PENSANDO A LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS COMO UMA ESTRUTURA RIZOMÁTICA: UM NÚCLEO EM UMA REDE DE POSSIBILIDADES

  • Kelly Christina Mendes Arantes Universidade Federal de Goiás
  • Audnã Abreu UFG
  • Carlos Eduardo Emílio Rego UFG
Palavras-chave: Cultura Visual. Estrutura Rizomática. Saber Sensível.

Resumo

O presente trabalho traz uma experiência no contexto do ensino das artes visuais no campo de estudos da cultura visual. Conecta-se com projeto de extensão, disciplinas de Introdução ao Desenho e Estágio Supervisionado da Licenciatura em Artes Visuais, bem como com ação educativa, galeria de arte da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola Municipal de Tempo Integral Benedito Soares de Castro (EMTIBSC) e seus estudantes da turma F, estudantes do curso de licenciatura, professores da universidade e do ensino fundamental. A proposta é contar uma experiência educativa que questiona os padrões do ensino fundamentado nas premissas do pensamento moderno e propor outros caminhos para se construir o conhecimento. Objetiva-se conectar experiências vivenciadas com teorias e autores que possuem propostas e posicionamentos pós-modernos, abrindo perspectiva para se pensar a construção do saber na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Kelly Christina Mendes Arantes, Universidade Federal de Goiás
Professor doutor – curso licenciatura artes visuais – faculdade de artes visuais - arte educação
Audnã Abreu, UFG
Professor de artes da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG. Especialista em Arte Educação Intermidiática UFG. EMTIBSC.
Carlos Eduardo Emílio Rego, UFG
Graduando em Licenciatura Artes Visuais. Bolsista do Prolicen/Programa de bolsas de licenciatura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ. UFG.

Referências

CABRAL, Cléber; BORGES, Diogo. Rizoma: uma introdução aos Mil Platôs de Deleuze e Guattari. Revista Critério. 2006. Disponível em: https://www.google.com/search?q=DELEUZE+e+GUATTARI%2C+2004%2C+p.+3233&oq=DELEUZE+e+GUATTARI%2C+2004%2C+p.+3233&aqs=chrome..69i57.1906j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 23 jul. 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. I. São Paulo: Ed. 34, 2004.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2000.

Disponível em: <http://www.repositório.unicamp.br/handle/REPOSIP/253464>. Acesso em: 26 jul. 2018.

DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. UFSM, 2011. p. 15-30.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
MENDES ARANTES, K. C.; ABREU, A.; REGO, C. E. E. PENSANDO A LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS COMO UMA ESTRUTURA RIZOMÁTICA: UM NÚCLEO EM UMA REDE DE POSSIBILIDADES. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 318-326, 30 abr. 2021.