I Mostra de pesquisa jurídica - ações afirmativas e produção científica: relato de uma ação extensionista voltada para a formação de sujeitos pesquisadores
Resumo
Este relatório apresenta as atividades da I Mostra de Pesquisa Jurídica - Ações Afirmativas e Produção Científica, realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, nos dias 10 e 11 de novembro de 2020. O objetivo central do evento foi a apresentação de trabalhos de pesquisa por estudantes beneficiados por ações afirmativas de ingresso no ensino superior, bem como o debate sobre os interesses de pesquisa, o incentivo para a realização de pesquisa e a divulgação dos trabalhos realizados por estes sujeitos pesquisadores. A mostra ocorreu de forma telepresencial em razão do cenário pandêmico da COVID-19. No primeiro dia, houve a Mesa de Abertura "Pintando o Direito de Povo: a (re)existência dos sujeitos na pesquisa jurídica". No segundo dia, aconteceram os encontros de oito Grupos Temáticos sobre áreas de pesquisa em Direito, que contaram com a apresentação de trabalhos. A experiência foi relatada dividindo-se em dois momentos: Metodologia (planejamento do evento de extensão, divulgação, ferramentas de execução e adequação às diretrizes de ação de extensão universitária) e Resultados (debates da Mesa de Abertura e dos Grupos Temáticos, descrição do público atingido e explicação dos registros realizados). O perfil do público atingido demonstra que o estímulo à produção científica de sujeitos contemplados por ações afirmativas potencializa a transformação na produção de conhecimento científico.Referências
BRASIL. Lei Nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 25 abr. 2021.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo
Horizonte: Nandyala, 2008.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013.
hooks, bell. O Feminismo é Para Todo Mundo: políticas arrebatadoras. São Paulo: Rosa dos Tempos, 2018.
LIMA, Márcia; CAMPOS, Luiz Augusto. APRESENTAÇÃO: INCLUSÃO RACIAL NO ENSINO SUPERIOR Impactos, consequências e desafios. DOSSIÊ RAÇA, DESIGUALDADES E POLÍTICAS DE INCLUSÃO. Novos estud. CEBRAP, São Paulo , v. 39, n. 2, p. 245-254, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/nec/v39n2/1980-5403-nec-39-02-245.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.
MARIALVA, Maria Elcineide de Albuquerque. PRONERA = política pública na educação de assentados (as) da reforma agrária. 2011. 169 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251097. Acesso em: 26 abr. 2021.
MOTT, Luiz. Piauí Colonial. População, economia e sociedade. 2ª Ed. Teresina: APL;
FUNDAC;DETRAN, 2010.
VANALI, Ana Crhistina; SILVA, Paulo Vinícius Baptista da. Ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu: análise da Universidade Federal do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 86-108, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000100086&tlng=pt. Acesso em: 25 abr. 2021.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.