Projeto Reconecta UFRGS: Computadores Recondicionados para Estudantes de Baixa Renda
Resumo
O Projeto de Extensão Reconecta UFRGS foi criado para atender estudantes que não possuem condições de adquirir um computador para este período de ensino remoto adotado pela Universidade devido ao isolamento social necessário para o combate à pandemia da COVID-19. Computadores doados pela comunidade (pessoas físicas e jurídicas) são recondicionados e repassados diretamente aos estudantes. O recondicionamento dos equipamentos consiste no seu eventual conserto, atualização de memória e disco rígido, formatação e configuração adequada para o acompanhamento das aulas remotas. Cerca de 270 estudantes foram beneficiados pelo Reconecta até o início do semestre letivo 2020/2, em janeiro de 2021. Após a sua execução emergencial no ano de 2020, o Projeto está sendo reformulado para que se torne uma ação permanente, uma vez que a carência de equipamentos de informática da parte de uma parcela dos estudantes não é exclusiva apenas no período da pandemia, que apenas evidenciou, através do ensino remoto, uma realidade já vivida por muitos.Referências
OLIVEIRA, Camila Reis. Alternativas Tecnológicas para o Tratamento e Reciclagem do Lixo de Informática. (Trabalho de Conclusão do Curso de Química Industrial) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
ONU – Organização das Nações Unidas. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. http://www.agenda2030.com.br/. Acesso em 01/05/2021.
RODRIGUES, Eveline Araujo. Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEEs) em Instituições de Ensino Superior (IESs). (Mestrado Profissional em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ensino Remoto Emergencial (ERE), 2020. https://www.ufrgs.br/ensinoremoto/. Acesso em 01/05/2021.
WILLIAMS, Eric; KAHHAT, Ramzy; ALLENBY, Braden; KAVAZANJIAN, Edward; KIM, Junbeum; XU, Ming. “Environmental, Social, and Economic Implications of Global Reuse and Recycling of Personal Computers”, Environment Science and Technology, vol. 42, pp. 6446–6454, 2008.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.