Contribuição do grupo de estudos em ruminantes domésticos durante a pandemia de Covid-19

Palavras-chave: coronavírus, buiatria, distanciamento social.

Resumo

O período de pandemia de COVID-19 mudou completamente a forma de relacionamento, não sendo diferente com as instituições de ensino e grupos de estudos, que necessitaram interromper suas atividades presenciais, como medida de controle da transmissão da doença. Nesse contexto, o Grupo de Estudos em Ruminantes Domésticos-GERD da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco idealizou atividades de extensão que pudessem evitar ou diminuir transtornos provocados pelo ócio e distanciamento social imposto aos acadêmicos e profissionais, devido às mudanças na rotina e hábitos dos discentes, problemas de origem afetiva e pós-traumáticos.  O ciclo de palestras compreendeu videoconferências com diversos profissionais do país, nas áreas de clínica, cirurgia, produção e reprodução de ruminantes.  Objetivou-se com o relato de experiência descrever as atividades do GERD, como ferramenta na disseminação de saberes durante o período de pandemia. Realizou-se ciclo de palestras online, com ocorrência quinzenal, o qual foi divulgado através de redes sociais utilizando-se   Google Forms para inscrição e videoconferência (StreamYard e YouTube) para transmissão das palestras. Foram realizadas catorze palestras em que participaram 1.497 ouvintes, entre eles graduandos, pós-graduandos e profissionais do Brasil e países vizinhos. A contribuição das atividades do GERD na pandemia, apesar de modificada em sua essência, trouxe atualizações acadêmicas aos discentes participantes do grupo e ouvintes de suas palestras, desenvolvendo em seus integrantes um instinto cívico de ajuda ao próximo, reduzindo a desocupação e consequentemente a susceptibilidade à distúrbios emocionais em uma parcela da população particularmente susceptível, como a classe veterinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Fontes Baptista Filho, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Professor Doutor - Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Animais de Produção - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.
Karine Cosme Rocha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Discente de graduação em medicina veterinária - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.
Isabela Lira Carreiro, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Mestranda - Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Animais de Produção da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.
Luana Vieira Cruz, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Discente de graduação em medicina veterinária - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.
Ananda Daniele Nunes da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Discente de graduação em medicina veterinária - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.
Taciana Rabelo Ramalho Ramos, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
Professora Doutora - Curso de Medicina Veterinária - Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - Avenida Bom Pastor, s/n.º, Bairro Boa Vista - CEP: 55292-270 - Garanhuns - PE.

Referências

AQUINO, E. M.; SILVEIRA, I. H.; PESCARINI, J. M.; AQUINO, R.; SOUZA-FILHO, J. A. D. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, p. 2423-2446, 2020.

BISPO, M. Estudos baseados em prática: conceitos, história e perspectivas. Revista interdisciplinar de gestão social, v. 2, n. 1, 2013.

CHILD, The Lancet. Pandemic school closures: risks and opportunities. The Lancet. Child & Adolescent Health, v. 4, n. 5, p. 341, 2020.

CORCINI, C. D.; MENDONÇA, F. R.; ZANIN, M.; KOMNINOU, E. R.; VARELA JUNIOR, A. S. Interação com a comunidade de médicos veterinários por meio da extensão em tempos de distanciamento físico durante a pandemia por Covid-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 206-214, 2021.

MELO, F. P. Reterritorialização do espaço agrário pernambucano, a partir de políticas públicas governamentais em Garanhuns-PE: erradicação do café e implantação da bacia leiteira. Boletim DATALUTA – Artigo do mês: junho. 2015.

DUQUE, J. C.; BRONDANI, J. T.; LUNA, S. P. L. Estresse e pós-graduação em Medicina Veterinária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, n. 3, p. 134-149, 2005.

FERREIRA, V.; MORAIS, A. C. L.; CARPES, F. P. A inserção na iniciação científica em tempos de pandemia: um relato de experiência. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 1, 2020.

GIALLONARDO, V.; SAMPOGNA, G.; DEL VECCHIO, V.; LUCIANO, M.; ALBERT, U.; CARMASSI, C.; CARRÀ, G.; CIRULLI, F.; DELL´OSSO, B.; NANNI, M. G.; POMPILI, M.; SANI, G.; TORTORELLA, A.; VOLPE, U.; FIORILLO, A. The impact of quarantine and physical distancing following COVID-19 on mental health: study protocol of a multicentric Italian population trial. Frontiers in Psychiatry, v. 11, p. 533, 2020.

KILLINGER, S. L.; FLANAGAN, S.; CASTINE, E.; HOWARD, K. A. Stress and depression among veterinary medical students. Journal of veterinary medical education, v. 44, n. 1, p. 3-8, 2017.

LANE, E. A. Problem-based learning in veterinary education. Journal of Veterinary Medical Education, v. 35, n. 4, p. 631-636, 2008.

MARTINS, M. F. M.; BONDAN, E. F. A Mulher na Medicina Veterinária. Revista Pluri, v. 1, n. 1, p. 31-38, 2019.

OLIVEIRA FILHO, B. D.; SANTOS, F. L.; MONDADORI, R. G. O ensino da Medicina Veterinária: realidade atual e perspectivas. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária, v.15, p.69-72, 2009.

PINHEIRO, G. D. A.; LUNA, G. I.; DOS SANTOS, R. A. C.; PIMENTEL, S. F. P.; VARÃO, A. C. Estresse percebido durante período de distanciamento social: diferenças entre sexo. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 10470-10486, 2020.

READ, J. M.; BRIDGEN, J. R.; CUMMINGS, D. A.; HO, A.; JEWELL, C. P. Novel coronavirus 2019-nCoV: early estimation of epidemiological parameters and epidemic predictions. MedRxiv, 2020. https://doi.org/10.1101/2020.01.23.20018549.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020.

SANTOS, F. A. L.; OLIVEIRA, T. M.; BITU, V. C. N.; PITA NETO, I. C. Fatores associados ao estresse em universitários. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e495985996, 2020a.

SANTOS, F. A. L.; OLIVEIRA, T. M.; BITU, V. D. C. N.; PITA NETO, I. C. Relação entre estratégias de ensino, participação em grupos de estudo e aprendizagem em acadêmicos do Ensino Superior. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e495985996-e495985996, 2020b.

SCALABRIN, A. M. M. O.; MUSSATO, S. Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática. Revista De Educação Matemática, v. 17, p. e020051-e020051, 2020.

SILVA, H. G. N.; SANTOS, L. E. S. D.; OLIVEIRA, A. K. S. D. Efeitos da pandemia do novo Coronavírus na saúde mental de indivíduos e coletividades. Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, p. 20104007-20104007, 2020.

WOLF, L. R.; NUNES, B. P.; GARCIA, R.C. M. A importância do acompanhamento psicológico a médicos veterinários residentes. Archives of Veterinary Science, v. 15, n. 5, p. 39, 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Mask use in the context of COVID-19: Interim guidance, 1 December, 2020. Geneva: WHO; 2020.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
BAPTISTA FILHO, L. C. F.; ROCHA, K. C.; CARREIRO, I. L.; CRUZ, L. V.; SILVA, A. D. N. DA; RAMOS, T. R. R. Contribuição do grupo de estudos em ruminantes domésticos durante a pandemia de Covid-19. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 137-147, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios