SMARTAVE - desenvolvimento de aplicativo de monitoramento avícola para pequenos produtores: experiência formativa num contexto de pandemia

Palavras-chave: Avicultura. Extensão. Informatização. Tecnologia., extensão

Resumo

O presente relato de experiência descreve as atividades inerentes ao projeto de extensão intitulado SmartAve – aplicativo livre para dispositivo Android Studio de monitoramento avícola para pequenos produtores. Desenvolvido no Instituto Federal Goiano - Campus Iporá, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás, com eixo interdisciplinar e foco tecnológico, o projeto propôs a criação de ferramental tecnológico de uso simples e intuitivo que ofereça um parâmetro/diagnóstico de produção para o produtor. Em termos metodológicos, o projeto sofreu ajustes em decorrência da pandemia do COVID-19 que impôs desafios de diferentes ordens. Inicialmente, foram realizadas entrevistas e demais atividades presenciais que foram integralmente substituídas por reuniões e orientações virtuais. O projeto continua em execução uma vez que, embora o aplicativo tenha sido criado, não foi possível, dada a realidade atual, apresentá-lo ao público-alvo do projeto que são os pequenos produtores do município. Todavia, embora os objetivos não tenham sido totalmente alcançados, verificou-se maior autonomia, proatividade e comprometimento dos discentes membros do projeto no exercício de suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Cabral de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá
Dionatan Pontes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Graduando em Tecnologia em Agronegócio pelo Instituto Federal Goiano - Campus Iporá
José Carlos de Sousa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Mestrando em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Goiás, Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá
Fernanda Rodrigues Taveira Rocha, Universidade Estadual de Goiás
Doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Docente da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Oeste / Sede: São Luís de Montes Belos
Daniel Emanuel Cabral de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Doutor em Ciências Agrárias - Agronomia pelo Instituto Federal Goiano, Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá
Bruno Duarte Alves Fortes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Docente do Instituto Federal Goiano - Campus Iporá

Referências

ABMRA – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Disponível em: http://www.abmra.org.br/2016/Acesso em: 10 de setembro de 2020.

ABRANCHES, M. Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia. Pensar a Educação em pauta. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/extensao-universitaria-remota-os-desafios-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em 08 de Setembro 2020.

AFP. OMS considera coronavírus ‘maior crise sanitária mundial da nossa época’. Disponível: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/03/16/oms-considera-coronavirus-maior-crise-sanitaria-mundial-da-nossa-epoca.htm. Acesso em 01 de Setembro 2020.

ASTAH. O poder da modelagem de software. Disponível em: https://translate.google.com/translate?hl=ptBR&sl=en&u=https://astah.net/&prev=search&pto=aue. Acesso em: 10 de setembro 2020.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. 8° edição, editora Gen LTC, 2004.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.

GUEDES, G. T. A. UML: Uma abordagem prática. 3° edição, editora novatec, 2018.

PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. Editora Project Management Institute, 6° edição, 2018.

LIMA, N. T.; BUSS, P. M.; PAES-SOUSA, R. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública, 36 nº.7, Rio de jan-jul, 2020. Disponível em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1116/a-pandemia-de-covid-19-uma-crise-sanitaria-e-humanitaria. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

OLIVEIRA, M. Universidade e sustentabilidade: proposta de diretrizes e ações para uma universidade ambientalmente sustentável. 2009. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2009.

RESOLUÇÃO N° 07 18 DE DEZEMBRO 2018. Disponível: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/62611-resolucoes-cne-ces-2018. Acesso em 01 de Setembro 2020.

SANTOS, A. M. dos; FRANCO, T. F.; FLAVIO, G. de S. Relato das experiências pedagógicas em cartografia digital no ensino médio através da extensão universitária. Expressa Extensão. v. 25, n. 3, p. 5-19, set-dez, 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. C. de; ROCHA, F. R. T.; COELHO, K.O. Análise bibliométrica em frangos e frangos caipira / colonial. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 8, pág. e773986354, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd /article/ view/6354. Acesso em: 6 de setembro de 2020.

VIEIRA, L; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL _DE_ABRIL_Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em 10 de Setembro 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
OLIVEIRA, D. C. DE; OLIVEIRA, D. P. DE; SOUSA JÚNIOR, J. C. DE; ROCHA, F. R. T.; OLIVEIRA, D. E. C. DE; FORTES, B. D. A. SMARTAVE - desenvolvimento de aplicativo de monitoramento avícola para pequenos produtores: experiência formativa num contexto de pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 370-381, 29 dez. 2020.