Educação para a sustentabilidade em contextos urbano-periféricos: a experiência do LAURBS em Juazeiro do Norte, Ceará

  • Diego Coelho do Nascimento Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Geovane Gesteira Sales Torres Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Caio Ricardo da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Regina Pimentel Cruz Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Palavras-chave: Sustentabilidade. Educação não-formal. Questões urbanas. Extensão universitária.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos relatar e analisar a experiência do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) em relação às atividades de extensão universitária relacionadas à educação para a sustentabilidade no bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte – CE, no ano de 2019.  Para tanto, a presente pesquisa exploratória, cujos seus meios a configuram como uma pesquisa-ação, adotou como método de coleta de dados a observação etnográfica, possuindo, ainda, um tratamento de natureza qualitativa de tais informações. Mediante tal fluxo, constataram-se realidades educacionais “bancárias”, por parte das escolas presentes no bairro, além de inúmeras realidades degradantes dos residentes na localidade, sobretudo no que se refere a direitos, bens e serviços fundamentais, destacando-se as mazelas tocantes à segurança pública, saúde e meio ambiente. Portanto, exalta-se a relevância da extensão universitária no que se refere à promoção da dignidade humana e procura por realidades mais benfazejas em territórios subdesenvolvidos.

Biografia do Autor

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, Professor Adjunto na Universidade Federal do Cariri (UFCA), coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS) e Bolsista de Produtividade BPI da FUNCAP.
Geovane Gesteira Sales Torres, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Discente do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de Extensão no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS).
Caio Ricardo da Silva, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Discente do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de Extensão no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS).
Regina Pimentel Cruz, Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Discente do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Bolsista de Extensão no Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS).

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
NASCIMENTO, D. C. DO; TORRES, G. G. S.; SILVA, C. R. DA; CRUZ, R. P. Educação para a sustentabilidade em contextos urbano-periféricos: a experiência do LAURBS em Juazeiro do Norte, Ceará. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 5-19, 30 abr. 2021.