Interação com a comunidade de médicos veterinários por meio da extensão em tempos de distanciamento físico durante a pandemia por COVID-19

  • Carine Dahl Corcini Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0001-5683-7801
  • Fernanda Rodrigues Mendonça Departamento de Patologia Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Pelotas, Médica Veterinária, colaboradora do projeto
  • Marina Zanin Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, Universidade Federal do Rio Grande, Médica Veterinária, colaboradora do projeto.
  • Eliza Rossi Komninou Universidade Federal de Pelotas - Departamento de Clinicas Veterinárias
  • Antonio Sergio Varela Junior Universidade Federal de Rio Grande - Instituto de Biologia
Palavras-chave: Palestras. Extensão. Conectividade.

Resumo

Diante da pandemia pela COVID-19 o distanciamento físico vem sendo adotado como principal medida de prevenção e combate ao novo coronavírus. No ambiente acadêmico, aulas presenciais foram suspensas e a maioria das atividades passaram a ser executadas à distância. Neste novo contexto social, em que muitas pessoas se viram isoladas e envolvidas por sentimentos de solidão, medo e incertezas, a extensão universitária se remodelou e se tornou ainda mais importante, passando a ter um papel que vai além da transmissão do conhecimento para a comunidade: o de reunir pessoas e proporcionar sua interação em torno de um assunto de interesse comum, minimizando os sentimentos negativos que tem acompanhado o isolamento. O presente relato tem o objetivo discorrer sobre a realização das ações realizadas pelo projeto RepPets da Faculdade de Veterinária da UFPel que tem reunido semanalmente a comunidade de médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária para palestras com foco nas áreas de biotécnicas de reprodução, obstetrícia e neonatologia de cães e gatos durante a pandemia. De maio a setembro de 2020, o grupo realizou dezoito palestras, com uma média de setenta ouvintes por palestra, mantendo conectadas mais de 1.250 pessoas, com a participação de quarenta e quatro instituições. A experiência ampliou o alcance da informação transmitida pelo grupo, sua interlocução com outras instituições e a comunidade e foi considerada positiva pelos integrantes do projeto e pelos participantes, que manifestaram alto índice de satisfação com os encontros realizados.

Biografia do Autor

Carine Dahl Corcini, Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Veterinária - Departamento de patologia Animal - Setor de Reprodução Animal
Eliza Rossi Komninou, Universidade Federal de Pelotas - Departamento de Clinicas Veterinárias
Pós- doutora em Veterinária

Referências

DE ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; LOPES, D. O. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, v. 32, n. 106, 27 dez. 2019.

GIALLONARDO, V. et al. The Impact of Quarantine and Physical Distancing Following COVID-19 on Mental Health: Study Protocol of a Multicentric Italian Population Trial. Frontiers in Psychiatry, v. 11, p. 533, 5 jun. 2020.

KLEIN, J. T. A questão da teleologia: Kant leitor de Rousseau. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 1, p. 51, 30 jun. 2017.

PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (EDS.). Desafios da educação em tempos de pandemia. 1. ed. [s.l.] Editora Ilustração, 2020.

PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A. Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. p. 10, 2008.

ZHOU, P. et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270–273, mar. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
CORCINI, C. D.; MENDONÇA, F. R.; ZANIN, M.; KOMNINOU, E. R.; VARELA JUNIOR, A. S. Interação com a comunidade de médicos veterinários por meio da extensão em tempos de distanciamento físico durante a pandemia por COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 206-214, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco