APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCAS DE UM PROJETO EXTENCIONISTA UNIVERSITÁRIO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA

Palavras-chave: Projetos extencionistas. Inteligência socioemocional. Adolescência. Saúde mental.

Resumo

O presente artigo visa apresentar um Projeto de Extensão Universitária vinculado ao Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) do Centro de Formação de Professores (CFP), Cajazeiras (PB). O LATICS promove atividades de pesquisa e extensão em saúde desde 2014 (PROBEX/UFCG –CNPq) e conta com diversas linhas de pesquisa. Neste caso, trata-se da linha pesquisa Saúde na Infância e Adolescência. Promoção e prevenção em saúde devem ser ações permanentes. Articular um saber em rede, atuante e democrático, é o que se demanda no contexto educacional. Deste modo, objetivou-se, através deste projeto, trabalhar com ações extencionistas em uma escola pública na cidade de Cajazeiras (PB), buscando ampliar habilidades socioemocionais com adolescentes por meio de atividades lúdicas, bem como identificar dificuldades socioemocionais e apresentar formas de lidar com elas. Trata-se de um estudo exploratório e metodologia da pesquisa-ação. A aprendizagem socioemocional foi favorecida por meio de jogos cuidativo-educacionais, desenvolvidos pelos membros da linha de pesquisa mencionada anteriormente, além de produzir materiais audiovisuais e textos com conteúdos relacionados à saúde dos adolescentes nas redes sociais e no BLOG do LATICS (http://laticsufcg.blogspot.com/). As intervenções extensionistas abordaram cuidados corporais, relacionamentos abusivos, bullying, violências, autoimagem e autoestima, inteligência emocional, estratégias de enfrentamento de problemas, depressão, problemas sociais. As ações articulando ensino, pesquisa e extensão permitiram aos extencionistas conhecer, formar vínculo e intervir nas necessidades reais que se apresentavam durante o projeto.

Biografia do Autor

Silvia Carla Conceição Massagli, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
Silvia Carla Conceição Massagli Doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP); Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP);  Licenciada em Psicologia e Pedagogia. Professora Adjunta de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Laranjeiras do Sul); Coordenadora da Linha de Pesquisa Tecnologias Cuidativo-Educacionais na Infância e Adolescência do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Cajazeiras). Silvia.carla.usp@gmail.com
Francisca Patrícia da Silva Lopes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Curso Enfermagem
Acadêmica do Curso de graduação em  Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pesquisadora do  Programa de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) nas áreas de educação, Psicologia e desenvolvimento humano. Membro da Linha de Pesquisa Tecnologias Cuidativo-Educacionais na Infância e Adolescência do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Cajazeiras).
Paulo Ricardo Cordeiro de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Curso Enfermagem.
Acadêmico do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro da Linha de Pesquisa Tecnologias Cuidativo-Educacionais na Infância e Adolescência do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde (LATICS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Cajazeiras).

Referências

ARAUJO, M.C.C. O autoconceito nos contexto familiar, social e escolar. 2002. 127 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Gruneand Stratton, 1963.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas e estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COELHO, V.A.; MARCHANTE, M.; SOUSA, V. O impacto dos programas atitude positiva sobre o autoconceito na infância e adolescência. Revista de Psicodidáctica, Leioa, v. 21, n. 2, p. 261-280, fev. 2016.

DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. 4ª edição. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.

MORAES, B. R. de; WEINMANN, A. de O. Notas sobre a história da adolescência: transformações e repetições. Estilos da Clínica, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 280-296, 2020. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v25i2p280-296. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160346. Acesso em: 12 mar. 2021.

SILVA, F. D., RODRIGUES, O. M. P. R., & LAURIS, J. R. P. Problemas comportamentais em crianças pré-escolares com fissura labiopalatina. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.25, n. 3, p. 1107-1122, set. 2017.

SKLAD. M. et al. Effectiveness of school-based universal social, emotional and behavioral programs: Do they enhance students’ development in the area of skill, behavior, and adjustment. Psychology in the Schools, 2013.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

VIEIRA-SANTOS, J; LIMA, D; SARTORI, R.M; P; W .SCHELINI, & M. MUNIZ. Inteligência Emocional: Revisão Internacional da Literatura. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 9, n. 2, p. 78-99, ago. 2018.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

VYGOTSKY, L.S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
CONCEIÇÃO MASSAGLI, S. C.; DA SILVA LOPES, F. P.; CORDEIRO DE SOUSA, P. R. APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL: ESPAÇO DE REFLEXÃO E TROCAS DE UM PROJETO EXTENCIONISTA UNIVERSITÁRIO PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA. Expressa Extensão, v. 26, n. 2, p. 367-376, 30 abr. 2021.