Bioquímica nossa de cada dia: integração entre ensino e extensão em tempo de pandemia

Palavras-chave: Covid-19. Mídias sociais. Instagram. Aprendizagem. Educação em saúde.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar de que forma as mídias sociais, em meio a pandemia do SARS-CoV-2, podem auxiliar na construção do conhecimento de maneira informal. Para tanto, foi criado um perfil no Instagram vinculado ao projeto de ensino Bioquímica Nossa de Cada Dia, com intuito de divulgar temas relacionados aos conteúdos da disciplina de Bioquímica, como também disponibilizar uma forma de contato com os alunos em isolamento, bem como o público de forma geral. Além de ser uma possível ferramenta de ensino-aprendizagem e estimular o aluno na busca de conhecimento, uma vez que são abordados temas relacionados a curiosidades que permeiam o cotidiano. Os temas são de fácil compreensão,  o que muitas vezes parece ser complexo pode ser demonstrado por meio de um exemplo aplicado ao dia a dia. Logo, a internet é um instrumento que pode trazer benefícios dependendo da forma com que for utilizada. No caso do perfil em rede social  para a sua utilização, como ambiente de aprendizagem, faz-se necessário o desenvolvimento de temas que incentivem os acessos à mesma. Acredita-se que a criação de mais um espaço de interação e comunicação, nesse período tão singular, possibilita um canal de diálogo além da Universidade. Por fim, a página Bioquímica Nossa de Cada Dia tem como meta ser outro instrumento de aprendizagem e divulgação do conhecimento na área para o público além dos muros da Universidade.

Biografia do Autor

Giovana Duzzo Gamaro, UFPel
CCQFA bioquímica- educação, neurociências, ambiente, saúde
Diovana Padilha Bueno, UFPel- CCQFA - curso de Farmácia
UFPel- acadêmica curso de Farmácia
Laura Froes, UFPel- CCQFA -curso de Farmácia
UFPel- acadêmica curso de Farmácia

Referências

ADHIKARI, S., Meng, S., Wu, Y. et al.. Epidemiology, causes, clinical manifestation and diagnosis, prevention and control of coronavirus disease (COVID-19) during the early outbreak period:: a scoping review. SpringerLink Search, ano 2020, v. 1, n. 1, 17 mar. 2020. Scoping Review, p. 1-10. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1186/s40249-020-00646-x#citeas>. Acesso em: 17 jul. 2020.

BENITE, Anna M. Canavarro; NETO, L. L.; BENITE, Cláudio R. Machado; GOMES, Conceição Malhó; PESSOA, Teresa. A presença pedagógica num ambiente online criado na rede social Facebook. Educação, Formação & Tecnologias, Braga (Portugal), v. 2, n. 5, p.60-70, dez. 2012.

COMPETE – Blog corporativo da Compete – Disponível em: http://blog.compete.com/2009/02/09/facebook-myspace-twitter-social-network/. Acesso em: 28 de ago. 2020.

COSTA, F. A. C.; RODRIGUEZ, C.; CRUZ, E.; FRADÃO, S. Repensar as TIC na educação: O Professor como agente transformador. Lisboa: Santillana, 2012.

COSTA, R. Por um novo conceito de comunidade. Interface. v.9, n.17, 2005

COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Comunicação educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. 2005

KOENIG K, Bey C, McDonald E. 2019-nCov: the identify-isolate-inform (3is) Tool applied to a novel emerging coronavirus. Western Journal of Emergency Medicine, 21(2), 184-190. Acesso em: 17 jul. 2020.

MOUSAVIZADEH L, GHASEMI S. Genótipo e fenótipo de COVID-19: Seus papéis na patogênese. J. Microbiol. O Imunol. Infec., 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1684118220300827?via%3Dihub. Acesso em: 17 jul. 2020.

M.Y. Lo, W.Y. NGAN, S.M. TSUN, H.L. HSING, K.T. LAU, H.P. HUNG. A field study into Hong Kong's wet markets: raised questions into the hygienic maintenance of meat contact surfaces and the dissemination of microorganisms associated with nosocomial infections. Front Microbiol, 10 (2019), p. 2618. Acesso em: 17 jul. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Pan-Americana da Saúde: Brasil. Folha informativa: COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 10 de julho de 2020a. [citado julho 11, 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 10 de julho de 2020. Acesso em: 17 jul. 2020.

YOKAICHIYA, Daniela K.; GALEMBECK, Eduardo; TORRES, Bayardo Baptista. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica?. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 2, n. 1, p. 37-44, 2004.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
GAMARO, G. D.; PADILHA BUENO, D.; FROES, L. Bioquímica nossa de cada dia: integração entre ensino e extensão em tempo de pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 233-239, 29 dez. 2020.
Seção
Extensão In Loco