Extensão universitária com vozes na educação e na escola: a experiência de um curso de educação popular
Resumo
Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir a experiência de um curso de extensão em educação popular e metodologias participativas, destacando suas contribuições para uma educação libertadora e contextualizada à realidade de alguns distritos em Minas Gerais, Brasil. A ação extensionista aconteceu no município mineiro do Serro, direcionada aos educadores da rede pública estadual nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, localidades marcadas pelo contexto rural e tradicional quilombola. O curso de 20 horas contemplou os princípios da educação popular, metodologias participativas, interação com mestres dos saberes locais e trocas de experiências entre os educadores. Em um momento em que a educação hegemônica caminha no sentido da homogeneização e virtualização, num contexto político de ataque ao pensamento crítico, e desmonte de políticas para a educação do campo, o curso deu ênfase às práticas pedagógicas que enfatizam a dialogicidade, o pensamento crítico, os afetos, a valorização do contexto local e da diversidade cultural, a integração entre a teoria e prática. Segundo os próprios participantes, o curso possibilitou o aprofundamento das ações em educação popular, gerou a discussão coletiva voltada a proposição de ações resolutivas para os problemas pedagógicos, sociais e ambientais que permeiam o contexto educacional local. Essa experiência suscita a reflexão sobre a importância da extensão universitária junto ao ensino básico e na escola, exercendo a função social da universidade de dialogar, trocar saberes com as comunidades e fomentar ações que potencializam a transformação da realidade ainda desafiadora das escolas públicas.Referências
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