Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais

Palavras-chave: COVID-19, serviços de saúde em universidades, odontologia comunitária., extensão

Resumo

A educação foi uma área afetada pela pandemia da COVID-19, pois ocorreu uma mudança de cenário, havendo mudanças do formato presencial para o virtual, No entanto, são admiráveis os exemplos de grupos que conseguiram se adaptar e prosseguir. A disciplina de Ações Integradas em Odontologia II tem como objetivo a extensão universitária voltada ao público-alvo adolescente, em tempos de Covid-19 teve que se adaptar em ambos os formatos (virtual e presencial). A retomada presencial contou com criteriosos protocolos de biossgurança para que pudessem garantir a segurança e a continuidade do aprendizado dos estudantes matriculados. Este relato busca mostrar o método de estudo desenvolvido de forma remota, assim como a volta gradual às aulas práticas.

Biografia do Autor

Lenise Menezes Seerig, UFN
Doutora em Epidemiologia e Professora do Curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN)
Náthali Rieder Schmitt, UFN
Graduanda em Odontologia na Universidade Franciscana (UFN)
Alana Guedes Alvez, UFN
Graduanda em Odontologia na Universidade Franciscana (UFN)
Aline Kruger Batista, UFN
Mestre em Ciências Odontológicas com Ênfase em Saúde Coletiva e Professora no Curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN)

Referências

BARDAGI, MP, HUTZ, CS. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. Psico, 43(2), 2012. Disponível em: Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária | Psico

BISCARDE, DGS, PEREIRA-SANTOS, MS, Bittencourt, L. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 18(48):177-186; 2014. Disponível em: Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo Acesso em 29 Agosto 2020.

CAREL, Henvil; RATCLIFFE, Matthew; FROESE, Tom. Reflecting on experiences of social distancing.The lancet. Vol 396. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31485-9/fulltext Acesso em: 11 de setembro de 2020

DAVALOS DAVALOS, Andrés; LOPEZ TORRES, Francisco. Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica. Cir. plást. iberolatinoam., Madrid , v. 46, n. 2, p. 121-124, jun. 2020 . Disponível em: Impacto de la COVID-19 en la formación de residentes de Cirugía Plástica Acesso em 11 de setembro de 2020. Epub 17-Ago-2020. http://dx.doi.org/10.4321/s0376-78922020000300002.

NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. GENOGRAMA E ECOMAPA: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRA. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 23(1), p. 211-20, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v23n1/pt_0104-0707-tce-23-01-00211.pdf. Acesso em 16 de maio de 2021.

NEPOMUCENO, C. C.; JERÔNYMO, A. C. DE O.; FERNANDES, B. M.; FREITAS, S. C. DE. Cuidar por meio da educação: a extensão universitária e a promoção da saúde de adolescentes e jovens. Revista Em Extensão, v. 12, n. 1, 19 jul. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20851 Acessado em 16 de maio de 2021.

Publicado
2021-08-30
Como Citar
SEERIG, L. M.; SCHMITT, N. R.; ALVEZ, A. G.; BATISTA, A. K. Ações extensionistas na pandemia: experiência remota e retorno às atividades presenciais. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 150-155, 30 ago. 2021.
Seção
Relatórios