Nova perspectiva de ensino online: relato de experiência da extensão universitária Socializando o ENEM Matemática e suas Tecnologias

  • Edite Taufer Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rosana Ribeiro da Costa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mariana de Oliveira Garcia Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Ensino remoto. Curso preparatório. Aprendizagem.

Resumo

Este relatório de experiência apresenta o projeto de extensão universitária Socializando o ENEM: Matemática e Suas Tecnologias. É um curso preparatório gratuito indicado aos indivíduos que desejam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As atividades ocorrem por meio de aulas na modalidade à distância em ambiente virtual. A metodologia adotada envolve a preparação e disponibilização dessas aulas em grupos do WhatsApp, de segunda a sexta, atendendo as quatro áreas avaliadas no ENEM:  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia), Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, são usados o Instagram e o Facebook como meios de publicidade e socialização de informações, bem como questionários da plataforma Google como meio avaliativo.

Biografia do Autor

Edite Taufer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Doutora em Matemática Pura - Universidade de São Paulo - USP. Docente do Instituto de Matemática, Física e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, CEP 96203-900, Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil.
Rosana Ribeiro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Graduanda em Matemática Aplicada - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, CEP 96203-900, Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil.
Mariana de Oliveira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Graduanda em Psicologia - Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Av. Itália, km 8, bairro Carreiros, CEP 96203-900, Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil.
Publicado
2021-04-30
Como Citar
TAUFER, E.; RIBEIRO DA COSTA, R.; DE OLIVEIRA GARCIA, M. Nova perspectiva de ensino online: relato de experiência da extensão universitária Socializando o ENEM Matemática e suas Tecnologias. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 189-197, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios