UNILA ao seu alcance: ações no contexto de pandemia da COVID-19

  • Waldemir Rosa Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Mateus Ferreira da Silva Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Rogério Motta Moreira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Michele de Oliveira Jimenez Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Rafael Franca Palmeira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Márcia Lurdes de Souza Maschio Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Palavras-chave: Extensão. Mídias sociais. Isolamento social. Acesso à universidade. ENEM., extensão

Resumo

Este trabalho apresenta as ações do projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), o UNILA ao seu alcance, e as devidas reformulações para adaptação ao contexto de isolamento social. O projeto publiciza a universidade pública e suas formas de acesso. O artigo  traz o histórico do projeto construído a partir de relatos de coordenadores da ação desde 2016 a 2020 e compara a metodologia presencial, na antiga normalidade, e a metodologia virtual, em contexto de pandemia, assim como seus resultados. A metodologia virtual tem alcançado resultados satisfatórios em análise quantitativa mas qualitativamente o projeto perdeu sua capilaridade nos estratos mais pobres que acessam o ensino público estadual do Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waldemir Rosa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Waldemir Rosa é doutor em antropologia social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN-UFRJ. Atualmente é professor do curso Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, concursado para a área de Diáspora Africana na América Latina e Caribe. Realiza pesquisa em políticas afrorreparatórias e ao longo de sua formação e vida profissional dedicou-se aos temas das relações raciais, relações de gênero com enfoque na masculinidade, educação, políticas públicas e antropologia urbana.Endereço da UNILA:  Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Lot. Universitario das Americas, Foz do Iguaçu - PR, 85870-650
Mateus Ferreira da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Graduando em Engenharia Química no Instituto Latino-Americano de Tecnologia, infraestrutura e Território (ILATIT) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), campus Parque Tecnológico de Itaipu, Av. Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85867-900. Técnico em Petróleo e Gás pelo Instituto Federal Fluminense - Campus Cabo Frio.
Rogério Motta Moreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Servidor Técnico-Administrativo em Educação, lotado no Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Campus Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil. Formado em Tecnologia de Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), graduando com curso de Ciências Econômicas pela UNILA.
Michele de Oliveira Jimenez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009) e mestrado em Letras -Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). É servidora técnica em assuntos educacionais, junto à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Campus Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil.
Rafael Franca Palmeira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006) e especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - modalidade Ensino de Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Servidor Técnico-Administrativo em Educação, lotado no Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Campus Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil.
Márcia Lurdes de Souza Maschio, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (2001) e Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica Modalidade EJA (2011) e também em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa(2014). Servidora Técnico-Administrativo em Educação, lotada no Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias (DISSUTEC) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Campus Jardim Universitário, Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, CEP 85870-650, Foz do Iguaçu, Paraná – Brasil.

Referências

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, Junho 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 set 2020.

BRAGA, M. Processo longo e resultado incerto: entenda o que mais de 160 candidatas a vacina de covid-19 enfrentam na luta contra possível fracasso. G1, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/03/processo-longo-e-resultado-incerto-entenda-o-que-113-candidatas-a-vacina-de-covid-19-enfrentam-na-luta-contra-possivel-fracasso.ghtml. Acesso em: 17 set 2020.

GARCIA, K. M. Z. BAUTISTA, J. L. C. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA a su alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 1, 2018, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: UNILA, 2018. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/2018/anais. Acesso em: 17 set 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. ENEM, 2020. Site de acesso e informações do Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 17 set 2020.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Revista Boletim de Conjuntura - BOCA. Boa Vista, 2020. ISSN: 2675-1488. Acesso em: 25 ago. 2020.

MEDINA, L. P. F. MOREIRA, R. M. MASCHIO, M. L. S. PALMEIRA, R. F. UNILA ao seu alcance. In: Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2, 2019, Foz do iguaçu. Anais… Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2019. Disponível em: https://portal.unila.edu.br/eventos/siepe/arquivo/2019_anais_siepe.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU. ARTIGO: Reabrir as escolas: quando, onde e como? Rio de Janeiro: ONU; 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/artigo-reabrir-as-escolas-quando-onde-e-como/. Acesso em: 17 set. 2020.

SOARES, L. SCHOEN, T. H. Medidas de prevenção à Covid-19 no retorno às aulas: Protocolo de 13 países. SCIELO preprint. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1082/1590. Acesso em: 17 set 2020. Acesso em: 25 ago. 2020.

SOTELLO, Fernanda; HACK NETO, Eduardo; JUNIOR DAMKE, Elói. Imagem institucional: avaliação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) segundo o público interno e externo. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 281-304, set. 2018. ISSN 1983-4535. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n3p281. Acesso em: 17 set. 2020.

UNILA. UMAPAS: Plataforma de Mapeamentos, 2020. Mapa dos locais de realização do projeto de extensão Unila ao Seu Alcance: 2019. Disponível em: https://unila.edu.br/umapas/?map=mapa-dos-locais-de-realizacao-do-projeto-de-extensao-unila-ao-seu-alcance-2019. Acesso em: 15 set. 2020.

WILDER-SMITH, A FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/jtm/article/27/2/taaa020/5735321. Acesso em: 25 ago. 2020.

World Health Organization - WHO. WHO Director-General's statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV). Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/detail/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov). Acesso em: 25 ago. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
ROSA, W.; SILVA, M. F. DA; MOREIRA, R. M.; JIMENEZ, M. DE O.; PALMEIRA, R. F.; MASCHIO, M. L. DE S. UNILA ao seu alcance: ações no contexto de pandemia da COVID-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 589-602, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios