Educação interprofissional e o uso das TICS, redes sociais e portfólios no contexto da pandemia pelo covid-19: um relato de experiência

Palavras-chave: interprofissionalidade, PET-Saúde, inovação, saúde mental, saúde, trabalho colaborativo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência realizada pelo subgrupo “Atenção à Saúde Mental” no projeto “PET-Saúde Interprofissionalidade” (2019-2021), na construção e desenvolvimento de ações extensionistas inovadoras durante a pandemia da COVID-19. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi criado pelo Ministério da Saúde (MS), envolvendo preceptores, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), docentes/tutores e estudantes/bolsistas de Escolas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Dentre as diversas atividades propostas e metodologias inovadoras realizadas pelo grupo, foi a construção do aprendizado junto à coordenação, à tutoria e à preceptoria que fizeram com que o projeto colocasse em prática o trabalho colaborativo em saúde. Concluímos que foi possível aplicar a interprofissionalidade na prática, enfatizando as estratégias utilizadas para ações de inovação social através dos portfólios, redes sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).  

Biografia do Autor

Roberta Fin Motta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professora Doutora – Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano e Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
Amanda da Silva Meneses, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Acadêmica – Curso de Graduação em Medicina, Escola de Medicina – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
Julie Gabriele Silva da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Acadêmica – Curso de Graduação em Educação Física, Escola de Ciências da Saúde e da Vida – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
Eduarda Aguiar Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Acadêmica – Curso de Graduação em Enfermagem, Escola de Ciências da Saúde e da Vida – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
Gabriela Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Acadêmica – Curso de Graduação em Farmácia, Escola de Ciências da Saúde e da Vida – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil
Samuel Greggio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professor Doutor – Graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale e Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Avenida Ipiranga, 6690, CEP 90610-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul – Brasil

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade Liquida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Z. Vida Liquida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

CAIPE. Introdução à Educação Interprofissional. 2013. Disponível em: https://www.observatoriorh.org/sites/default/files/webfiles/fulltext/2018/pub_caipe_intro_eip_po.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

COSTA, F. P. et al. A história da profissão docente: Imagens e autoimagens. 2014.

FREIRE, P. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits, [S. l.], 1984.

LOPES, P. M. A.; MELO, M. D. F. A. D. O uso das tecnologias digitais em educação: seguindo um fenômeno em construção. Psicologia da Educação, 2014. (38), 49-61.

MARTINO, L. M. S. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MENESES, A. S. Relato de experiência: a metodologia da construção de portfólios e sua contribuição para o trabalho interprofissional. 21º Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria Interministerial nº 3019, de 26 de novembro de 2007. Brasília, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2007/pri3019_26_11_2007.html. Acesso em: 10 nov. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Gabinete do Ministro. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html. Acesso em: 10 nov. 2020.

MISKOLCI, R. Novas Conexões: notas teórico-metodológicas para pesquisas sobre o uso de mídias digitais. Revista de Pós-Graduação de Ciências Sociais,Natal, 2011, v. 12, n. 2, p. 09-22.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas. Psicologia: teoria e pesquisa. 2002, 18(2), 193-202.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Inovação e Desenvolvimento: 2021. Porto Alegre: PUCRS, 2021. Disponível em: https://www.pucrs.br/inovadesenvolve/. Acesso em: 14 set. 2021.

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE. Estrutura da Saúde. Disponível em: https://www2.portoalegre.rs.gov.br/sms/default.php?p_secao=808. Acesso em: 10 set. 2021.

SILVA, J. G. S. O Instagram é interprofissional. 21º Salão de Iniciação Científica PUCRS. Porto Alegre: 2020.

VALLE, I. A. R. Avaliação escolar: falando de portfólio e de recuperação paralela. Questões urgentes na educação. Porto Alegre, 2002, p. 70-108.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 5 nov. 2020.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). COVID‑19 Strategy Update. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/covid-19-strategy-update---14-april-2020. Acesso em: 5 nov. 2020.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
FIN MOTTA, R.; DA SILVA MENESES, A.; SILVA DA SILVA, J. G.; AGUIAR LEMOS, E.; SOUZA, G.; GREGGIO, S. Educação interprofissional e o uso das TICS, redes sociais e portfólios no contexto da pandemia pelo covid-19: um relato de experiência. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 201-212, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios