Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade

Palavras-chave: Pedagogia, cotas, ações afirmativas, inclusão, democratização., extensão

Resumo

As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013.  Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.

Biografia do Autor

Lorena Almeida Gill, Universidade Federal de Pelotas
Lorena Almeida Gill, e-mail para contato: lorenaalmeidagill@gmail.com. Professora Titular do Departamento de História, do Instituto de Ciências Humanas, UFPel. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tutora do PET Diversidade e Tolerância. Endereço profissional: Rua Alberto Rosa, 154, sala 250, Pelotas, RS, Brasil.
Nicéia Silva Mendes, Universidade Federal de Pelotas
Estudante de pedagogia na Universidade Federal de Pelotas. Bolsista no Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância. E-mail: niceiamendes2@hotmail.com

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Publicado
2021-08-30
Como Citar
GILL, L. A.; MENDES, N. S. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, 30 ago. 2021.