A experiência do PIBID em Mato Grosso: construindo espaços de brincar e aprender

  • Ohanna Cristina Queiroz Castilho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Lucimar Maria de Aguiar Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jane Teresinha Domingues Cotrin UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO https://orcid.org/0000-0001-7064-9444
Palavras-chave: PIBID. Leitura na escola. Brincadeiras. Formação de professores., extensão, ensino

Resumo

Esse artigo apresenta um relato da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizada por discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto foi desenvolvido numa escola municipal de Educação Básica do munícipio de Canarana- MT com o apoio da secretaria municipal de educação e da comunidade escolar. Teve como objetivo construir espaços de brincadeiras, jogos e leitura, na referida unidade, com uso de materiais tradicionais e alternativos. Como resultados tivemos a experiência do trabalho com grupo, sua importância, contradições, dificuldades e facilidades, além das possibilidades de construção de novos espaços lúdicos e de aprendizagem para os alunos.

Biografia do Autor

Ohanna Cristina Queiroz Castilho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Cursa pós-graduação lato-sensu em Mídias Digitais para a Educação e graduação em Pedagogia na  modalidade à distância na Universidade Federal de Mato Grosso. É graduada em Tecnologia em Processos Gerenciais.
Lucimar Maria de Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso
Graduanda do curso de Pedagogia na modalidade à distância na Universidade Federal de Mato Grosso.
Jane Teresinha Domingues Cotrin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Psicóloga, Mestre em Educação (UNESP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Área?: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. Scipione, São Paulo, 2012.

NÓVOA. A. (Org). A Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A.

(Org). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. V.47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez., 2017.

OLIVEIRA, V. B. de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis,

RJ: Vozes, 2000.

BRASÍLIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Programas do MEC voltados à formação de professores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15944:programas-do-mec-voltados-a-formacao-de-professores. Acesso em 20.12.2020.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
CASTILHO, O. C. Q.; AGUIAR, L. M. DE; COTRIN, J. T. D. A experiência do PIBID em Mato Grosso: construindo espaços de brincar e aprender. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 117-130, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios