Interação com a comunidade de médicos veterinários por meio da extensão em tempos de distanciamento físico durante a pandemia por COVID-19
Resumo
Diante da pandemia pela COVID-19 o distanciamento físico vem sendo adotado como principal medida de prevenção e combate ao novo coronavírus. No ambiente acadêmico, aulas presenciais foram suspensas e a maioria das atividades passaram a ser executadas à distância. Neste novo contexto social, em que muitas pessoas se viram isoladas e envolvidas por sentimentos de solidão, medo e incertezas, a extensão universitária se remodelou e se tornou ainda mais importante, passando a ter um papel que vai além da transmissão do conhecimento para a comunidade: o de reunir pessoas e proporcionar sua interação em torno de um assunto de interesse comum, minimizando os sentimentos negativos que tem acompanhado o isolamento. O presente relato tem o objetivo discorrer sobre a realização das ações realizadas pelo projeto RepPets da Faculdade de Veterinária da UFPel que tem reunido semanalmente a comunidade de médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária para palestras com foco nas áreas de biotécnicas de reprodução, obstetrícia e neonatologia de cães e gatos durante a pandemia. De maio a setembro de 2020, o grupo realizou dezoito palestras, com uma média de setenta ouvintes por palestra, mantendo conectadas mais de 1.250 pessoas, com a participação de quarenta e quatro instituições. A experiência ampliou o alcance da informação transmitida pelo grupo, sua interlocução com outras instituições e a comunidade e foi considerada positiva pelos integrantes do projeto e pelos participantes, que manifestaram alto índice de satisfação com os encontros realizados.Downloads
Referências
DE ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; LOPES, D. O. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, v. 32, n. 106, 27 dez. 2019.
GIALLONARDO, V. et al. The Impact of Quarantine and Physical Distancing Following COVID-19 on Mental Health: Study Protocol of a Multicentric Italian Population Trial. Frontiers in Psychiatry, v. 11, p. 533, 5 jun. 2020.
KLEIN, J. T. A questão da teleologia: Kant leitor de Rousseau. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 1, p. 51, 30 jun. 2017.
PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L. (EDS.). Desafios da educação em tempos de pandemia. 1. ed. [s.l.] Editora Ilustração, 2020.
PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A. Percepções de estudantes, professores e médicos veterinários sobre o ensino da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública. p. 10, 2008.
ZHOU, P. et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270–273, mar. 2020.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.