TECENDO OLHARES: NARRATIVAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Palavras-chave: Coensino. Formação Docente Inicial e Continuada. Educação Inclusiva.

Resumo

O projeto que embasa o presente texto tem como objetivo compartilhar e produzir conhecimento voltado à formação inicial e continuada sobre a prática docente na perspectiva do coensino. Trata-se de uma atividade de extensão e de pesquisa, que ascende a formação de professores fundada na relação com a práxis, contextualizada e dialógica, que articula saberes científicos, pedagógicos e da experiência na perspectiva colaborativa, ou seja, do coensino. Sustentado pelo aporte teórico-metodológico da Teoria Crítica, trazemos à cena narrativas docentes e discentes na perspectiva benjaminiana, em sua relação íntima com o conceito de experiência. Desta forma, mobilizamos memórias, partilhamos histórias, tecemos olhares e costuramos elos de identificação entre os/as participantes, professores da rede municipal e estadual, e graduandos do curso de Pedagogia da FEUFF. Entre as ações desenvolvidas,  destacamos o mural virtual criado no padlet, cuja proposta foi a de resgatar as memórias da experiência com a inclusão, em um exercício de autorreflexão e reflexão coletiva, tais registros configuram dados relevantes para compreendermos as implicações que perpassam o processo de inclusão escolar. Como resultados verificamos a importância do enlace entre as experiências na/da docência com as experiências discentes, construindo um espaço-tempo de estudos e de alargamento das práticas pedagógicas inclusivas,  estabelecendo um potente caminho para fazer frente aos muitos desafios da escola contemporânea. Além disso, através das experiências tecidas no mural virtual é possível compreender os desafios que emergem no/do processo da inclusão escolar. 

Biografia do Autor

Erika Souza Leme, Universidade Federal Fluminense- UFF
Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ), responsável pela disciplina Educação Especial I. Licenciada em Letras (UNORP,1997); Especialista em Linguística (UNESP, 2000); Mestre em Educação (UFRJ, 2011), Pedagoga (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas LAIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação. Coordenadora dos Projetos de Extensão Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras; e Educação Inclusiva na perspectiva do coensino: da teoria à prática. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Integrante também da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Educação Especial, Inclusão em Educação, Formação Docente e Direitos Humanos são alguns de seus temas de interess
Luiza Basílio Ricardo, Universidade Federal Fluminense
Acadêmica do 8o período de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense - FEUFF/Niterói. Bolsista do Projeto de Extensão - Educação Inclusiva: preconceito, formação cultural e experiência (PROEX) 

Referências

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
LEME, E. S.; RICARDO, L. B. TECENDO OLHARES: NARRATIVAS ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 95-107, 30 abr. 2021.