Educação ambiental no âmbito da gestão de resíduos: estudo em uma escola
Resumo
Neste artigo procurou-se mostrar diversas práticas pedagógicas voltadas para a Educação Ambiental, realizadas com os sextos anos do Colégio Marista Graças. Fundamentando-se na utilização de uma metodologia que pudesse atingir os estudantes promovendo uma sensibilização para uma possível mudança de hábitos. Foram realizadas diversas práticas atreladas ao excesso de consumo que acaba gerando muitos resíduos, para que concomitante a isso começasse a ver uma consciência ambiental por parte de todos que frequentam o colégio. Buscando responder a situação-problema que norteou o projeto: Como conseguir a diminuição dos resíduos sólidos no Colégio Marista Graças através da Educação Ambiental?; foram realizadas diversas ações pelos estudantes, desde reflexões, debates, bem como atividades de inserção da consciência ambiental para um cuidado ao nosso planeta. Com relação as ações executadas, comprovou-se a eficácia e importância de se trabalhar a Educação Ambiental no âmbito escolar, como formação do indivíduo e a sociedade de uma forma geral. Este tema é de grande importância, pois o planeta vem vivendo consequências preocupantes diante de tal destruição. A Educação Ambiental é uma solução na formação do estudante, capaz de entender a problemática atual do meio ambiente e de realizar atos que contribuam a favor de um planeta mais sustentável.Downloads
Referências
COUSIN, C. D. S. Pertencer ao navegar, agir e narrar: a formação de educadores ambientais. Rio Grande: Universidade Federal do Rio Grande, 2010. Tese de Doutorado. Programa De Pós-Graduação Em Educação Ambiental.
GOMES, D. V. Educação para o consumo ético e sustentável. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 18-31, 2006.
LAMPERT, E. Pós-modernidade e educação. In: LAMPERT, E. Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico?: por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
PINHEIRO, N. F. S.; ROCHA, A. P.; GAMA, E. P.; LIMA, R. S.; RODRIGUES, A. C. R.; PACHECO, F. A. M. Percepção ambiental: uma análise sobre a política do 3 R's em um colégio estadual na cidade de Palmas- TO. [2011] Disponível em: http://www.catolicato.edu.br/portal/portal/downloads/docs_gestaoambiental/projetos2011-1/1periodo/Uma_analise_sobre_a_politica_dos_3Rs_em_um_colegio_estadual_na_cidad%20de_Palmas-TO.pdf. Acesso em 26 jul. 2021.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
SILVA N; SANTOS E.; DOMINGOS P. Educação ambiental no ensino fundamental: praticando a pedagogia dos 3 R’s. Revista Educação Ambiental em Ação, v. 38, n. 1, p. 1-12, 2018.
SAÚVE, L. Viver juntos em nossa terra: Desafios contemporâneos da Educação Ambiental. Revista Contrapontos, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.