Interculturalidade como espaço de construção de relações interétnicas decoloniais: reflexões a partir de projeto de extensão em escolas públicas

Palavras-chave: povos indígenas, interculturalidade, relações interétnicas decoloniais, projeto de extensão em escolas públicas., extensão

Resumo

O Brasil, historicamente, se constituiu sobre a escravidão indígena e de africanos e afro-brasileiros, o que gerou uma sociedade racista e extremamente desigual. A luta dos povos indígenas e de escravos africanos pela liberdade nunca deixou de existir, apesar da crueldade imposta a estes povos pelo sistema colonial e neocolonial. A experiência de realizar um projeto de extensão enfocando a história indígena em escolas da rede pública do município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Brasil, concretizando os objetivos da Lei 11.645, de março de 2008, vem demonstrando que é possível envolver crianças e jovens numa nova abordagem dessa realidade histórica, principalmente quando se abre a oportunidade de ouvir nas salas de aula estudantes universitários e lideranças indígenas que falam de suas histórias e culturas, a partir de um diálogo criativo e desafiador.  Docentes de escolas públicas igualmente estão envolvidos em um processo de formação continuada que lhes habilita a darem continuidade aos temas abordados, conforme preveem os projetos pedagógicos dos cursos. A abordagem teórica deste artigo faz referência aos estudos decoloniais e interculturais.

Biografia do Autor

Lori Altmann, UFPel
Departamento de Antropologia e Arqueologia, área Etnologia Ameríndia
Roberto Ervino Zwetsch, Programa de Pós Graduação em Teologia das Faculdades EST
Mestre em Teologia (Fac. N.Srª. de Assunção/SP) e doutor em Teologia (PPG em Teologia das Fac. EST), professor pesquisador do Programa de Pós Graduação em Teologia das Faculdades EST, Grupo de Pesquisa: Identidade Étnica e Interculturalidade, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

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Publicado
2021-08-30
Como Citar
ALTMANN, L.; ZWETSCH, R. E. Interculturalidade como espaço de construção de relações interétnicas decoloniais: reflexões a partir de projeto de extensão em escolas públicas. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 93-103, 30 ago. 2021.