A experiência do PIBID em Mato Grosso: construindo espaços de brincar e aprender
Resumo
Esse artigo apresenta um relato da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizada por discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O projeto foi desenvolvido numa escola municipal de Educação Básica do munícipio de Canarana- MT com o apoio da secretaria municipal de educação e da comunidade escolar. Teve como objetivo construir espaços de brincadeiras, jogos e leitura, na referida unidade, com uso de materiais tradicionais e alternativos. Como resultados tivemos a experiência do trabalho com grupo, sua importância, contradições, dificuldades e facilidades, além das possibilidades de construção de novos espaços lúdicos e de aprendizagem para os alunos.Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. Scipione, São Paulo, 2012.
NÓVOA. A. (Org). A Formação de Professores e profissão docente. In: NÓVOA, A.
(Org). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote. 1995.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. V.47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez., 2017.
OLIVEIRA, V. B. de (org). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2000.
BRASÍLIA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Programas do MEC voltados à formação de professores. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15944:programas-do-mec-voltados-a-formacao-de-professores. Acesso em 20.12.2020.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.