Educação em saúde para enfrentamento dos impactos da pandemia na saúde mental da equipe de enfermagem

  • Renata Marques de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Carolina de Oliveira Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Letícia Marcella Cordeiro Soares Geraldo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabela Carolina de Paula Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elisângela Alves de Andrade Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliane de Carvalho Mendes Universidade Federal de Mina Gerais
Palavras-chave: pandemia, educação em saúde, enfermagem.

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem ocasionado sobrecarga de trabalho nos profissionais de saúde, principalmente na equipe de enfermagem, com consequências para a saúde mental desses profissionais. Dessa forma, a educação em saúde pode atuar como uma aliada para o enfrentamento das consequências da pandemia o que tange a saúde mental dos profissionais da saúde. Objetivou-se relatar a experiência de discentes de graduação em Enfermagem, de uma universidade federal, no planejamento e na implementação de ações de educação em saúde com profissionais de enfermagem que atuam em leitos de terapia intensiva no contexto da pandemia da Covid-19. Essa ação educativa, inicialmente, foi proposta pela disciplina Capacitação Pedagógica e, posteriormente, aliada ao projeto de extensão “Saúde Mental no Hospital das Clínicas da UFMG”. Essa foi uma ação educativa planejada e implementada, no período de janeiro a maio de 2021, por quatro discentes, uma docente da Escola de Enfermagem e uma enfermeira do setor alvo, por meio do desenvolvimento de dois informativos e de seis vídeos disponibilizados por meios virtuais, devido às condições de distanciamento social. Conclui-se que a implementação de ações educativas, no que se refere à saúde mental dos profissionais de enfermagem, se mostra necessária e pode contribuir para uma melhora na qualidade dos serviços prestados.

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Biografia do Autor

Renata Marques de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Ana Carolina de Oliveira Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG) e Enfermeira do Hospital das Clínicas da UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Letícia Marcella Cordeiro Soares Geraldo, Universidade Federal de Minas Gerais
Acadêmica do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Isabela Carolina de Paula Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Acadêmica do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Elisângela Alves de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais
Acadêmica do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Juliane de Carvalho Mendes, Universidade Federal de Mina Gerais
Acadêmica do curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Saúde, AV. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, CEP 30130-100, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
OLIVEIRA, R. M. DE; PAIVA, A. C. DE O.; GERALDO, L. M. C. S.; OLIVEIRA, I. C. DE P.; ANDRADE, E. A. DE; MENDES, J. DE C. Educação em saúde para enfrentamento dos impactos da pandemia na saúde mental da equipe de enfermagem. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 31-46, 29 dez. 2021.