Retenção e evasão dos (as) estudantes indígenas e quilombolas na Universidade Federal de Pelotas: desafios para as políticas de permanência

  • Vini Silva Rabassa da Silva Universidade Católica de Pelotas
  • Janaina da Silva Guerra Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: indígenas, quilombolas, ações afirmativas, retenção e evasão, permanência estudantil., extensão

Resumo

Um estudo preliminar sobre a situação acadêmica de estudantes indígenas e quilombolas, que ingressaram por meio da política de ações afirmativas entre os anos de 2013 a 2020, e que estão incluídos nos programas de permanência da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), expõe uma situação preocupante. Com a realização de uma problematização dos resultados obtidos, e a apresentação de algumas referências teóricas para uma política de permanência estudantil na Universidade, este artigo aponta para a necessidade de um maior aprofundamento sobre as determinações que incidem na retenção e evasão dos (as) estudantes, a fim de contribuir tanto para o aperfeiçoamento da política de permanência, como para justificar a necessidade de manutenção da política de cotas para estudantes indígenas e quilombolas. 

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Biografia do Autor

Vini Silva Rabassa da Silva, Universidade Católica de Pelotas
Professora Adjunto 4 do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Mestra e Doutora em Serviço Social pela PUC-RS.
Janaina da Silva Guerra, Universidade Católica de Pelotas
Assistente Social lotada no Núcleo de Serviço Social da Pró-Reitoria de Assusntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas, Mestra em Política Social e doutoranda em Política Social e Direitos Humanos pela Univedrsidade Católica de Pelotas.

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Publicado
2021-08-30
Como Citar
RABASSA DA SILVA, V. S.; GUERRA, J. DA S. Retenção e evasão dos (as) estudantes indígenas e quilombolas na Universidade Federal de Pelotas: desafios para as políticas de permanência. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 69-80, 30 ago. 2021.