As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional

  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos University Federal of Pelotas - UFPel
  • Eduarda Vieira de Souza University Federal of Pelotas - UFPel
  • Letícia Leal Moreira University Federal of Pelotas - UFPel
  • João Victor Moreira Mota University Federal of Pelotas - UFPel
Palavras-chave: extensão universitária, redes sociais, qualificação educacional.

Resumo

O artigo busca apresentar as atividades de análise e aprimoramento do perfil @projetotransfere nas redes sociais em uma ação de colaboração dos participantes dos projetos de extensão Transfere e TICs, vinculados à UFPel. As ações foram desenvolvidas a partir da confecção e publicação de materiais para os perfis do Facebook e Instagram, como forma virtual de mediar ações de extensão universitária. Os temas centrais foram Ciências, Química e a rotina dos estudantes. As publicações foram diferenciadas em: “Um cientista, sua história...”, “Química no cotidiano”, “Curiosidades de química”, “QuíDica Enem”, “Listas”, “Memes” e “Quiz”. À medida que as publicações diárias ocorriam, processos de aperfeiçoamento eram necessários para adequação ao público e às redes sociais. Assim, analisar o processo de reorganização das ações extensionistas fazendo uso das redes sociais como importante mediador virtual, bem como a compreensão de seu gerenciamento, mostrou relevante indicativo de qualificação educacional do público e, também, dos graduandos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, University Federal of Pelotas - UFPel
Professora Associada no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas. Farmacêutica, Mestre e Doutora em Química Inorgânica.
Eduarda Vieira de Souza, University Federal of Pelotas - UFPel
Graduanda no Curso de Licenciatura em Química do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Letícia Leal Moreira, University Federal of Pelotas - UFPel
Graduanda no Curso de Licenciatura em Química do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
João Victor Moreira Mota, University Federal of Pelotas - UFPel
Graduando no Curso de Cinema de Animação do Centro de Artes Visuais (CA), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Referências

BRANCO, S. Fake News e os caminhos para fora da bolha. Interesse Nacional, São Paulo, v. 38, n. 10, p. 51-61, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4758. Acesso em 05 junho 2021.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 1. Ed. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

BOYD, D. M.; ELLISON, N. B. Social Network Sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, p. 210-230, 2007. http://dx.doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x.

CARR, N. O que a internet está fazendo com os nossos cérebros – A geração superficial. 1. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CRARY, J. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. 1. Ed. São Paulo: Ubu, 2016.

DAWKINS, R. O gene egoísta. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DEUS, S. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Editora Pre-Ufsm, 2020. E- book. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/EBOOK_-_Sandra_de_Deus_-_Extensao_Universitaria.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: Fundamentos e Métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

EPSTEIN, D. Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas. 1. Ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020.

FERREIRA, V. et al. Relatório de Engajamento: facebook e instagram 2021. Brasil: Mlabs, 2021. Color. Disponível em: https://bit.ly/3eDZdC3. Acesso em: 20 julho 2021.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FORPROEX. Plano Nacional de Extensão Universitária. Brasil, 2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 8. Ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014.

FURLAN, B.; MARINHO, B. Redes sociais corporativas. Instituto Desenvolve TI: cursos para capacitação digital, 2013, E-book. Disponível em: https://docplayer.com.br/5070609-Por-bruna-furlan-e-bruno-marinho-uma-publicacao.html . Acesso em: 06 junho 2021.

GUTIERREZ, L. L. P.; COELHO, D. F.; BARSCHAK, A. G. COVID-19 e uma nova era: reflexões sobre o uso das mídias sociais na extensão universitária. In: GUTIERREZ, L. L. P.; BARSCHAK, A. G. (org.). Extensão universitária da UFCSPA: mídias sociais e covid-19. Coleção UFCSPA - Ciência, Humanidades e Covid-19. Porto Alegre: Ed. da UFCSPA, 2020. p. 20-33. Disponível em: https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/editora-da-ufcspa/obras-publicadas. Acesso em: 06 junho 2021.

HARARI, Y. N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KEMP, S. Digital 2021: global overview report. New York: We Are Social, 2021. Color. Disponível em: https://wearesocial.com/digital-2021. Acesso em: 20 julho 2021.

KOEHLER, C.; CARVALHO, M. J. S.; FRANCO, S. R. K. Interação social em rede e nas redes sociais na internet: reflexões para uma educação em rede. In: XX Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE 2015). [Anais]. 2015. Disponível em: http://www.tise.cl/volumen11/TISE2015/713-718.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.

KOOPMANS, R. Movements and media: selection processes and evolutionary dynamics in the public sphere. Theory And Society, v. 33, n. 3/4, p. 367-391, 2004. http://dx.doi.org/10.1023/b:ryso.0000038603.34963.de.

LAMPE, L; SANTOS, A. J. R. W. A. dos; SANGIOGO, F. A. Elementos da tabela periódica e modelo de Bohr com base na abordagem dos três momentos pedagógicos. In: BARBOSA, F. C.(org.). Desafios da Educação Brasileira: desafios e perspectivas;

Ed. Piracanjuba-GO:Conhecimento Livre, p. 63-78, 2020. Disponível em: doi:10.37423/200200283

LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; ARROIO, A. Conhecimento, sistema de inovação e desenvolvimento. 1. Ed. Rio de Janeiro: UFRJ; Contraponto, 2005.

LEMOS, A. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 4, n. 6, p. 21-31, abr. 2008. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.1997.6.2960.

LEONIDIO, L. F. S. História do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das instituições públicas de educação superior brasileiras- FORPROEX (1987-2012). 2017. 183 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25316/1/TESE%20Luciano%20Fl%c3%a1vio%20da%20Silva%20Leon%c3%addio.pdf. Acesso em: 25 maio 2021.

MARINS, A. L. M. O impacto do marketing digital na gestão da marca de uma microempresa. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Engenharia de Produção) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5989/1/TCC%20ANA%20LETICIA.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.

MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 14, n. 41, p. 269-393, 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006

MORENO, E. L.; HEIDELMANN, S. P. Recursos instrucionais inovadores para o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 39, n. 1, p. 12-18, 2017. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160055

MOTA, J. V. M.; SANTOS, A. J. R. W. A. A elaboração de uma identidade comunicacional no Instagram para o projeto Transfere. In: VII Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 7., 2020, Pelotas. [Anais]. Pelotas, 2020. p. 253-257. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2020/12/Tema-1.pdf. Acesso em: 06 junho 2021.

NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 05 junho 2021.

RECUERO, R. C. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia.

Conexões nas Redes Midiáticas. Revista FAMECOS, n. 32, p. 23 - 31, 2007. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3411

SANTOS, A. J. R. W. A. dos et al. Mediação de experiências e aprendizados associados à cultura em química em escolas de ensino médio. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 20-31, 2020. Disponível em: doi.org10.15210ee.v25i3.17991

SANTOS, A. J. R. W. A. dos et al. Plataforma digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem de ciências In: NÓBREGA, D. S.; SANTOS, L. F. dos. Ciências em ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de Ciências. 1. Ed. Guarujá-SP: Científica Digital, p. 95-114, 2021 Disponível em: doi/10.37885/210303640

SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K. T. Extensão Universitária e Formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087

SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, 2004, Belo Horizonte. [Anais]. Belo Horizonte: Furb, 2004. p. 1-6. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

SECOM. Secretaria de Comunicação Social Brasileira. Manual de orientação para atuação em mídias sociais: Identificação padrão de comunicação digital do poder executivo federal. Brasília: Poder Executivo Federal. 2014. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/centrais-de-conteudo/manuais/manual-de-redes-sociais-idg.pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.

SILVA, A. M. C.; PENHA, N. R.; GONÇALVES, J. P. Extensão universitária e formação docente: contribuições de um projeto de extensão para estudantes de pedagogia. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 74-86, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1192 Acesso: 05 jun. 2021.

STRUNCK, G. L. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. 4. Ed. Rio de Janeiro: Books, 2012.

TONET, I. Método Científico: uma abordagem ontológica. 1. Ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TORRES, C. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1. Ed. São Paulo: Novatec, 2009.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
SANTOS, A. J. R. W. A. DOS; SOUZA, E. V. DE; MOREIRA, L. L.; MOTA, J. V. M. As redes sociais aliadas à extensão universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 29 dez. 2021.