Dificuldades encontradas na execução de um programa de extensão em palhaçaria no período de distanciamento social
Resumo
Este relatório objetivou apresentar as dificuldades encontradas por um programa de Extensão de palhaçaria hospitalar durante o período de distanciamento social imposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades, devido a instalação da pandemia da COVID-19. A atuação dos doutores-palhaços vai além do conceito comum, sendo, portanto, uma figura de conexão entre paciente, acompanhante e equipe de saúde, e ainda, benéfica para o ambiente hospitalar. A suspensão das atividades incluindo atuações hospitalares impactou no seguimento do programa. Como consequência da adoção de medidas preventivas, tornou-se necessária a reestruturação das atividades que capacitam e mantém o voluntário ativo, além de proporcionar um vínculo com seu doutor-palhaço, com os demais voluntários e com o programa. Foram exemplificadas as atividades propostas e as novas metodologias empregadas, bem como as adaptações feitas pela comissão organizadora durante a implantação desse novo cenário. A manutenção do vínculo foi mantida de forma eficiente durante o semestre, indicando que as dinâmicas adotadas e reinventadas permitiram uma espécie de reaproximação e sensação de pertencimento ao voluntariado.Referências
BRUM, D. C. A atuação de palhaças e de palhaços: o hospital como palco de encontros. 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Artes Cênicas, Centro de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23196 . Acesso em: 16 de Setembro de 2020.
BRUM, D.C. & BATTESTIN, D. Palhaçaria hospitalar a partir de uma visão transpessoal. Arte da Cena (Art on Stage). 2020;6(1).
SATO, M; RAMOS, A; SILVA, CC, GAMEIRO, GR; SCATENA CMC. Clowns: a review about using this mask in the hospital environment. Interface; Botucatu. 2016;20(56):123- 134.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.