curso de Medicina, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.
Priscila Marques Sosa, Universidade Federal do Pampa
Mestra em Bioquímica e em Fisiologia. Doutoranda em Ciências Fisiológicas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa BR 472, km 592, Cx postal 118, CEP 97500-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul - Brasil.

Referências

Chan, A. K. M., Nickson, C. P., Rudolph, J. W., Lee, A., & Joynt, G. M. (2020). Social media for rapid knowledge dissemination: early experience from the COVID-19 pandemic. Anaesthesia, 1–4. https://doi.org/10.1111/anae.15057

Chiodini, J. (2020). Online learning in the time of COVID-19. Travel Medicine and Infectious Disease, 34(April), 101669. https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101669

Coelho, R. L. F., Oliveira, D. S. de, & Almeida, M. I. S. de. (2016). Does social media matter for post typology? Impact of post content on Facebook and Instagram metrics. Online Information Review, 40(4), 458–471. https://doi.org/10.1108/OIR-06-2015-0176

Costa, M., Cat, U., Gerais, M., Minas, P. U. C., Filgueiras, K. F., & Minas, P. U. C. (2020). Entrevista / Interview Projeto de Extensão “ Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades ”: uma presença próxima , mesmo em tempos de pandemia Extension Project “ Enrichment of Learning for Skills Development : a close presence , . 15–22.

de Vargas, L. da S., de Lara, M. V. S., Gonçalves, R., das Neves, B. H. S., & Mello-Carpes, P. B. (2014). The use of Facebook as a tool to increase the interest of undergraduate students in physiology in an interdisciplinary way. Advances in Physiology Education, 38(3), 273–276. https://doi.org/10.1152/advan.00015.2014

Dimer, N. A., Canto-Soares, N. do, Santos-Teixeira, L. Dos, & Goulart, B. N. G. de. (2020). The COVID-19 pandemic and the implementation of telehealth in speech-language and hearing therapy for patients at home: an experience report. CoDAS, 32(3), e20200144. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192020144

Filipin, G. E., Casarotto, F. D., & Maroneze, Bruno Machado; Mello-Carpes, P. B. (2015). POPNEURO : Relato de um Programa de Extensão que busca divulgar e popularizar a neurociência junto a escolares POPNEURO : a Report of an extension Program that seeks to disseminate and popularize neuroscience at school Relato de un Programa de Extensión q. 2015(107), 87–95.

González-Padilla, D. A., & Tortolero-Blanco, L. (2020). Social media influence in the COVID-19 pandemic. International Braz J Urol, 46(Suppl 1), 120–124. https://doi.org/10.1590/S1677-5538.IBJU.2020.S121

Jowsey, T., Foster, G., Cooper-Ioelu, P., & Jacobs, S. (2020). Blended learning via distance in pre-registration nursing education: A scoping review. Nurse Education in Practice, 44(January), 102775. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102775

Marques, G. E. de carvalho. (2020). A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-191. Revista Práticas Em Extensão, 04(1), 42–43.

Martin, L. J., Turnquist, A., Groot, B., Huang, S. Y. M., Kok, E., Thoma, B., & van Merriënboer, J. J. G. (2019). Exploring the Role of Infographics for Summarizing Medical Literature. Health Professions Education, 5(1), 48–57. https://doi.org/10.1016/j.hpe.2018.03.005

Meshi, D., Tamir, D. I., & Heekeren, H. R. (2015). The Emerging Neuroscience of Social Media. Trends in Cognitive Sciences, 19(12), 771–782. https://doi.org/10.1016/j.tics.2015.09.004

Nogaro, A., Fink, A. T., & Piton, M. R. G. (2016). Brincar: reflexões a partir da neurociência para a consolidação da prática lúdica na educação infantil. Revista HISTEDBR On-Line, 15(66), 278. https://doi.org/10.20396/rho.v15i66.8643715

Pereira, Thiago; Castro, Luis; Oesterreich, S. (2020). Ciências da saúde: campo promissor em pesquisa 4. Atena Editora.

Perroni; Filipin; Mello-Carpes. (2016). Divulgação e popularização da neurociência através de uma rede social. Revista Ciência Em Extensão, 12(3), 95–104.

Santos, Alexandre Garcia; Gutierrez, Maria Eduarda Ziani; Machado, Rui Seabra; Mello-Carpes, P. B. (2019). POPNews: divulgando a neurociência através de uma rede social. Revista Ciência Em Extensão, 15(4), 118–130.

Schneider, S. L., & Council, M. L. (2020). Distance learning in the era of COVID-19. Archives of Dermatological Research, 0123456789, 3–4. https://doi.org/10.1007/s00403-020-02088-9

Sosa, P. M., Carrazoni, G. S., Gonçalves, R., & Mello-carpes, X. P. B. (2020). Use of Facebook groups as a strategy for continuum involvement of students with physiology after finishing a physiology course. Advances in Physiology Education, 44(3), 358–361. https://doi.org/10.1152/advan.00024.2020

Sosa, P. M., Gonçalves, R., Carpes, F. P., & Mello-Carpes, P. B. (2018). Active memory reactivation previous to the introduction of a new related content improves students’ learning. Advances in Physiology Education, 42(1), 75–78. https://doi.org/10.1152/advan.00077.2017

Thoma, B., Murray, H., Huang, S. Y. M., Milne, W. K., Martin, L. J., Bond, C. M., Mohindra, R., Chin, A., Yeh, C. H., Sanderson, W. B., & Chan, T. M. (2018). The impact of social media promotion with infographics and podcasts on research dissemination and readership. Canadian Journal of Emergency Medicine, 20(2), 300–306. https://doi.org/10.1017/cem.2017.394

Publicado
2020-12-29
Como Citar
MELLO-CARPES, P. B.; LIMA, K. R.; MARTINI, V. ÁVILA; RIBEIRO, P. L. E.; DOS ANJOS, E. C.; SOSA, P. M. Experiências vivenciadas na manutenção do programa de extensão popneuro durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 350-361, 29 dez. 2020.