Ensaio sobre a experiência remota do VII SEUDI: educação superior, extensão universitária e inclusão

  • Victor Gabriel Castagnara UNESPAR-Paranaguá (Universidade Estadual do Paraná)
  • Roseneide Maria Batista Cirino UNESPAR Campus Paranaguá (Universidade Estadual do Paraná)
Palavras-chave: comunicação, extensão universitária, inclusão.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo retratar e refletir sobre a experiência remota no VII Seminário Educação, Diversidade e Inclusão (SEUDI), evento de extensão universitária da UNESPAR Campus Paranaguá, que ocorreu durante o mês de agosto de 2020, momento ápice da primeira onda de contágio pelo novo Coronavírus. Para tanto, inicialmente, o trabalho apresenta uma breve contextualização histórica sobre as Políticas de Educação Inclusiva no Brasil, com a intenção de situar o SEUDI em uma perspectiva de educação dialógica. No campo teórico os conceitos de Educação, Extensão e Inclusão foram revisitados a partir de um diálogo entre o trabalho de Mantoan e Paulo Freire para o qual a educação é comunicação, é diálogo, portanto, no sentido freiriano da extensão não como mera transmissão, mas enquanto ação comunicativa dialógica. A preocupação em torno das possibilidades de participação dos sujeitos, por meio remoto, foi constante. Apesar da ampliação das possiblidades de comunicação remota, durante a pandemia, houve sujeitos impossibilitados de participarem de forma síncrona, mas que acessaram o material em outro momento e, ainda assim puderam contribuir com reflexões e relatórios encaminhados via forms que era disponibilizado ao final de cada live, no caso dos que assistiam em outros momentos os forms eram liberados individualmente. O resultado explicita que o SEUDI é um importante evento que contribui para consolidação da Universidade enquanto instituição engajada na efetivação das políticas inclusivas, além de evidenciar como um caminho para maior abrangência do evento sua efetivação em formato simultâneo presencial e virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Gabriel Castagnara, UNESPAR-Paranaguá (Universidade Estadual do Paraná)
Victor Gabriel Castagnara é professor Pedagogo com especialização em Educação Ambiental (UFPR). Atualmente é Residente Técnico em Gestão Pública no Campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e estudante da pós graduação em Educação Infantil (UNESPAR).
Roseneide Maria Batista Cirino, UNESPAR Campus Paranaguá (Universidade Estadual do Paraná)
Roseneide M. Batista Cirino é professora Pedagoga com Mestrado (UFPR) e Doutorado (UEPG) em Educação. Atualmente é docente no Campus Paranaguá da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e coordenadora do Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NESPI) e do Mestrado Profissional em Educação Especial Inclusiva (PROFEI).

Referências

ALMEIDA, J. G. A. FERREIRA, E. L. Sentidos da inclusão de alunos com deficiência na educação superior: olhares a partir da Universidade Federal de Juiz de Fora. Psicologia Escolar e Educacional., São Paulo, Número Especial. 2018. p. 67-75. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ktwZW6gvH8bH8xqfkyS7rtm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12/07/2021.

CHAUÍ. M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. 2003. n. 24. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?lang=pt&format=pdf . Acesso em 30/07/2021.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? tradução de Rosisca Dar- cy de Oliveira ¿ prefácio de Jacques Chonchol 7ª ed. Rio de Janeiro, ed. Paz e Terra, 1997, 93 p. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Extensao-ou-Comunicacao-1.pdf. Acesso em 02/07/2021.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, ed. Paz e Terra, 1992. Disponível em: https://www.finom.edu.br/assets/uploads/cursos/categoriasdownloads/files/20190628210617.pdf. Acesso em: 20/07/2021.

MANTOAN. M, T, E. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como Fazer?. 1ª edição. São Paulo, ed. Moderna, 2003. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf . Acesso em 20/05/2021.

PLETSCH, M. D. A. A escolarização de pessoas com deficiência intelectual no Brasil: da institucionalização às políticas de inclusão (1973-2013). Arquivos Analíticos de Políticas Educativas., v.22, n. 81. p. 1-25. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2750/275031898089.pdf. Acesso em 10/07/2021.

RAHME, M. M. F. Inclusão e internacionalização dos direitos à educação: as experiências brasileira, norte-americana e italiana. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 39, n.1, p. 95-110, jan/mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/HXTgdgcFsx4SgCWFJ8hQRjg/?lang=pt. Acesso em: 14/07/2021.

SESA. Boletim da COVID-19 da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. 2021. Disponíveis em: https://www.saude.pr.gov.br/servicos/Saude/Covid-19/Acessar-os-boletins-da-Covid-19-da-Secretaria-da-Saude-lqNJkK3x . Acesso em: 24/06/2021

SISSON. D. A educação e a Ética da Libertação de Paulo Freire. Revista Brasileira de Bioética. v. 5, p. 48-62. 2009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rbb/article/view/8159. Acesso em: 05/07/2021.

UNESPAR. II Seminário Educação, Universidade, Diversidade e Inclusão. 2014. Disponível em: https://paranagua.unespar.edu.br/noticias/ii-seudi . Acesso em: 26/06/2021.

VOIDELO, A. B. MEIRELLES, G. A. L. Pobreza e extrema pobreza em tempos de pandemia COVID 19 – Situação do Litoral do Paraná. 2020. Disponível em: http://www.litoral.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/Artigo-Pobreza-LItoral.pdf . Acesso em 24/06/2021.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
CASTAGNARA, V. G.; CIRINO, R. M. B. Ensaio sobre a experiência remota do VII SEUDI: educação superior, extensão universitária e inclusão. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 180-194, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios