A EXPERIÊNCIA POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSINHO POPULAR EDSON LUÍS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Palavras-chave: Educação popular. Cursinho Popular Edson Luís. Levante Popular da Juventude.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as experiências educativas construídas pelo projeto de extensão universitária – Cursinho Popular Edson Luís (CPEL), desenvolvido na cidade de São João del-Rei, durante a pandemia do Sars-CoV-2. O CPEL tem como principal proposta político-pedagógica possibilitar o acesso da população em situação de vulnerabilidade econômica, da cidade e da região, ao ensino superior público. Para isso, as práticas pedagógicas são estruturadas a partir da concepção de Educação Popular, que tem como representante primordial o educador e filósofo Paulo Freire. Tal proposta pedagógica propõe organizar os conteúdos curriculares de maneira a dialogar com as vivências cotidianas dos estudantes além de possibilitar uma transformação crítica no modo de conhecer o universo desse e com esse sujeito. O projeto em questão é desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mas contribuiu para a nacionalização das experiências de cursinhos populares do movimento social Levante Popular da Juventude (LPJ), que hoje conta com mais de vinte cursinhos populares espalhados pelo Brasil. O CPEL, em seus sete anos de existência, ajudou no acesso de diversos jovens ao ensino superior público além de influir para uma educação emancipadora, como também auxiliou com a formação inicial e continuada de professores aliados a perspectivas educacionais críticas, nas quais a transformação social e a crítica ao modelo econômico vigente são princípios educativos tão fundamentais quanto os conteúdos científicos. 

Referências

BATISTA, Maria. Educação popular em movimentos sociais: construção coletiva de concepções e práticas educativas emancipatórias. Reunião Anual da Anped, v. 28, p. 13, 2005.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. In______ Col. Polêmicas do Nosso tempo, Editora Cortez, São Paulo, 1985.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Editora Paz e terra, 2017.

FREIRE, Paulo “Pedagogia do oprimido”. 48. Reipressão. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2009.

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE. Quem somos. Disponível em: <http://levante.org.br/quem-somos/>. Acesso em: 19 de jul. 2017

MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. 2011.

PAULA, Flavio Moreira, SILVA, Eldra Carvalho & HERRERA, José Antônio. A concepção educacional de Paulo Freire e sua aplicabilidade na experiência da Casa de Educação Popular no município de Altamira/ Sudoeste Pará. Artigo apresentado no Simpósio Paulo Freire, 2015. Disponível em: http://caepopular.blogspot.com.br/p/biblioteca.html. Acessado em 08 de março de 2017.

PELOSO, Ranulfo. Trabalho de base. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira; PEREIRA, Eduardo Tadeu. Revisitando a história da educação popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Revista HISTEDBR On-line, v. 10, n. 40, p. 72-89, 2010.

SILVA, A. D. (2007). A perspectiva freireana de formação na práxis da educação popular crítica. A busca do tema gerador na práxis da educação popular, 2.

SILVA, Tomaz Tadeu da. "Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo." Belo Horizonte: Autêntica 2 (1999).

WEYH, Cênio Back. Faces (novas) da educação popular no contexto brasileiro atual: a construção do poder popular pela participação. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, v. 28, p. 16, 2005.

Publicado
2020-12-29
Como Citar
DE GRAMMONT, M. J.; FERREIRA, L. N. A EXPERIÊNCIA POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSINHO POPULAR EDSON LUÍS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 627-639, 29 dez. 2020.
Seção
Relatórios