UNILA ao seu alcance: ações no contexto de pandemia da COVID-19
Resumo
Este trabalho apresenta as ações do projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o UNILA ao seu alcance, e as devidas reformulações para adaptação ao contexto de isolamento social. O projeto publiciza a universidade pública e suas formas de acesso. O artigo traz o histórico do projeto construído a partir de relatos de coordenadores da ação desde 2016 a 2020 e compara a metodologia presencial, na antiga normalidade, e a metodologia virtual, em contexto de pandemia, assim como seus resultados. A metodologia virtual tem alcançado resultados satisfatórios em análise quantitativa mas qualitativamente o projeto perdeu sua capilaridade nos estratos mais pobres que acessam o ensino público estadual do Paraná.Referências
AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, Junho 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 set 2020.
BRAGA, M. Processo longo e resultado incerto: entenda o que mais de 160 candidatas a vacina de covid-19 enfrentam na luta contra possível fracasso. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/03/processo-longo-e-resultado-incerto-entenda-o-que-113-candidatas-a-vacina-de-covid-19-enfrentam-na-luta-contra-possivel-fracasso.ghtml. Acesso em: 17 set 2020.
GARCIA, K. M. Z. BAUTISTA, J. L. C. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA a su alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1, 2018, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: UNILA, 2018. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/2018/anais. Acesso em: 17 set 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. ENEM, 2020. Site de acesso e informações do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 17 set 2020.
MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Revista Boletim de Conjuntura - BOCA. Boa Vista, 2020. ISSN: 2675-1488. Acesso em: 25 ago. 2020.
MEDINA, L. P. F. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA ao seu alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2, 2019, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2019. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/arquivo/2019_anais_siepe.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. ARTIGO: Reabrir as escolas: quando, onde e como? Rio de Janeiro: ONU; 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-reabrir-as-escolas-quando-onde-e-como/. Acesso em: 17 set. 2020.
SOARES, L. SCHOEN, T. H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SCIELO preprint. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1082/1590. Acesso em: 17 set 2020. Acesso em: 25 ago. 2020.
SOTELLO, Fernanda; HACK NETO, Eduardo; JUNIOR DAMKE, Elói. Imagem institucional: avaliação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) segundo o público interno e externo. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 281-304, set. 2018. ISSN 1983-4535. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n3p281. Acesso em: 17 set. 2020.
UNILA. UMAPAS: Plataforma de Mapeamentos, 2020. Mapa dos locais de realização do projeto de extensão Unila ao Seu Alcance: 2019. Disponível em: https://unila.edu.br/umapas/?map=mapa-dos-locais-de-realizacao-do-projeto-de-extensao-unila-ao-seu-alcance-2019. Acesso em: 15 set. 2020.
WILDER-SMITH, A FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/jtm/article/27/2/taaa020/5735321. Acesso em: 25 ago. 2020.
World Health Organization - WHO. WHO Director-General's statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 25 ago. 2020.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.