Interlocuções entre saberes: reconstrução do programa de extensão em tempos de pandemia

  • Glória Maria Ferreira Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
  • Greiciele Andrade Carvalho dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
  • Jhonatan Relher UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
  • Lara Maia Mendonça UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
  • Maria Emília Ferreira Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
  • Ryan Gabriel Alencar Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Palavras-chave: Pandemia. Extensão. Cultura. Luto. Adaptação.

Resumo

  O presente artigo objetiva analisar os desafios impostos pela pandemia instaurada pela COVID-19 e os impactos decorrentes das medidas sanitárias de isolamento social sobre as atividades do Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular Max Justo Guedes. Diante do panorama trazido por essa nova realidade, este artigo igualmente aborda as estratégias de trabalho adotadas visando a dar prosseguimento às atividades extensionistas. O programa atua há sete anos na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, por intermédio da Universidade Federal que carrega o nome da cidade. O Centro de Referência tem como forma de atuação oficinas temáticas, principalmente relacionadas à cultura e ao patrimônio afrodescendentes, voltadas para o público infantil e ocorridas no Fortim dos Emboabas, um casarão histórico que foi doado para a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e que se encontra localizado no bairro Alto das Mercês. Para uma análise crítica da atual situação, estaremos utilizando, como aporte teórico, as obras de Sigmund Freud, Hannah Arendt e Martin Heidegger, e seus respectivos estudos acerca do luto, da imprevisibilidade da ação humana e da versatilidade quanto à capacidade do ser humano de recriar-se.  

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Biografia do Autor

Glória Maria Ferreira Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Professora titular do Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei. Possui doutorado e pós-doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Greiciele Andrade Carvalho dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Voluntária do Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular - Pensando o museu e seus territórios – 7º ano de continuidade.
Jhonatan Relher, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Voluntário do Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular - Pensando o museu e seus territórios – 7º ano de continuidade.
Lara Maia Mendonça, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de São João del Rei. Graduação em andamento em Filosofia (grau licenciatura) pela Universidade Federal de São João del Rei. Mestrado acadêmico em andamento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) pela Universidade Federal de São João del Rei. Bolsista do Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular - Pensando o museu e seus territórios – 7º ano de continuidade (PROEX - UFSJ).
Maria Emília Ferreira Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Bolsista do programa de extensão Centro de Referência da Cultura Popular - Pensando o museu e seus territórios – 7º ano de continuidade (PROEX - UFSJ).
Ryan Gabriel Alencar Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ
Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Voluntário do Programa de Extensão Centro de Referência da Cultura Popular - Pensando o museu e seus territórios – 7º ano de continuidade.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
FERREIRA RIBEIRO, G. M.; SANTOS, G. A. C. DOS; RELHER, J.; MENDONÇA, L. M.; MACHADO, M. E. F.; ALENCAR COSTA, R. G. Interlocuções entre saberes: reconstrução do programa de extensão em tempos de pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 6-16, 29 dez. 2020.