Saúde mental na escola: resultados preliminares de uma ação entre professores e alunos do ensino fundamental
Resumo
O relatório descreve a ação de um grupo de acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, no projeto “Saúde Mental na Escola: uma ação entre professores e alunos do Ensino Fundamental”, na Escola Círculo Operário Pelotense. Os objetivos foram promover a saúde mental das crianças e adolescentes no ambiente escolar, através da educação em saúde e do estímulo ao comportamento de busca de ajuda. Neste sentido, foram produzidos de materiais educacionais e realizadas ações educativas, sob forma de um curso de atualização para professores. O método incluiu visitas de observação e planejamento conjunto com a Escola Círculo Operário Pelotense, seguindo um modelo etnográfico. A análise qualitativa se deu por meio de observações individuais e elaboração de diários de campo, escrito pelos integrantes nas visitas e nas reuniões do projeto. Como forma de avaliar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos, foram utilizados questionários com os docentes da Escola. Os resultados evidenciaram a satisfação por parte dos docentes, que buscaram incorporar nas suas práticas pedagógicas os temas relativos à saúde mental e colaborar para difusão dessa temática na comunidade escolar.Referências
BACH, Suelen L. et al. Emotional and behavioral problems: a school-based study in southern Brazil. Trends Psychiatry Psychother. v.41, n3, p. 211-217, 2019.
BALLESTER, Dinarte A.. et al. Estudo piloto de um programa de capacitação em saúde mental para professores de uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre-RS. Relatório de pesquisa, 2015.
BAXTER, A.; WEI Y.; JARREL, K. et al. Teen Mental Health, c2020. Página inicial. Disponível em: <http://teenmentalhealth.org/>. Acesso em: 2 de set. de 2020.
BIEDERMAN, Joseph et al. Educational and occupational underattainment in adults with attention-deficit/hyperactivity disorder: a controlled study. The Journal of clinical psychiatry, 2008.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2017). Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-2007). Rio de Janeiro: IBGE, 2007.
CALKINS, L.; HARTMAN, A.; WHITE, Z. Crianças produtoras de texto: A arte de interagir em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2008. 240 p.
COSTA, Susana; TEIXEIRA, Ana Margarida; GUSMÃO, Ricardo. Literacia em Saúde Mental no concelho de Cascais. EUTIMIA – Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal. Projeto de intervenção, 2016.
FLEITLICH-BILYK, Bacy; GOODMAN, Robert. Prevalence of child and adolescent psychiatric disorders in southeast Brazil. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, v. 43, n. 6, p. 727-734, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. 165 p.
GANDINI, L. et al. In the Spirit of the Studio: Learning from the Atelier of Reggio Emilia. 2. ed. New York: Teachers College Press, 2015. p. 1-224.
GANDINI L. et al. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2. ed. Brasil: Penso, 2019. p. 1-224.
HOVEN, Christina W. et al. Worldwide child and adolescent mental health begins with awareness: a preliminary assessment in nine countries. International Review of Psychiatry, v. 20, n. 3, p. 261-270, 2008.
KUTCHER, Stanley; MCDOUGALL, Ainslie. Problems with access to adolescent mental health care can lead to dealings with the criminal justice system. Paediatrics & Child Health, v. 14, n. 1, p. 15-18, 2009.
LA MAISON, Carolina et al. Continuity of psychiatric disorders between 6 and 11 years of age in the 2004 Pelotas Birth Cohort. Braz J Psychiatry, v.00, n.00, p. 000-000, 2020. doi:10.1590/1516-4446-2019-0723
PAULA, Cristiane S.; DUARTE, Cristiane S.; BORDIN, Isabel AS. Prevalence of mental health problems in children and adolescents from the outskirts of Sao Paulo City: treatment needs and service capacity evaluation. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 29, n. 1, p. 11-17, 2007.
RICKWOOD, Debra; THOMAS, Kerry. Conceptual measurement framework for help-seeking for mental health problems. Psychology Research and Behavior Management, Australia, v. 2012, n. 5, p. 173-183, dez. 2012. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3520462/pdf/prbm-5-173.pdf>. Acesso em: 9 set. 2020.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.