Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais
Resumo
A educação foi uma área afetada pela pandemia da COVID-19, pois ocorreu uma mudança de cenário, havendo mudanças do formato presencial para o virtual, No entanto, são admiráveis os exemplos de grupos que conseguiram se adaptar e prosseguir. A disciplina de Ações Integradas em Odontologia II tem como objetivo a extensão universitária voltada ao público-alvo adolescente, em tempos de Covid-19 teve que se adaptar em ambos os formatos (virtual e presencial). A retomada presencial contou com criteriosos protocolos de biossgurança para que pudessem garantir a segurança e a continuidade do aprendizado dos estudantes matriculados. Este relato busca mostrar o método de estudo desenvolvido de forma remota, assim como a volta gradual às aulas práticas.Referências
BARDAGI, MP, HUTZ, CS. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. Psico, 43(2), 2012. Disponível em: Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária | Psico
BISCARDE, DGS, PEREIRA-SANTOS, MS, Bittencourt, L. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 18(48):177-186; 2014. Disponível em: Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo Acesso em 29 Agosto 2020.
CAREL, Henvil; RATCLIFFE, Matthew; FROESE, Tom. Reflecting on experiences of social distancing.The lancet. Vol 396. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31485-9/fulltext Acesso em: 11 de setembro de 2020
DAVALOS DAVALOS, Andrés; LOPEZ TORRES, Francisco. Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica. Cir. plást. iberolatinoam., Madrid , v. 46, n. 2, p. 121-124, jun. 2020 . Disponível em: Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica Acesso em 11 de setembro de 2020. Epub 17-Ago-2020. http://dx.doi.org/10.4321/s0376-78922020000300002.
NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. GENOGRAMA E ECOMAPA: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 23(1), p. 211-20, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v23n1/pt_0104-0707-tce-23-01-00211.pdf. Acesso em 16 de maio de 2021.
NEPOMUCENO, C. C.; JERÔNYMO, A. C. DE O.; FERNANDES, B. M.; FREITAS, S. C. DE. Cuidar por meio da educação: a extensão universitária e a promoção da saúde de adolescentes e jovens. Revista Em Extensão, v. 12, n. 1, 19 jul. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20851 Acessado em 16 de maio de 2021.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.