Construção da qualidade de vida na infância: promovendo hábitos saudáveis na escola

  • Douver Michelon UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
  • Catiara Terra da Costa UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
  • Marcos Antônio Pacce UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
  • Greice Reis UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
Palavras-chave: Educação em saúde. Qualidade de vida. Infância saudável.

Resumo

A promoção saúde  em parceria com escolas pode ter impacto significativo na melhoria da qualidade de vida e na prevenção de doenças. O objetivo do projeto de Extensão relatado nesse trabalho foi incentivar o desenvolvimento de ações educativas, no âmbito das áreas de Ortodontia e Odontopediatria, junto à escolares e pré-escolares da rede de educação infantil no município de Pelotas-RS.  Nos últimos anos diversas edições do projeto foram realizadas, com a implementação de ações em parceria com instituições de ensino e abrangendo as temáticas: higiene bucal, importância da aleitamento materno,  hábitos orais deletérios, respiração bucal, bruxismo na infância e problemas posturais. As atividades foram  desenvolvidas de forma lúdica e interativa. Os professores das instituições parceiras foram estimulados a participar no desenvolvimento das atividades práticas. As edições concluídas do projeto já alcançaram 2322 crianças em 9 instituições com ótimos resultados.

Biografia do Autor

Douver Michelon, UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
Odontólogo pela UFPel. Doutor em Ortodontia pela UNICAMP-SP,  Professor associado do departamento de Odontologia Social e Preventiva do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, atuando em ensino de graduação e pós-graduação, com ênfase em extensão, tendo atuado na coordenação do projeto e do programa descritos no texto.
Catiara Terra da Costa, UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
Odontóloga pela UFPel. Doutora em Odontopediatria pela UFPel-RS, Professora adjunta do departamento de Odontologia Social e Preventiva do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, atuando em ensino de graduação e pós-graduação, com ênfase em extensão, tendo atuado na coordenação adjunta do projeto e programa descritos no texto.
Marcos Antônio Pacce, UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
Odontólogo pela UFPel. Doutor em Odontopediatria pela UFPel. Professor associado do departamento de Odontologia Social e Preventiva do curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFPel, atuando em ensino de graduação e pós-graduação, com ênfase em extensão, tendo atuado como orientador e colaborador no projeto e programa descritos no texto.
Greice Reis, UFPel, Faculdade de Odontologia, R. Gonçalves Chaves, 457 - Centro, Pelotas - RS
Aluna do curso de graduação em Odontologia da UFPel, atuando como  como bolsista do projeto de extensão Promovendo Hábitos Saudáveis na Escola em 2019 e 2020.

Referências

BRASIL. IEC/FIOCRUZ. Promoção da saúde. Declaração de Alma-Ata. Carta de Ottawa. Declaração de Adelaide. Declaração de Sundsvall. Declaração de Santafé de Bogotá. Declaração de Jacarta. Rede de Megapaíses. Declaração do México. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

BUISCHI, Y.P. Promoção de saúde bucal na clínica odontológica. São Paulo, Artes Médicas, 2003.

DEMARZO, M. M. P.; AQUILANTE, A. G. Saúde Escolar e Escolas Promotoras de Saúde. In: PROGRAMA de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre, RS: Artmed: Pan-Americana, v. 3, p. 49-76, 2008.

GAZZINELLI, M.; GAZZINELLI, A.; REIS, D.; PENNA, C. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiência da doença. Cardiologia Saúde Pública, v. 21, n. 1, p. 204, 2006. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/cuidadocomapele/arquivos/textos_para_leitura/educacao_em_saude/Educacao_em_saude_conhecimentos.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2019.

LIBERAL, E. F.; KUSCHNIR, F.; SANTOS, D. O.; et al. Projeto Saúde Na Escola: Uma Iniciativa Bem Sucedida De Educação Em Saúde Nos Cieps Do Estado Rio De Janeiro.Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/saude/cieps.pdf.> Acesso em:12 março 2016.

MARAFON, D. Entre uma pedagogia da assistência e uma pedagogia compensatória: Proposta pedagógica para o atendimento da criança em creche (1993). Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, jan./jun. 2013.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Comissão de Especialistas em Educação em Saúde da Organização Mundial da Saúde. Washington: OMS, 1954.

OPS. ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Educación para la salud: un enfoque integral. Washington: OPS, 1995. (Série HSS/SILOS, n. 37).

PETERSEN, P.E. The World Oral Health Report 2003: continuous improvement of oral health in the 21st century-the - approach of the WHO Global Oral Health Programme. Community Dent Oral Epidemiol, v.31, Suppl1, p.3-23, 2003.

TAVARES, J. Aspectos relacionados à promoção de saúde bucal envolvendo o atendimento de crianças e adolescente. Dissertação (Mestrado em Odontopediatria) Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 185 f, 2000.

VALARELLI, F.; FRANCO, R.; SAMPAIO, C.; MAUAD, C.; PASSOS, V.; VITOR, L.; MACHADO, M.; OLIVEIRA, T. Importância dos programas de educação e motivação para saúde bucal em escolas: relato de experiência. Odontologia Clínica-Científica, v.10, n.2, p.174, 2011. Disponívelem: <http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v10n2/a15v10n2.pdf>. Acessoem: 17 mar. 2017.

VARGAS, C.M.; CRALL, J.J.; SCHNEIDER, D.A. Sociodemographic distribution of pediatric dental caries: NHANES III, 1988-1994. J Am Dent Assoc, v.129, p.1229-38, 1998.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
MICHELON, D.; COSTA, C. T. DA; PACCE, M. A.; REIS, G. Construção da qualidade de vida na infância: promovendo hábitos saudáveis na escola. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 240-249, 30 abr. 2021.
Seção
Relatórios