Um relato de experiência de um projeto de extensão universitária em escola pública por meio da robótica educacional
Resumo
Este trabalho apresenta a trajetória de um grupo de professores e alunos da universidade, que vem promovendo ações de extensão voltadas ao ensino de robótica educacional, em escolas públicas ao longo de oito anos, permitindo desenvolver a metodologia empregada. Os objetivos das ações de extensão realizadas estão relacionados a inclusão digital, geração de oportunidades e benefícios diretos e indiretos no rendimento escolar. Durante este tempo ficou evidente a importância das parcerias, colaborações e dedicação, as quais resultaram em aprovações de propostas em editais, novos projetos, conquistas em competições e principalmente, o conhecimento e despertar das oportunidades para os alunos das escolas. Ademais, destaca-se a importância da divulgação do trabalho e empenho das pessoas envolvidas para superação das limitações de recursos.Referências
BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2017 Higher Education Edition. Texas: [s. n.], 2017. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2018/8/2018-nmc-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.
BECKER, S. Adams et al. NMC Horizon Report: 2018 Higher Education Edition. Louisville: [s. n.], 2018. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2017/2/2017-horizon-report. Acesso at: 18 Jan. 2021.
BRASIL. Prova Brasil. [S. l.], 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/prova-brasil. Acesso at: 18 Jan. 2021.
CODE.ORG. Hour of Code. [S. l.], 2013. Disponível em: https://hourofcode.com/br. Acesso at: 18 Jan. 2021.
FRAUNHOFER IAIS. Open Roberta Lab. [S. l.], 2014. Disponível em: https://lab.open-roberta.org/. Acesso at: 18 Jan. 2021.
MENEZES, Ebenezer Takuno; SANTOS, Thais Helena. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/. Acesso at: 13 Jan. 2021.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa - Revista de Políticas Públicas. [S. l.: s. n.], 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso at: 18 Jan. 2021.
ROSSI, Marcelo Lemos et al. Hora da Eletrônica: Ensino de Eletrônica na Escola Pública. Expressa Extensão, [s. l.], v. 25, n. 3, p. 380–390, 2020. Disponível em: https://doi.org/https://doi.org/10.15210/ee.v25i3. Acesso at: 18 Jan. 2021.
TORRES, Kelly Beatriz Vieira et al. Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: Ações Voltadas para a Educação Básica. Expressa Extensão, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 140–156, 2017.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.