SAÚDE MENTAL E A COVID-19: INTERVENÇÕES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Coronavírus. Pandemias. Saúde mental. Acesso à informação. Mídias sociais. Educação em saúde. Saúde pública.

Resumo

A pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social transcorrem com impactos na saúde mental e nas condições de vida, saúde e trabalho. Simultaneamente à pandemia da Covid-19, vivencia-se uma pandemia de informação e de desinformação (infodemia), a qual resulta no aumento dos custos sociais e econômicos relacionados à Covid-19. As ações extensionistas, com ênfase nas intervenções virtuais de educação em saúde, podem contribuir para o enfrentamento das consequências da pandemia. Objetivou-se relatar as intervenções virtuais de educação em saúde do projeto de extensão “Saúde mental e a Covid-19: informações e estratégias” como subsídios para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Trata-se de um relato de um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolvido entre os meses de maio e julho de 2020, realizado por cinco docentes e onze discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia. Elaboraram-se oito informativos virtuais (flyers) com temáticas distintas, sendo utilizadas diferentes mídias sociais para ampliar a divulgação, o que corroborou o aumento do alcance das produções desenvolvidas. Conclui-se que a difusão de conhecimento baseada em evidências para a população contribui para o enfrentamento da desinformação e do ônus evitável da pandemia da Covid-19 e, especialmente, reafirma o compromisso social da universidade pública e da extensão universitária em contribuir para superar os emergentes desafios e necessidades da sociedade.

Biografia do Autor

Renata Marques de Oliveira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Avenida Prof. Alfredo Balena, nº 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.
Maria Luiza Sady Prates, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Elton Junio Sady Prates, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Acadêmico do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Thallison Carlos Campos Santos, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Acadêmico do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.
Professora Associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Avenida Prof. Alfredo Balena, nº 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais – Brasil.

Referências

APUKE, Oberiri Destiny; OMAR, Bahiyah. Fake news and COVID-19: modelling the predictors of fake news sharing among social media users. Telematics Inf, p. 1-16, 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0736585320301349?via%3Dihub>. Acesso em: 19 set. 2020.

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2423-2446, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232020006702423&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

BARROS, Marilisa Berti de Azevedo et al. Relato de tristeza/depressão, nervosismo/ansiedade e problemas de sono na população adulta brasileira durante a pandemia de COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020427, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000400311&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2411-2421, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232020006702411&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 19 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_sgtes.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Plano brasileiro de preparação para enfrentamento de uma pandemia de influenza. Brasília: Ministério da Saúde; 2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_brasileiro_pandemia_influenza_IV.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Especial Doença pelo Coronavírus COVID-19 - Semana Epidemiológica 37 (06 a 12/09). Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: <https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/September/17/Boletim-epidemiologico-Covid-31.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

BROOKE, Joanne; JACKSON, Debra. Older people and COVID‐19: isolation, risk and ageism. Journal of Clinical Nursing, v. 29, n. 13-14, p. 2044-2046, 2020. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jocn.15274>. Acesso em: 19 set. 2020.

CAMPO-ARIAS, Adalberto; PEDROZO-PUPO, John Carlos; PEDROZO-CORTÉS, María José. Percepção de estresse relacionado à epidemia da COVID-19 na Colômbia: uma pesquisa eletrônica. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00090520, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1070/percepcao-de-estresse-relacionado-a-epidemia-da-covid-19-na-colombia-uma-pesquisa-eletronica>. Acesso em: 19 set. 2020.

CARLSEN, Hjalmar Bang; TOUBØL, Jonas; BRINCKER, Benedikte. On solidarity and volunteering during the COVID-19 crisis in Denmark: the impact of social networks and social media groups on the distribution of support. European Societies, p. 1-19, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14616696.2020.1818270>. Acesso em: 19 set. 2020.

COMITÊ CIENTÍFICO DO NÚCLEO DE CIÊNCIA PELA INFÂNCIA. Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; 2020. Disponível em: <https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

CRODA, Julio Henrique Rosa; GARCIA, Leila Posenato. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 1, e2020002, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222020000100100&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

CZEISLER, Mark É. et al. Mental health, substance use, and suicidal ideation during the COVID-19 pandemic—United States, June 24–30, 2020. Morbidity and Mortality Weekly Report, v. 69, n. 32, p. 1049, 2020. Disponível em: <https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6932a1.htm>. Acesso em: 19 set. 2020.

DELIRRAD, Mohammad; MOHAMMADI, Ali Banagozar. New Methanol Poisoning Outbreaks in Iran Following COVID-19 Pandemic. Alcohol and Alcoholism, v. 55, n. 4, p. 347-348, 2020. Disponível em: <https://academic.oup.com/alcalc/article/55/4/347/5827425>. Acesso em: 19 set. 2020.

GARCIA, Leila Posenato; DUARTE, Elisete. Infodemia: excesso de quantidade em detrimento da qualidade das informações sobre a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020186, 2020. Disponível em: <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000400001&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 nov. 2020.

GALHARDI, Cláudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciênc. Saúde Colet., v. 25, supl. 2, p. 4201-4210, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v25s2/1413-8123-csc-25-s2-4201.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2020.

GORDON, Joshua A.; AVENEVOLI, Shelli; PEARSON, Jane L. Suicide Prevention Research Priorities in Health Care. JAMA Psychiatry, v. 77, n. 9, p. 885-886, 2020. Disponível em: <https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/2766446?widget=personalizedcontent&previousarticle=2764584>. Acesso em: 19 set. 2020.

GUNNELL, David et al. Suicide risk and prevention during the COVID-19 pandemic. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 6, p. 468-471, 2020. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30171-1/fulltext>. Acesso em: 19 set. 2020.

HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida; SANTANA, Rosimere Ferreira. Saúde do idoso em tempos de pandemia Covid-19. Cogitare enferm., v. 25, e72849, 2020. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1095404>. Acesso em: 19 set. 2020.

HASSANIAN-MOGHADDAM, Hossein et al. Double trouble: methanol outbreak in the wake of the COVID-19 pandemic in Iran—a cross-sectional assessment. Crit Care, v. 24, n. 1, p. 402, 2020. Disponível em: <https://ccforum.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13054-020-03140-w>. Acesso em: 19 set. 2020.

HOLMES, Emily A. et al. Multidisciplinary research priorities for the COVID-19 pandemic: a call for action for mental health science. The Lancet Psychiatry, v. 7, n. 6, p. 547-560, 2020. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(20)30168-1/fulltext> Acesso em: 19 set. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PNAD COVID19. Rio de Janeiro: IBGE; 2020. Disponível em: <https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/>. Acesso em: 19 set. 2020.

ISLAM, Md Saiful et al. COVID-19–Related Infodemic and Its Impact on Public Health: a global social media analysis. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 103, n. 4, p. 1621-1629, 2020. Disponível em: <http://www.ajtmh.org/content/journals/10.4269/ajtmh.20-0812>. Acesso em: 13 set. 2020.

JAIME, Patrícia Constante. Pandemia de COVID19: implicações para (in)segurança alimentar e nutricional. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, n. 7, p. 2504, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232020000702504&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 19 set. 2020.

LEE, Joyce. Mental health effects of school closures during COVID-19. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 4, n. 6, p. 421, 2020. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352-4642(20)30109-7/fulltext>. Acesso em: 19 set. 2020.

LIMA, Nísia Trindade; BUSS, Paulo Marchiori; PAES-SOUSA, Rômulo. A pandemia de COVID-19: uma crise sanitária e humanitária. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, e00177020, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1116/a-pandemia-de-covid-19-uma-crise-sanitaria-e-humanitaria>. Acesso em: 19 set. 2020.

LIMA, Rossano Cabral. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, v. 30, n. 2, e300214, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73312020000200313&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 set. 2020.

LOSEKANN, Raquel Gonçalves Caldeira Brant; MOURÃO, Helena Cardoso. Desafios do teletrabalho na pandemia COVID-19: quando o home vira office. Caderno de Administração, v. 28, p. 71-75, 2020. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53637>. Acesso em: 19 set. 2020.

MALTA, Deborah Carvalho et al. Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de COVID-19. Saúde em Debate, 2020a. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1371/2147>. Acesso em: 19 nov. 2020.

MALTA, Deborah Carvalho et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 4, e2020407, 2020b. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2237-96222020000400315&script=sci_arttext>. Acesso em: 19 nov. 2020.

MARQUES, Emanuele Souza et al. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 4, e00074420, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000400505&tlng=pt>. Acesso em: 19 set. 2020.

MELO, Bernardo Dolabella et al. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: crianças na pandemia Covid-19. Rio de Janeiro: Fiocruz/CEPEDES, 2020. Disponível em: <https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianc%CC%A7as_pandemia.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

MORRISSETTE, Matthew. School Closures and Social Anxiety During the COVID-19 Pandemic. Journal of The American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, p. 1-5, 2020. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0890856720318384?via%3Dihub>. Acesso em: 19 set. 2020.

NETO, Mercedes et al. Fake news no cenário da pandemia de Covid-19. Cogitare enferm., v. 25, e72627, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/72627/pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

NUSSBAUMER-STREIT, Barbara et al. Quarantine alone or in combination with other public health measures to control COVID-19: a rapid review. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 4, n. 4, CD013574, 2020. Disponível: <https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD013574/full>. Acesso em: 19 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Organização Mundial da Saúde. nº 5. 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14&isAllowed=y>. Acesso em: 19 set. 2020.

PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020. Disponível em: <https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1530>. Acesso em: 19 set. 2020.

PRATES, Elton Junio Sady et al. Oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social: promoção da saúde, cidadania e empoderamento. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 79-90, 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14984/pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

QUEZADA, Reyes Limon; TALBOT, Christie; QUEZADA-PARKER, Kristina Belen. From bricks and mortar to remote teaching: a teacher education programme‘s response to COVID-19. Journal of Education for Teaching, p. 1-12, 2020. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02607476.2020.1801330>. Acesso em: 19 set. 2020.

REGER, Mark A.; STANLEY, Ian H.; JOINER, Thomas E. Suicide Mortality and Coronavirus Disease 2019 - A Perfect Storm?. JAMA Psychiatry, 2020. Disponível em: <https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/fullarticle/2764584>. Acesso em: 19 set. 2020.

