Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade
Resumo
As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.Referências
CASTEL, Robert. A insegurança social: o que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.
COSTA. Andreia Lopes; PICANÇO. Felícia. Para além do acesso e a inclusão: Impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no Ensino Superior. Novos Estud. Cebrap. São Paulo. v39n02. 281-306. MAI.-AGO. 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002020000200281&lang=pt> Acesso em: 12/04/2021.
FELICETTI, Vera; MOROSINI, Marília. Equidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 9-24, jan./mar. 2009. https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v17n62/a02v1762.pdf Acesso em 2 de maio de 2021.
GUARNIERI. Fernanda Vieira; SILVA. Lucy Leal Melo. Cotas Universitárias no Brasil: Análise de uma década de produção científica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, nº 2, p. 183-193, Maio/Agosto. 2017. Disponível em:<https://www.scielo.br/pdf/pee/v21n2/2175-3539-pee-21-02-00183.pdf. Acesso em: 16 de setembro de 2020.
JÚNIOR. João Feres; CAMPOS, Luiz Augusto; DAFLON, Verônica Toste; VENTURINI, Anna Carolina. Ação afirmativa: conceito, história e debates. Editora EDUERJ, 2018. http://books.scielo.org/id/2mvbb/pdf/feres-9786599036477.pdf Acesso em 15 de maio de 2021.
LANGHANZ, Milena; GILL, Lorena. Os desafios dos estudantes trabalhadores da UFPel (2019-2020). Dialogia. São Paulo, n. 36, p. 581-594, set/dez. 2020. https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18188/8734 Acesso em 5 de maio de 2020.
NORONHA, Eduardo. “Informal”, ilegal, injusto: Percepções do mercado de trabalho no Brasil. RBCS, Vol. 18 nº. 53, p. 111- 129, outubro/2003 disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v18n53/18081.pdf Acesso em: 21/09/2020.
NUNES, Morgana. Saúde dos universitários(as). Conectando saberes. 2019. p.2. Disponível em:<https://www.facebook.com/petdiversidadetolerancia/photos/a.864728486996035/1673172409484968/?type=3&theater> Acesso em: 21/04/2021.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. PNAD Educação 2019. Disponível em:< https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/89ec0c1b18b88b2e1b5ad7123becb548.pdf> Acesso em: 10/05/2021.
Pró Reitoria de Assuntos Estudantis. Disponível em: PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis » Início(ufpel.edu.br)> Acesso em: 21/04/2021.
SAWAIA, Bader (Org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ, 2001.
SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educação & Sociedade. Volume 31, n. 113, p. 1223- 1245. Campinas, Out/Dez. 2010. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400010 Acesso em 3 de maio de 2020.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.