Porque o mais importante é estar junto do público-alvo: ações do programa contação de histórias da UFCSPA na pandemia COVID-19

  • Luciana Boose Pinheiro Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Tatiane Andressa Gasparetto Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Raquel dos Santos Ramos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave: Humanização em saúde. Literatura e saúde. Promoção da saúde. Contação de histórias., extensão

Resumo

O programa extensionista "Contação de Histórias na Promoção da Saúde” entrelaça a utilização das artes e da literatura como subsídio para uma formação diferenciada dos estudantes da área da saúde, propiciando a aquisição de habilidades para o atendimento humanizado aos pacientes. O objetivo é ofertar aos pacientes e à comunidade em geral momentos de alento e ânimo, por meio de ferramentas artísticas, tais como livros literários, sites de arte e outros. O programa desenvolve ações que, originalmente, foram criadas e articuladas visando o ensino presencial, entretanto devido ao isolamento social e, com a consequente suspensão das aulas presenciais decorrentes da pandemia da Covid-19, o programa precisou revisar e reinventar suas propostas para dar continuidade ao trabalho extensionista à distância. Para tal, a disciplina optativa e o curso “Formação de Contação de Histórias” foram readequados para suprir a demanda desta nova realidade e, ainda, foram desenvolvidos um projeto de divulgação de artes gratuitas e o projeto "Me conta qual livro te encanta?" objetivando acolher as ansiedades dos indivíduos em situação de isolamento e contribuir para o combate às situações estressoras do confinamento. Dessa maneira, embora a pandemia se configure como um desafio à educação, o programa "Contação de Histórias na Promoção da Saúde" atravessa os muros físicos da Universidade para continuar com sua missão extensionista e manter-se junto ao público-alvo.

Biografia do Autor

Luciana Boose Pinheiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Professora Doutora - Departamento de Educação e Humanidades da UFCSPA e Líder do Grupo de Pesquisa LABAN - Laboratório de Análises Narrativas da UFCSPA; Coordenadora do Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde da UFCSPA  - UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre,  Rua Sarmento Leite, 245, CEP 90050-170, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. 
Tatiane Andressa Gasparetto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Acadêmica do Curso de Medicina - UFCSPA- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite, 245, CEP 90050-170, Centro Histórico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
Raquel dos Santos Ramos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Acadêmica do Curso de Medicina - UFCSPA- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rua Sarmento Leite, 245, CEP 90050-170, Centro Histórico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.  

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, p.17, 1989.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 14 set. 2020.

OMS - Organização Mundial da Saúde. What is the evidence on the role of the arts in improving health and well-being? A scoping review. Dinamarca: 2019. Disponível em:

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/329834/9789289054553-eng.pdf . Acessado em: 14 set. 2020.

PEREIRA, M.D. et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Res. Soc. Dev., São Paulo, v.9, n. 7, p.1-31, abr. 2020.

ROSEVICS, L. et al. ProCura – a arte da Vida: um Projeto pela Humanização na Saúde. Rev. bras. educ. med. Brasília, v.38, n.4, p. 486-492, jul. 2014.

SILVA, I.A. Contribuições da Extensão Universitária na formação dos alunos em faculdades privadas de Teresina-PI. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA EN LA EDUCACIÓN, 3., 2019, Assunção. Anais [...]. Asunción, Paraguay. Disponível em: https://www.utic.edu.py/repositorio/COLOQUIOS-SIMPOSIOS/SIMPOSIOS/III%20Simpsosio%20Internacional/12.%20Ivone%20Antonia%20Silva%20TC.pdf . Acessado em 14 set. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
PINHEIRO, L. B.; GASPARETTO, T. A.; RAMOS, R. DOS S. Porque o mais importante é estar junto do público-alvo: ações do programa contação de histórias da UFCSPA na pandemia COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 391-399, 29 dez. 2020.