Engenheiros da infância – a engenharia aplicada a favor da educação infantil
Resumo
A equipe de Engenheiros da Infância foi criada para auxiliar os profissionais da educação infantil que não possuem o conhecimento técnico ou as ferramentas mais adequadas para a criação de recursos pedagógicos e materiais que contribuem nos processos de ensino-aprendizagem de crianças matriculadas em centros de educação infantil. O objetivo da equipe é a concepção e fabricação de brinquedos educativos, assessorados por profissionais da pedagogia. Este relatório contém a apresentação de duas intervenções feitas pela equipe. A primeira delas foi em uma instituição de educação infantil, com a posterior análise de que havia algumas melhorias a serem tratadas nos processos de fabricação dos brinquedos. Uma segunda intervenção foi realizada um ano após a primeira, com o amadurecimento do projeto e da equipe executora, alcançando um resultado mais satisfatório da ação proposta.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 2001.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e crianças em cena: por uma política de educação infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. – Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.