A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético

Palavras-chave: Professor observador. Espaços/tempos. Primeira infância. Corporeidade.

Resumo

Ao analisar a infância vivida em contextos geográficos diversos, esta escrita explicita vivências narradas por 5 professores-crianceiros de Educação Física da cidade de Palmas (TO). O exercício de olhar o próprio passado enquanto substância de potencialidade do presente está demarcada na metodologia adotada baseada nos estudos autobiográficos. Como resultado deste processo a formação profissional é revisitada, trazendo importantes questões para pensar a profissão de professor(a) de educação física escolar no trato com as infâncias e seus corpos.  Nesta travessia buscam (re)significar trajetórias docentes pelo olhar do corpo/infância, desfiando enredos de lã, na tentativa de dar fluxo imaginativo a um querer ser Professor(a) no qual o cuidado com o outro seja uma forma de ser ético-estético.

Biografia do Autor

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins
Professora aposentada da UFT, pós graduada pela UFPel na área de Educação. Licenciatura Plena em Educação Física pela UFPel.
Alysson Carlos Ribeiro Gomes, FAPA
Professor da Rede pública de Palmas/To, professor da Faculdade de Palmas/FAPAL. Mestrando da UFT em Educação.
Jefferson Francisco Cândido, FAPAL.
Professor da Rede municipal de Palmas/TO, professor da Faculdade de Palmas/FAPAl.

Referências

AYOUB, E. et al. Educação do corpo no ensino fundamental: reflexões a partir do cotidiano de uma escola pública. Revista interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, janeiro/abril de 2020, p. 13 – 36.

BACHELARD, G. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo, Summus, 1984.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 3. ed. São Paulo, Cia das Letras, 1994.

BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1989.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 16ª ed. Capinas: Papirus, 1995.

DELORY-MOMBERG, Christine. Biografia e Educação. Natal, RN; EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DE ROSE Jr, D. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FERREIRA. T. FALKEMBACH, M. F. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

GAIO, R. Ginástica Rítmica popular: uma proposta educacional. 2.ed. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2007.

GARON, D. O brinquedo e a criança. Caderno do EDM. Comunicações & Debates São Paulo. FEUSO/EDM, Vol. 02 nº02. 1990.

HUIZINGA, J: Homo Ludens. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

KRAMER, S; JOBIM & SOUZA, S. (Orgs.). Histórias de professores. Leitura, escrita e pesquisa em educação. São Paulo: Ática, 1996.

KUNZ, E. (org.). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2ed. Unijuí, 2017.

KUNZ, E. Transformação didático pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

KUNZ, M. do C. S. Dança e Género na Escola: formas de ser e viver mediadas pela educação. Dissertação. Faculdade de Motricidade Humana. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Arte/teses/danca_genero.pdf, 2003.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativas e identidade. Apresentação. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A Aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004, p. 11-22.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MARQUES, I. A. Interações: criança, dança e escola. Coordenação Josca Ailine Baroukh. São Paulo: Blucher, 2012.

MARTINS, D. A. A. Narrativas Autobiográficas da Experiência Estética para si e o outro: Memórias em Mosaicos do Projeto Mobilizar-te. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2014. 257p.

SANTIN, S.: Educação física da alegria do lúdico à opressão do rendimento. 3. ed. Porto Alegre: EST Edições, 2001.

SAYÃO, D.T.A. Educação Física na pré-escola: da especialização disciplinar á possibilidade de trabalho pedagógico integrado. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Centro de ciências da educação da UFSC. Florianópolis, SC. 1996.

SOARES, C.L.: Corpo e história. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
ALVES MARTINS, D. A.; GOMES, A. C. R.; TEIXEIRA, M. A. O.; CÂNDIDO, J. F.; MARTINS, T. M. A infância na pele de professores-crianceiros: memórias de vida que nos atravessam como espaço ético-estético. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 327-334, 30 abr. 2021.