A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético

Palavras-chave: Professor observador. Espaços/tempos. Primeira infância. Corporeidade.

Resumo

Ao analisar a infância vivida em contextos geográficos diversos, esta escrita explicita vivências narradas por 5 professores-crianceiros de Educação Física da cidade de Palmas (TO). O exercício de olhar o próprio passado enquanto substância de potencialidade do presente está demarcada na metodologia adotada baseada nos estudos autobiográficos. Como resultado deste processo a formação profissional é revisitada, trazendo importantes questões para pensar a profissão de professor(a) de educação física escolar no trato com as infâncias e seus corpos.  Nesta travessia buscam (re)significar trajetórias docentes pelo olhar do corpo/infância, desfiando enredos de lã, na tentativa de dar fluxo imaginativo a um querer ser Professor(a) no qual o cuidado com o outro seja uma forma de ser ético-estético.

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Biografia do Autor

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins
Professora aposentada da UFT, pós graduada pela UFPel na área de Educação. Licenciatura Plena em Educação Física pela UFPel.
Alysson Carlos Ribeiro Gomes, FAPA
Professor da Rede pública de Palmas/To, professor da Faculdade de Palmas/FAPAL. Mestrando da UFT em Educação.
Jefferson Francisco Cândido, FAPAL.
Professor da Rede municipal de Palmas/TO, professor da Faculdade de Palmas/FAPAl.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
ALVES MARTINS, D. A.; GOMES, A. C. R.; TEIXEIRA, M. A. O.; CÂNDIDO, J. F.; MARTINS, T. M. A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 327-334, 30 abr. 2021.