SCHALL, Virgínia T.; STRUCHINER, Miriam. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública, v. 15, supl. 2, p. S4-S6, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1999000600001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

SHER, Leo. An infectious disease pandemic and increased suicide risk. Braz. J. Psychiatry, v. 42, n. 3, p. 239-240, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462020000300239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

SILVA, Lara Lívia Santos da et al. Medidas de distanciamento social para o enfrentamento da COVID-19 no Brasil: caracterização e análise epidemiológica por estado. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 9, e00185020, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1183/medidas-de-distanciamento-social-para-o-enfrentamento-da-covid-19-no-brasil-caracterizacao-e-analise-epidemiologica-por-estado>. Acesso em: 19 set. 2020.

SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 25, supl. 1, p. 2469-2477, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702469&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2020.

SOUZA, Thaís dos Santos de et al. Mídias sociais e educação em saúde: o combate às fakes news na pandemia pela COVID-19. Enferm. Foco, v. 11, n. 1, p. 124-130, 2020. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3579/814>. Acesso em: 19 set. 2020.

STEIN, Caroline et al. Pandemia da COVID-19 no Brasil: projeções do institute for health metrics and evaluation e a evolução observada. SciELO Preprints, p. 1-31, 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1110/1646>. Acesso em: 19 set. 2020.

TANGCHAROENSATHIEN, Viroj et al. Framework for Managing the COVID-19 Infodemic: methods and results of an online, crowdsourced who technical consultation. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 6, e19659, 2020. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32558655/>. Acesso em: 19 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. Resolução Nº 10/2019, de 10 de outubro de 2019. Belo Horizonte, 2019. Disponível em: <https://www.ufmg.br/prograd/arquivos/docs/Res1019.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Gabinete do Reitor. Portaria Nº 1819, de 18 de março de 2020. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <https://ufmg.br/storage/9/d/5/b/9d5bff9213dc34c2ed1763bb4c4143ea_15845832990431_378828222.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Escola de Enfermagem. Projeto incentiva ações para lidar com a saúde mental durante a quarentena. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <http://www.enf.ufmg.br/index.php/noticias/1783-projeto-incentiva-acoes-para-lidar-com-a-saude-mental-durante-a-quarentena>. Acesso em: 23 nov. 2020.

VAN-DEN-BROUCKE, Stephan. Why health promotion matters to the COVID-19 pandemic, and vice versa. Health Promotion International, v. 35, n. 2, p. 181-186, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/heapro/daaa042>. Acesso em: 19 set. 2020.

VASCONCELLOS-SILVA, Paulo R.; CASTIEL, Luis David. COVID-19, as fake news e o sono da razão comunicativa gerando monstros: a narrativa dos riscos e os riscos das narrativas. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 7, e00101920-1, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1125/covid-19-as-fake-news-e-o-sono-da-razao-comunicativa-gerando-monstros-a-narrativa-dos-riscos-e-os-riscos-das-narrativas>. Acesso em: 19 set. 2020.

VIEIRA, Pâmela Rocha; GARCIA, Leila Posenato; MACIEL, Ethel Leonor Noia. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? Rev. Bras. Epidemiol., v. 23, e200033, 2020. Disponível em: <https://scielosp.org/article/rbepid/2020.v23/e200033/pt/>. Acesso em: 19 set. 2020.

VIGO, Daniel; THORNICROFT, Graham; ATUN, Rifat. Estimating the true global burden of mental illness. The Lancet Psychiatry, v. 3, n. 2, p. 171-178, 2016. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(15)00505-2/fulltext#seccestitle10>. Acesso em: 19 set. 2020.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, v. 36, n. 5, e00068820, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-crnica-de-uma-crise-sanitria-anunciada>. Acesso em: 13 set. 2020.

WILDER-SMITH, A.; FREEDMAN, D. O. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, v. 27, n. 2, 2020. Disponível em: <https://academic.oup.com/jtm/article/27/2/taaa020/5735321>. Acesso em: 19 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Promoting mental health: concepts, emerging evidence, practice (Summary Report). Geneva: WHO; 2004. Disponível em: <https://www.who.int/mental_health/evidence/en/promoting_mhh.pdf>. Acesso em: 19 set. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19-11 March 2020. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: <https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020>. Acesso em: 13 set. 2020.

ZACAN, Cássia Rejane; TONO, Cineiva Campoli Paulino. Hábitos dos adolescentes quanto ao uso das mídias digitais. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 5, n. 11, p. 98-119, 2018. Disponível em: <https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2647/2365>. Acesso em: 13 set. 2020.

ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The Lancet, v. 395, n. 10225, p. 676, 2020. Disponível em <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30461-X/fulltext>. Acesso em: 19 set. 2020.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
OLIVEIRA, R. M. DE; PRATES, M. L. S.; PRATES, E. J. S.; SANTOS, T. C. C.; REINALDO, A. M. DOS S. SAÚDE MENTAL E A COVID-19: INTERVENÇÕES VIRTUAIS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 675-696, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios