As oportunidades do ensino remoto para superar os desafios da pandemia: relato das atividades do projeto de extensão “alimentação saudável” em 2020

  • Carla Rosane Barboza Mendonça CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina Feksa Frasson Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas da Silva Barboza CCQFA – Universidade Federal de Pelotas
  • Caroline Dellinghausen Borges CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Cassandra Dalle Mulle Santos Centro de Saúde – Centro Universitário da Serra Gaúcha; CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Valesca Rodriguez Alicieo Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: frutas, hortaliças, hábitos alimentares, saúde, ensino fundamental, pré-escola.

Resumo

A alimentação equilibrada está envolvida com o desenvolvimento adequado de crianças, melhor resposta imune, menor risco de desenvolvimento de doenças e maior expectativa de vida. Considerando esses aspectos relevantes, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do projeto de extensão “Alimentação saudável: vamos praticar?”, realizado com as crianças da pré-escola e do 4º ano do ensino fundamental, do Colégio São José – Pelotas, relatando as oportunidades proporcionadas pelo sistema remoto, no ano de 2020. Para a execução das atividades foram realizados 4 “encontros” virtuais com as turmas de 4º ano do ensino fundamental, além da produção de um vídeo e um “encontro” com as turmas do Pré 1. Com o 4º ano, foram trabalhados os aspectos relacionados aos malefícios de uma dieta inadequada e a importância nutricional dos vegetais; as alterações nos alimentos e a importância da higiene, tanto de alimentos como na proteção do coronavírus. O vídeo para o Pré 1 versou sobre os benefícios da alimentação saudável; e no momento on-line, foi trabalhada a forma de higienizar os vegetais, além do preparo de frutas em formatos divertidos. Ao final das atividades, foi solicitada a avaliação dos discentes do 4º ano e professoras do Pré 1. Verificou-se boa aceitação das crianças, o que tornou a experiência produtiva e interessante. O resultado da avaliação foi muito positivo, demonstrando efeitos importantes na conscientização dos educandos. Além de viabilizar com segurança as atividades de extensão, o ensino remoto mostrou a vantagem de possibilitar a participação das famílias, mesmo que de forma indireta.

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Biografia do Autor

Carla Rosane Barboza Mendonça, CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Química, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Sabrina Feksa Frasson, Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos - Universidade Federal de Pelotas
Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos
Lucas da Silva Barboza, CCQFA – Universidade Federal de Pelotas
Graduando em Química de Alimentos – Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos 
Caroline Dellinghausen Borges, CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Biotecnologia Agrícola, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos 
Cassandra Dalle Mulle Santos, Centro de Saúde – Centro Universitário da Serra Gaúcha; CCQFA - Universidade Federal de Pelotas
Professora, Doutora em Engenharia Química, Discente da Pós Graduação em Ciência dos Alimentos – Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos 
Tatiana Valesca Rodriguez Alicieo, Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – Universidade Federal de Pelotas.
Professora, Doutora em Engenharia Química,  Centro de Ciências, Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
MENDONÇA, C. R. B.; FRASSON, S. F.; BARBOZA, L. DA S.; BORGES, C. D.; SANTOS, C. D. M.; ALICIEO, T. V. R. As oportunidades do ensino remoto para superar os desafios da pandemia: relato das atividades do projeto de extensão “alimentação saudável” em 2020. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 161-172, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios