Unidade cuidativa: enfrentamento ao Covid-19 - da prevenção à reabilitação

  • Julieta Carriconde Fripp Universidade Federal de Pelotas
  • Simone da Fonseca Sanghi Universidade Federal de Pelotas
  • Izabel Hartmann Buss Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: cuidativa, máscaras, reabilitação, Covid 19.

Resumo

A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tornou-se um dos grandes desafios do século XXI, configurando-se como um sério problema de saúde pública e requerendo ações para seu enfrentamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia já atingiu mais de 117 países pelo mundo com impactos ainda inestimáveis  que afetam direta e/ou indiretamente a saúde e a economia da população mundial. Nesse sentido, este artigo pauta-se por ações de extensão que foram construídas com o objetivo de trabalhar, inicialmente, questões de prevenção e educação em saúde e, depois, fazer intervenções de cuidados, desde a reabilitação física aos aspectos psicossociais para pacientes que apresentaram sequelas da síndrome Pós COVID, em um Ambulatório de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas no RS. As ações focaram,  inicialmente, a conscientização da população quanto ao uso de máscaras, confecção e distribuição das mesmas, gratuitamente, aos setores mais vulneráveis da cidade. Tudo isso contando com o envolvimento de pacientes, familiares e voluntários para minimizar o contágio e, consequentemente, contribuir para o achatamento da curva de contaminação populacional. Na sequência, foram realizadas ações para intervir em problemas de ordem física, psicossocial, ocupacional e espiritual em   pessoas que foram acometidas pelo SARS-Cov- 2 com formas moderada e grave, egressos ou não de internação hospitalar pós covid. Dessa forma, essas ações vêm contribuindo de forma sequencial para o enfrentamento dessa pandemia, desde a prevenção até o processo de reabilitação.

Biografia do Autor

Julieta Carriconde Fripp, Universidade Federal de Pelotas
Ambulatório de Cuidados Paliativos-FAMED/UFPEL
Simone da Fonseca Sanghi, Universidade Federal de Pelotas
Ambulatório de Cuidados Paliativos FAMED/UFPEL
Izabel Hartmann Buss, Universidade Federal de Pelotas
Ambulatório de Cuidados Paliativos FAMED/UFPEL

Referências

FRIPP; J.C. Ação prática do paliativista na continuidade dos cuidados em domicílio. In: Carvalho RT, Parsons HA. Manual de Cuidados Paliativos (ANCP). 2. ed. São Paulo: ANCP; 2012. Parte IV, p.245-257.

HERMES H. R; LAMARCA I.C. A. Cuidados paliativos: uma abordagem a partir das categorias profissionais de saúde. FIOCRUZ, 2013. Disponível em https:// ww.scielo.br/pdf/csc/v18n9/v18n9a12.pdf. Acesso em: 02 agos.2021.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Histórico da Pandemia de COVID-19. Disponível em https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em 05 ago.2021.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
CARRICONDE FRIPP, J.; DA FONSECA SANGHI, S.; HARTMANN BUSS, I. Unidade cuidativa: enfrentamento ao Covid-19 - da prevenção à reabilitação. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 195-200, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios