“Água de chocalho” em rede: roda de conversa online com famílias de crianças autistas durante a pandemia de covid-19

  • Julyana Lima Vasconcelos Andradre Universidade Federal do Ceará
  • Amanda Cristina Menezes Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Ana Heliza Ponte Universidade Federal do Ceará
  • Bárbara Cristina Cutrim Barros Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima do Nascimento Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Raiza Lopes Pires Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Autismo. Extensão. Isolamento Social. Família. Roda de Conversa online., extensão

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo refletir acerca da formação virtual de uma roda de conversa como ação do projeto de extensão “Água de Chocalho” durante a pandemia de COVID-19, tendo como foco as percepções dos extensionistas a partir de sua atuação na atividade. Esta, volta-se para pais de crianças com autismo e se propõe a promover um espaço de escuta e partilha frente a angústia dessas famílias que tiveram suas rotinas drasticamente modificadas, visto que, até o momento da atuação do projeto esse espaço era inexistente. O contato com esse grupo foi possível a partir da colaboração de duas Organizações não governamentais (ONG 's) e uma escola particular da cidade de Sobral, onde o projeto atua, que ajudaram a estabelecer o contato com o público-alvo da roda de conversa. Foi percebido que esse espaço para os responsáveis das crianças partilharem é de fundamental importância, já que estudos mostram que mesmo antes do período de pandemia, essas famílias atravessavam situações conflitantes que poderiam se intensificar nesse contexto tão angustiante e atípico. Podemos afirmar que o trabalho realizado até o momento apresenta potencial para ser continuado após o período pandêmico, com o intuito de aprofundar os laços formados e contribuir para a elaboração das questões dessas famílias em torno do Autismo.

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Biografia do Autor

Julyana Lima Vasconcelos Andradre, Universidade Federal do Ceará
Mestranda em Psicologia e Políticas Públicas no mestrado profissional na Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. Especialista em Psicomotricidade pela UNIFOR. Possui graduação em PSICOLOGIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA - CAMPUS SOBRAL (2015). 
Amanda Cristina Menezes Nascimento, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-campus Sobral.
Ana Heliza Ponte, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-campus Sobral.
Bárbara Cristina Cutrim Barros, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-campus Sobral.
Maria de Fátima do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-campus Sobral.
Raiza Lopes Pires, Universidade Federal do Ceará
Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará-campus Sobral.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
ANDRADRE, J. L. V.; NASCIMENTO, A. C. M.; PONTE, A. H.; BARROS, B. C. C.; RODRIGUES, M. DE F. DO N.; PIRES, R. L. “Água de chocalho” em rede: roda de conversa online com famílias de crianças autistas durante a pandemia de covid-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 429-437, 29 dez. 2020.