Familiares de crianças com altas habilidades/superdotação: anseios e percepções expressos em uma intervenção durante a pandemia

  • Karina Fideles Filgueiras Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Iasmim Faria Nogueira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mayra Stephanie Santos Avelar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: Covid-19. Grupo focal. Mediação. Identidade. Frustração.

Resumo

O presente artigo é referente a uma prática extensionista desenvolvida junto aos familiares de crianças com altas habilidades/superdotação participantes do Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Esse estudo tem como foco principal contribuir para reflexões a respeito da utilização e vantagens de grupos focais em moldes virtuais, como forma adaptativa ao contexto de pandemia. A intervenção aqui explicitada foi realizada no Grupo de Pais do projeto supracitado e refere-se a um texto dissertativo construído a partir da análise do filme “A Viagem de Chihiro”, lançado pelo estúdio Ghibli, em 2003 no Brasil. O trabalho realizado resultou em uma produção textual repleta de analogias entre as cenas do filme e as expectativas, anseios e medos paternos referentes ao comportamento e habilidades de seus filhos.

Biografia do Autor

Karina Fideles Filgueiras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutora em Educação pela FaE/UFMG, psicóloga clínica e educacional, professora no curso de Ciências Biológicas PUC Minas, unidade Coração Eucarístico, coordenadora do Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”.
Iasmim Faria Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901), e monitora do Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”.
Mayra Stephanie Santos Avelar, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduanda em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Rua Dom José Gaspar, 500 - Coração Eucarístico, Belo Horizonte - MG, 30535-901), e monitora do Projeto de Extensão “Enriquecimento da Aprendizagem para o Desenvolvimento de Habilidades”.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
FILGUEIRAS, K. F.; NOGUEIRA, I. F.; AVELAR, M. S. S. Familiares de crianças com altas habilidades/superdotação: anseios e percepções expressos em uma intervenção durante a pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 31-43, 29 dez. 2020.