Extensão universitária com vozes na educação e na escola: a experiência de um curso de educação popular

  • Rosana Passos Cambraia Departamento de Farmacia, Mestrado Interdisciplinar em Saude, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saude, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). https://orcid.org/0000-0003-2555-5830
  • Roberta Brangioni Fontes Programa de Pós-Graduação Stricto senso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros. https://orcid.org/0000-0002-3093-6294
  • Yan Victor Leal da Silva Programa de Pós-Graduação Stricto senso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros. https://orcid.org/0000-0002-5768-1287
  • Nilza da Conceição Aguiar Programa de Pós-Graduação Stricto senso Interdisciplinar em Estudos Rurais, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. https://orcid.org/0000-0001-5721-1069
  • Marivaldo Aparecido de Carvalho Departamento de Ciências Básicas, Mestrado Interdisciplinar em Saude, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saude, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). https://orcid.org/0000-0003-2212-3995
Palavras-chave: Educação popular. Ensino básico. Escola. Extensão., extensão, ensino

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir a experiência de um curso de extensão em educação popular e metodologias participativas, destacando suas contribuições para uma educação libertadora e contextualizada à realidade de alguns distritos em Minas Gerais, Brasil. A ação extensionista aconteceu no município mineiro do Serro, direcionada aos educadores da rede pública estadual nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, localidades marcadas pelo contexto rural e tradicional quilombola. O curso de 20 horas contemplou os princípios da educação popular, metodologias participativas, interação com mestres dos saberes locais e trocas de experiências entre os educadores. Em um momento em que a educação hegemônica caminha no sentido da homogeneização e virtualização, num contexto político de ataque ao pensamento crítico, e desmonte de políticas para a educação do campo, o curso deu ênfase às práticas pedagógicas que enfatizam a dialogicidade, o pensamento crítico, os afetos, a valorização do contexto local e da diversidade cultural, a integração entre a teoria e prática. Segundo os próprios participantes, o curso possibilitou o aprofundamento das ações em educação popular, gerou a discussão coletiva voltada a proposição de ações resolutivas para os problemas pedagógicos, sociais e ambientais que permeiam o contexto educacional local. Essa experiência suscita a reflexão sobre a importância da extensão universitária junto ao ensino básico e na escola, exercendo a função social da universidade de dialogar, trocar saberes com as comunidades e fomentar ações que potencializam a transformação da realidade ainda desafiadora das escolas públicas.

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Biografia do Autor

Rosana Passos Cambraia, Departamento de Farmacia, Mestrado Interdisciplinar em Saude, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saude, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Professora do Departamento de Farmácia, FCBS, e dos Programas de Pós-Graduação Stricto senso Interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente e Interdisciplinar em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Doutora em Psicobiologia, Universidade de São Paulo.
Roberta Brangioni Fontes, Programa de Pós-Graduação Stricto senso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros.
Doutoranda em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsista CAPES – Mestre em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa – Graduada em Ciências Sociais, Universidade Federal de Minas Gerais.
Yan Victor Leal da Silva, Programa de Pós-Graduação Stricto senso em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros.
Doutorando em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsista FAPEMIG – Mestre em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa – Graduado em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Minas Gerais.
Nilza da Conceição Aguiar, Programa de Pós-Graduação Stricto senso Interdisciplinar em Estudos Rurais, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Mestranda em Estudos Rurais, Faculdade Interdisciplinar de Humanidades. Bolsista UFVJM. Graduada em Turismo, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Marivaldo Aparecido de Carvalho, Departamento de Ciências Básicas, Mestrado Interdisciplinar em Saude, Sociedade e Ambiente, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saude, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Professor do Departamento de Ciências Básicas,  FCBS, e dos Programas de Pós-Graduação Stricto senso Interdisciplinar em Saúde, Sociedade e Ambiente e Interdisciplinar em Estudos Rurais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Doutor em Sociologia, Universidade Estadual Paulista.

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
CAMBRAIA, R. P.; FONTES, R. B.; DA SILVA, Y. V. L.; AGUIAR, N. DA C.; DE CARVALHO, M. A. Extensão universitária com vozes na educação e na escola: a experiência de um curso de educação popular. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 221-229, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios