O vídeo como recurso inovador na introdução das geociências no ensino fundamental

  • Viter Magalhães Pinto UFPEL
  • Vaneza Barreto Pereira UFPEL
  • Emanuélle Soares Cardozo UFPEL
  • Suyane Gonçalves de Campos UFPEL
  • Johny Barreto Alves UFPEL
  • Vitor Mateus Lopes Vargas UFPEL
Palavras-chave: inovação didática, ensino remoto, conscientização ambiental, extensão universitária.

Resumo

O projeto de extensão Grupo de Estudos em Geociências (GEOS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) tem o intuito de promover a divulgação geocientífica na zona sul do estado do Rio Grande do Sul. No ano de 2018 e início de 2019 foram realizadas oficinas e exposições nos municípios de Pelotas e Arroio Grande. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, essa forma de atuação precisou ser alterada. Para dar continuidade aos temas propostos, o projeto buscou atividades de inovação elaborando vídeos didáticos destinados a alunos do 3° ao 7° ano do ensino fundamental. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo criativo e resultados dos vídeos “Ártico e Antártica - Entre Ursos Polares e Pinguins”, “Geologia Ambiental” e “Mudanças Climáticas”, os quais abordam temas como o derretimento das calotas polares, o aquecimento global, a importância do solo e as consequências do consumo desenfreado. Para a produção dos vídeos buscou-se relacionar conceitos científicos com o cotidiano dos alunos, por meio de analogias com animações populares, personagens conhecidos e a utilização de uma linguagem simples, adequada à faixa etária proposta. Os vídeos didáticos foram elaborados por meio da técnica de stop-motion utilizando o editor de vídeo Videopad e o resultado compartilhado na plataforma YouTube. A utilização do vídeo como uma ferramenta pedagógica é inovadora e essencial, visto que rompe diversas barreiras territoriais e, no caso abordado, torna o ensino das geociências mais abrangente e acessível ao público-alvo.

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Biografia do Autor

Viter Magalhães Pinto, UFPEL
Geólogo, Doutor em Ciências, com pós doutorado em Geoquímica pela UFRGS. Professor Associado do curso de Engenharia Geológica - CENG - UFPEL.Área: Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Vaneza Barreto Pereira, UFPEL
Doutora em Geografia pela UFRGS, pesquisadora do INCT da Criosfera.Professora da UFPEL, Departamento de Geografia, Área Geociências - Geografia Física
Emanuélle Soares Cardozo, UFPEL
Graduanda do curso de Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas. Bolsista FAPERGS desde 01 de Agosto de 2021, ação Pesquisa. Organizadora do Projeto de Extensão GEOS-Grupo de Estudos em Geociências desde 02/03/2020 e do Projeto GeoLud- A utilização de metodologias lúdicas no processo de ensino em Geologia  desde 03/11/2019.
Suyane Gonçalves de Campos, UFPEL
Graduanda do curso de Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Planalto Catarinense (2013). Atualmente participa como membro do Grupo de Estudos em Geociências denominado GEOS e Geologia Lúdica denominado GEOLUD da Universidade Federal de Pelotas. 
Johny Barreto Alves, UFPEL
Graduando em Engenharia Geológica na Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Estudos em Geociência (GEOS) e do Geologia Lúdica (GEOLUD)
Vitor Mateus Lopes Vargas, UFPEL
Graduando em Engenharia Geológica na Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos projetos Grupo de Estudos em Geociência (GEOS), GeoESed - Estratigrafia e Sedimentologia e Geologia Lúdica (GEOLUD).

Referências

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
PINTO, V. M.; PEREIRA, V. B.; CARDOZO, E. S.; CAMPOS, S. G. DE; ALVES, J. B.; VARGAS, V. M. L. O vídeo como recurso inovador na introdução das geociências no ensino fundamental. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 94-107, 29 dez. 2021.