Um relato de experiência de um projeto de extensão universitária em escola pública por meio da robótica educacional

Palavras-chave: Robótica educacional. Escolas públicas. Universidade., extensão

Resumo

Este trabalho apresenta a trajetória de um grupo de professores e alunos da universidade, que vem promovendo ações de extensão voltadas ao ensino de robótica educacional, em escolas públicas ao longo de oito anos, permitindo desenvolver a metodologia empregada. Os objetivos das ações de extensão realizadas estão relacionados a inclusão digital, geração de oportunidades e benefícios diretos e indiretos no rendimento escolar. Durante este tempo ficou evidente a importância das parcerias, colaborações e dedicação, as quais resultaram em aprovações de propostas em editais, novos projetos, conquistas em competições e principalmente, o conhecimento e despertar das oportunidades para os alunos das escolas. Ademais, destaca-se a importância da divulgação do trabalho e empenho das pessoas envolvidas para superação das limitações de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Fernandes, Universidade Federal Rural do Semi Árido
Sílvio Roberto Fernandes de Araújo possui graduação em Ciências da Computação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Sistemas e Computação, todos os título pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos temas: sistemas em chip, redes em chip, arquiteturas não-convencionais, computação de alto desempenho e educação em computação. É professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) desde 2009, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências da Computação. Realizou estágio pós-doutoral (2018-2019) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa CNPq PDJ, pesquisando sobre arquiteturas heterogêneas e computação de alto desempenho. Desde 2013 vem atuando em projetos de extensão principalmente voltados para robótica educacional, onde é um dos coordenadores do grupo PENSARE (Projeto de ENSino Através da Robótica Educacional) e do projeto "Robot em Ação", em uma parceria UFERSA-Petrobras. De janeiro a setembro de 2020 também foi Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFERSA.

Referências

BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Texas: [s. n.], 2017. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2018/8/2018-nmc-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.

BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. Louisville: [s. n.], 2018. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2017/2/2017-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.

BRASIL. Prova Brasil. [S. l.], 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acesso at: 18 Jan. 2021.

CODE.ORG. Hour of Code. [S. l.], 2013. Disponível em: https://hourofcode.com/br. Acesso at: 18 Jan. 2021.

FRAUNHOFER IAIS. Open Roberta Lab. [S. l.], 2014. Disponível em: https://lab.open-roberta.org/. Acesso at: 18 Jan. 2021.

MENEZES, Ebenezer Takuno; SANTOS, Thais Helena. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/. Acesso at: 13 Jan. 2021.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa - Revista de Políticas Públicas. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso at: 18 Jan. 2021.

ROSSI, Marcelo Lemos et al. Hora da Eletrônica: Ensino de Eletrônica na Escola Pública. Expressa Extensão, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 380–390, 2020. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.15210/ee.v25i3. Acesso at: 18 Jan. 2021.

TORRES, Kelly Beatriz Vieira et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ações Voltadas para a Educação Básica. Expressa Extensão, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 140–156, 2017.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
FERNANDES, S. R.; QUEIROZ, P. G. Um relato de experiência de um projeto de extensão universitária em escola pública por meio da robótica educacional. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 212-220, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios