A utilização de mídias digitais para divulgação do conhecimento científico sobre saúde mental durante a pandemia do COVID-19

  • Tiago Neuenfeld Munhoz Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-1281-9542
  • Eduarda Pizarro de Magalhaes Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa da Silveira Soares Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
  • Luise Machado da Silva Zanette de Oliveira Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana Gouvêa Silveira Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa de Araújo Marques Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Estratégias de apoio psicológico. Saúde mental. Mídias digitais. COVID-19.

Resumo

A recente pandemia de COVID-19 suscitou um contexto propício para o aumento dos níveis de ansiedade, estresse e depressão na população. Dessa maneira, como forma de atualizar o projeto de extensão frente ao contexto de distanciamento social, bem como de estabelecer estratégias de prevenção e promoção de saúde mental, atividades de intervenção, com base em pesquisas científicas, foram planejadas e colocadas em prática por meio das mídias digitais. Neste relatório, busca-se apresentar de forma reflexiva a construção das propostas pelos docentes e discentes envolvidos no projeto, além de discutir dificuldades e potencialidades identificadas. Para isso, buscou-se desenvolver um detalhamento das ações, visando a demonstrar com clareza as etapas das propostas de intervenção e a importância do uso das redes sociais para a divulgação de conhecimento sobre prevenção e promoção de saúde mental nesse contexto de distanciamento social. Verificou-se, de forma geral, que a divulgação de materiais mediante o uso de mídias digitais tende a ampliar o acesso à informação da população, possibilitando novos meios de aprendizagem e promovendo uma rede de contato entre estudantes, professores e comunidade.

Biografia do Autor

Tiago Neuenfeld Munhoz, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Universidade Federal de Pelotas
Psicólogo. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Atenção Psicossocial e Sociologia. Mestre em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. Professor adjunto no curso de Psicologia e professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenador do NEPSI - UFPEL (Núcleo de Pesquisas, Estudos e Intervenções em Saúde Mental, Cognição e Comportamento; https://wp.ufpel.edu.br/nepsi/). Pesquisador/colaborador nas Coortes de Nascimentos de Pelotas (2004 e 2015), do DEPRESsion Screening Data (DEPRESSD) Project (McGill University; https://www.depressd.ca), do DOVE Research Centre (Human Development and Violence Research, UFPEL; https://doveresearch.org) e da Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz (UFPEL/ Ministério da Cidadania/UFCE/UFOPA/UFPE/USP/UNIFESP/UFBA). Tem como foco principal de pesquisa a compreensão dos determinantes individuais e contextuais da saúde mental, cognição e comportamento e a sua aplicabilidade em intervenções efetivas.
Eduarda Pizarro de Magalhaes, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Estudante de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas.
Larissa da Silveira Soares, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Estudante de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas.
Luise Machado da Silva Zanette de Oliveira, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Estudante de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas.
Mariana Gouvêa Silveira, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Estudante de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas.
Vanessa de Araújo Marques, Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), Curso de Psicologia, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2002). Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Marechal Cândido Rondon/PR (2006). É Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPEL (2018). Atuou como psicóloga na Prefeitura Municipal de Camaquã desempenhando suas funções no Centro de Atenção Psicossocial. Foi psicóloga do Instituto Federal de Educação (IFSUL). Atualmente atua como psicóloga no Serviço- Escola de Psicologia do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
MUNHOZ, T. N.; DE MAGALHAES, E. P.; SOARES, L. DA S.; ZANETTE DE OLIVEIRA, L. M. DA S.; SILVEIRA, M. G.; MARQUES, V. DE A. A utilização de mídias digitais para divulgação do conhecimento científico sobre saúde mental durante a pandemia do COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 182-192, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco