Engenheiros da infância – a engenharia aplicada a favor da educação infantil

  • Daniel Fernandes da Cunha Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-5276-3032
  • Pollyanna Rosa Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Amanda Kozlowski de Morais Universidade Federal de Goiás
  • Gabriela Rocha Franco Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Engenharia. Educação infantil. Fabricação brinquedos., extensão

Resumo

A equipe de Engenheiros da Infância foi criada para auxiliar os profissionais da educação infantil que não possuem o conhecimento técnico ou as ferramentas mais adequadas para a criação de recursos pedagógicos e materiais que contribuem nos processos de ensino-aprendizagem de crianças matriculadas em centros de educação infantil. O objetivo da equipe é a concepção e fabricação de brinquedos educativos, assessorados por profissionais da pedagogia. Este relatório contém a apresentação de duas intervenções feitas pela equipe. A primeira delas foi em uma instituição de educação infantil, com a posterior análise de que havia algumas melhorias a serem tratadas nos processos de fabricação dos brinquedos. Uma segunda intervenção foi realizada um ano após a primeira, com o amadurecimento do projeto e da equipe executora, alcançando um resultado mais satisfatório da ação proposta.

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Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Cunha, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Engenharia Mecânica (FEMEC UFU), Professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás (EMC – UFG). Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO
Pollyanna Rosa Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação pela UFG, professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia e professora da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, Rua 227, quadra 66, lote 14 E, Setor Leste Universitário, CEP 74610-165, Goiânia, Goiás – Brasil.
Amanda Kozlowski de Morais, Universidade Federal de Goiás
Graduanda em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Goiás, Pesquisadora do LAMAF - UFG – Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação. Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO
Gabriela Rocha Franco, Universidade Federal de Goiás
Graduanda em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Goiás, Pesquisadora do LAMAF - UFG – Laboratório de Materiais e Processos de Fabricação. Universidade Federal de Goiás, Av. Universitária, n.º 1488 - quadra 86 - Setor Leste Universitário, CEP: 74605-010, Goiânia-GO

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo, Cortez, 2001.

GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e crianças em cena: por uma política de educação infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. – Goiânia: SME, DEPE, DEI, 2014.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. In: A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
DA CUNHA, D. F.; RIBEIRO, P. R.; MORAIS, A. K. DE; FRANCO, G. R. Engenheiros da infância – a engenharia aplicada a favor da educação infantil. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 198-211, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios