Produção de materiais digitais para divulgação científica da secagem da madeira
Resumo
A secagem é uma etapa determinante no processo de industrialização da madeira, exige muito critério e demanda o emprego de procedimentos técnico científicos. Muitas vezes, principalmente, micro e pequenas empresas que atuam no setor não adotam estes procedimentos, realizando o processo de secagem de forma inadequada. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi a produção de materiais digitais (informes técnicos e podcast) para divulgação científica da secagem da madeira. Os informes técnicos foram elaborados a partir da definição da temática, considerando demandas e anseios do setor. O podcast foi estruturado em episódios com entrevistas de professores e pesquisadores da área. As gravações ocorreram na Webconf da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os áudios foram tratados e editados em programas livres e hospedados em plataformas livres. Foram produzidos dois informes técnicos e dezesseis episódios do podcast. Os materiais foram divulgados para empresas e associações do setor a partir de e-mails e disponibilizados no site do Laboratório de Secagem da Madeira (LASEMA) da UFPel. Materiais digitais como informes técnicos e podcasts, cada vez mais ganham importância, sendo promissoras ferramentas da divulgação científica no setor produtivo.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCASTERS – Abpod. Podpesquisa 2019 – 2020: Análise & Resultados. Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-2019-Resultados.pdf. Acesso em: 10 de set. 2021.
CONCEIÇÃO, V.A.S.; CHAGAS, A.M. O pesquisador e a divulgação científica em contexto de cibercultura e inteligência artificial. Acta Scientiarum, v. 42, e52879, 2020.
DE GRANDI, M.L.; et al. Divulgação científica em formatos radiofônicos: a experiência da revista Ciência Rural no contexto pandêmico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43, Virtual, 1º-10 dez. 2020. Anais [...]. Virtual: Intercom, 2020.
GALVÃO, A.P.M.; JANKOWSKY, I.P. Secagem racional da madeira. São Paulo: Nobel, 1985. 111p.
GUMS, E.; et al. Pesquisa exploratória de podcasts brasileiros voltados à Divulgação Científica In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 20, Porto Alegre, 20-22 jun. 2019. Anais [...]. Porto Alegre: Intercom, 2019.
LUIZ, L.; ASSIS, P. O podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 33. Caxias do Sul, 2-6 set. 2010. Anais [...]. Caxias do Sul: Intercom, 2010.
NESI, C. J. The power of podcasts. Education Digest, v.81, p.36-38, 2016.
PICARDI, I.; REGINA, S. Sience via podcast. Journal of Science Communication, v.1, n.1, p.1-4, 2008.
PONCE, R.; WATAI, L. T. Secagem da madeira. Brasília: Instituto de Pesquisa Tecnológica. 1985. 72p.
VASCONCELOS, A.E.C.; et al. Produção de Podcasts: uma perspectiva para continuidade da extensão universitária. Revista de Extensão da UPE, v. 6, n. 1, p. 46-51, 2021.
Copyright (c) 2021 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.