Engenheiros da infância – a engenharia aplicada a favor da educação infantil

  • Daniel Fernandes da Cunha Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-5276-3032
  • Pollyanna Rosa Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Amanda Kozlowski de Morais Universidade Federal de Goiás
  • Gabriela Rocha Franco Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Engenharia. Educação infantil. Fabricação brinquedos., extensão

Resumo

A equipe de Engenheiros da Infância foi criada para auxiliar os profissionais da educação infantil que não possuem o conhecimento técnico ou as ferramentas mais adequadas para a criação de recursos pedagógicos e materiais que contribuem nos processos de ensino-aprendizagem de crianças matriculadas em centros de educação infantil. O objetivo da equipe é a concepção e fabricação de brinquedos educativos, assessorados por profissionais da pedagogia. Este relatório contém a apresentação de duas intervenções feitas pela equipe. A primeira delas foi em uma instituição de educação infantil, com a posterior análise de que havia algumas melhorias a serem tratadas nos processos de fabricação dos brinquedos. Uma segunda intervenção foi realizada um ano após a primeira, com o amadurecimento do projeto e da equipe executora, alcançando um resultado mais satisfatório da ação proposta.

Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Cunha, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Engenharia Mecânica (FEMEC UFU), Professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC – UFG). Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO
Pollyanna Rosa Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação pela UFG, professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia e professora da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, Rua 227, quadra 66, lote 14 E, Setor Leste Universitário, CEP 74610-165, Goiânia, Goiás – Brasil.
Amanda Kozlowski de Morais, Universidade Federal de Goiás
Graduanda em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Goiás, Pesquisadora do LAMAF - UFG – Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação. Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO
Gabriela Rocha Franco, Universidade Federal de Goiás
Graduanda em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Goiás, Pesquisadora do LAMAF - UFG – Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação. Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 2001.

GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e crianças em cena: por uma política de educação infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. – Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
DA CUNHA, D. F.; RIBEIRO, P. R.; MORAIS, A. K. DE; FRANCO, G. R. Engenheiros da infância – a engenharia aplicada a favor da educação infantil. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 198-211, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios