Bate-papo Saúde em quarentena: congregando projetos extensionistas e compartilhando saberes de forma remota em tempos de Pandemia
Resumo
A quarentena, durante a pandemia de COVID-19, resultou no enclausuramento e no isolamento social das pessoas. Essa ação teve impactos sensíveis na saúde física e mental das comunidades escolares. E, dada a necessidade de “acolher” jovens e adultos enclausurados pela quarentena é que o Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira (CEPAP), localizado no bairro do Colubandê, no município fluminense de São Gonçalo, resolveu – através de um bate-papo informal – construir momentos de extroversão e desabafo das angústias estudantis relacionados com diferentes assuntos da Ciência. Esta ação de extensão foi intitulada Bate-papo Saúde em quarentena, ocorrida entre os meses de maio e junho de 2020. A ideia de promover espaços informais e sociáveis e buscar confortar os estudantes sofreu influência do projeto de extensão Química e o Coronavírus, em associação com mais duas atividades extensionistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no CEPAP. Considerando as dificuldades de acesso à internet, a participação da comunidade escolar foi tímida. Contudo, as impressões trazidas pelos participantes nos revela a potencialidade pedagógica do diálogo e do acolhimento aos estudantes via remota, estimulando interlocuções com os saberes populares e cotidianos a fim de promover reflexões que melhorem a qualidade de vida durante e pós-pandemia.Downloads
Referências
CHASSOT, A. Educação conSciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.
COELHO, F. J. F. Educação sobre Drogas e Formação de professores: uma proposta de ensino a distância centrada na Redução de Danos. 245f. Tese (Doutorado) – Instituto Oswaldo Cruz, Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, 2019.
COELHO, J. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. Educação científica popular e protagonismo juvenil de mãos dadas: a ação de extensão PEPCiências no Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, São Gonçalo, RJ. In: COELHO, J. J. F.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, C. (Orgs.). Educação em Ciências, Saúde e Extensão Universitária. Brasil Publishing: Curitiba, 2019. p. 85 – 96.
COELHO, F. J. F.; MARTINS, S.; TAMIASSO-MARTINHON, P.; SOUSA, P. Popularização da ciência, educação popular e ensino de ciências e saúde a partir do voluntariado: potencialidades e limitações no projeto PEPCiências na visão dos monitores. Revista Educação popular.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Petrópolis-RJ: Vozes, 1989.
LISBÔA, C. M. P.; COSTA, R. R. S.; FONSECA, A. B. C. As potencialidades da educação popular na construção curricular da formação em nutrição. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 3-23, jan.-abr. 2020.
SOARES, N.; SILVA, R.; TRIVELATO, S. L. F. O saber popular e o Ensino de Ciências: uma possibilidade de investigação cientifica na Educação de Jovens e Adultos. Trama Interdisciplinar. São Paulo, v. 7, n. 3, p. 157 – 165, set/dez. 2016.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.