Produção de vídeos de Matemática em uma interação escola-universidade em tempos de pandemia

Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Crítica, Abordagem Dialógica e Investigativa, Produção de vídeos para a Aula de Matemática.

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a pergunta diretriz: Como produzir vídeos de Matemática para um envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem e sua contribuição para a formação de professores. Os dados derivam da ação extensionista “Aprendendo e Ensinando Matemática: elaborando tarefas por meio de uma metodologia ativa”. Os participantes foram dois (02) professores de Matemática do Colégio Estadual Sílvio Gomes de Melo Filho, dois (02) professores e trinta e dois (32) licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Morrinhos). À ação, delineada para um momento anterior à pandemia de Covid-19, realizaram-se adaptações para um ensino remoto com reuniões semanais, online e síncronas (ao mesmo tempo), durante o ano de 2020, para discussão de textos que dão sustentação teórica a um ensino crítico e para dialogar sobre técnicas a fim de produzir vídeos em que se privilegia um envolvimento ativo no processo de aprendizagem. Para a discussão, acerca da pergunta diretriz, seleciona-se um vídeo de cada um dos três tipos produzidos: i) para além da resolução de exercícios; ii) transformação de exercício em atividade investigativa; iii) discussão de uma problemática da vida real. O movimento para a produção dos vídeos mostrou a relevância das informações iniciais para o estudante se sentir desafiado a se aprofundar no conhecimento do objeto de estudos e a propor outros olhares. Nos vídeos do tipo i) há explicações de mais de uma maneira de resolver um exercício e sugestões para que o estudante pense em outras maneiras de resolver um problema; nos vídeos do tipo ii) exercícios de resposta única são transformados em problemas abertos para serem refletidos contando com um envolvimento ativo dos sujeitos aprendentes; nos vídeos do tipo iii) há reflexões sobre problemáticas do cotidiano pela perspectiva da Matemática. A ação desenvolvida possibilitou aos licenciandos apropriarem-se da ideia de uma aula de Matemática para uma participação ativa dos alunos na produção de conhecimentos. O processo demonstrou a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação de professores.

Biografia do Autor

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás
Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNESP de Rio Claro/SP, doutorado e mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/ SP, especialização em Educação Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Câmpus Morrinhos. Atuo na área de formação de professores de Matemática desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão com interesses no ensino e na aprendizagem de alunos da educação básica e sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.Departamento de Educação Matemática
Maria Francisca da Cunha, Universidade Estadual de Goiás
Professora vinculada ao departamento de Educação Matemática. Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Morrinhos (1993), graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004), especialização em Administração Educacional (1996) e especialização em Educação Matemática (2006). Possui mestrado em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009). Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Novas Tecnologias da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino e aprendizagem, matemática, avaliação da aprendizagem e softwares educacionais
Eduardo José de Oliveira Estevão, Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Possui graduação em Licenciatura em Matemática - Universidade Estadual de Goiás (2015) e atualmente está matriculado no programa de mestrado em matemática em rede nacional - PROFMAT. Tem experiência na área de ensino de matemática na Educação Básica, com ênfase em Álgebra.
Rinalde Silva Moura, Secretaria da Educação do Estado de Goiás
Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás(2002). Atualmente é Professor da Secretaria da Educação de Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Fundamental II.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
DE LIMA, L. F.; DA CUNHA, M. F.; ESTEVÃO, E. J. DE O.; MOURA, R. S. Produção de vídeos de Matemática em uma interação escola-universidade em tempos de pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 345-355, 30 abr. 2021.