Bioquímica nossa de cada dia: integração entre ensino e extensão em tempo de pandemia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar de que forma as mídias sociais, em meio a pandemia do SARS-CoV-2, podem auxiliar na construção do conhecimento de maneira informal. Para tanto, foi criado um perfil no Instagram vinculado ao projeto de ensino Bioquímica Nossa de Cada Dia, com intuito de divulgar temas relacionados aos conteúdos da disciplina de Bioquímica, como também disponibilizar uma forma de contato com os alunos em isolamento, bem como o público de forma geral. Além de ser uma possível ferramenta de ensino-aprendizagem e estimular o aluno na busca de conhecimento, uma vez que são abordados temas relacionados a curiosidades que permeiam o cotidiano. Os temas são de fácil compreensão, o que muitas vezes parece ser complexo pode ser demonstrado por meio de um exemplo aplicado ao dia a dia. Logo, a internet é um instrumento que pode trazer benefícios dependendo da forma com que for utilizada. No caso do perfil em rede social para a sua utilização, como ambiente de aprendizagem, faz-se necessário o desenvolvimento de temas que incentivem os acessos à mesma. Acredita-se que a criação de mais um espaço de interação e comunicação, nesse período tão singular, possibilita um canal de diálogo além da Universidade. Por fim, a página Bioquímica Nossa de Cada Dia tem como meta ser outro instrumento de aprendizagem e divulgação do conhecimento na área para o público além dos muros da Universidade.Referências
ADHIKARI, S., Meng, S., Wu, Y. et al.. Epidemiology, causes, clinical manifestation and diagnosis, prevention and control of coronavirus disease (COVID-19) during the early outbreak period:: a scoping review. SpringerLink Search, ano 2020, v. 1, n. 1, 17 mar. 2020. Scoping Review, p. 1-10. Disponível em: <https://link.springer.com/article/10.1186/s40249-020-00646-x#citeas>. Acesso em: 17 jul. 2020.
BENITE, Anna M. Canavarro; NETO, L. L.; BENITE, Cláudio R. Machado; GOMES, Conceição Malhó; PESSOA, Teresa. A presença pedagógica num ambiente online criado na rede social Facebook. Educação, Formação & Tecnologias, Braga (Portugal), v. 2, n. 5, p.60-70, dez. 2012.
COMPETE – Blog corporativo da Compete – Disponível em: http://blog.compete.com/2009/02/09/facebook-myspace-twitter-social-network/. Acesso em: 28 de ago. 2020.
COSTA, F. A. C.; RODRIGUEZ, C.; CRUZ, E.; FRADÃO, S. Repensar as TIC na educação: O Professor como agente transformador. Lisboa: Santillana, 2012.
COSTA, R. Por um novo conceito de comunidade. Interface. v.9, n.17, 2005
COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Comunicação educacional: do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. 2005
KOENIG K, Bey C, McDonald E. 2019-nCov: the identify-isolate-inform (3is) Tool applied to a novel emerging coronavirus. Western Journal of Emergency Medicine, 21(2), 184-190. Acesso em: 17 jul. 2020.
MOUSAVIZADEH L, GHASEMI S. Genótipo e fenótipo de COVID-19: Seus papéis na patogênese. J. Microbiol. O Imunol. Infec., 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1684118220300827?via%3Dihub. Acesso em: 17 jul. 2020.
M.Y. Lo, W.Y. NGAN, S.M. TSUN, H.L. HSING, K.T. LAU, H.P. HUNG. A field study into Hong Kong's wet markets: raised questions into the hygienic maintenance of meat contact surfaces and the dissemination of microorganisms associated with nosocomial infections. Front Microbiol, 10 (2019), p. 2618. Acesso em: 17 jul. 2020.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Organização Pan-Americana da Saúde: Brasil. Folha informativa: COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 10 de julho de 2020a. [citado julho 11, 2020]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 10 de julho de 2020. Acesso em: 17 jul. 2020.
YOKAICHIYA, Daniela K.; GALEMBECK, Eduardo; TORRES, Bayardo Baptista. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica?. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 2, n. 1, p. 37-44, 2004.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.