Palhaçaria hospitalar e isolamento físico: a construção de memória visual como estratégia de pertencimento
Resumo
No contexto de pandemia, identificou-se um grande desafio no Programa de Extensão Doutores-Palhaços UFCSPA: como manter a humanização em saúde e o vínculo com os voluntários, mesmo em isolamento físico? Foi necessária a reinvenção do programa quanto ao uso de recursos audiovisuais e a presença da figura do palhaço nestes. O processo de ressignificação da palhaçaria hospitalar se deu nesse período mediado pela produção de vídeos com temas como acolhimento, conscientização sobre ações contra o coronavírus, autocuidado e saudade. Sendo assim, a construção de uma memória visual contribuiu para alimentar a sensação de pertencimento dos voluntários e a humanização em saúde em novos espaços.Referências
PFEFFERBAUM, Betty; NORTH, Carol S. Mental health and the Covid-19 pandemic. New England Journal of Medicine, 2020.
Rizzoto MLF. As políticas de saúde e a humanização da assistência. Rev. Bras. Enferm. 2002 Mar-Abr; 55 (2): 196-9.
BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus: 2012. 68 p.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.