Curso de extensão “introdução aos estudos críticos da maternidade”: relatório de experiência

  • Luana Fontel Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Amanda Escaleira da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: maternidade, universidade, extensão, ciência.

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência obtida com o curso “Introdução aos estudos críticos da maternidade” realizado pelo projeto de extensão “Mães na Universidade: Acesso, Permanência e Progressão” da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 25 de maio a 27 de julho de 2021 que objetivou o estímulo a mulheres-mães universitárias a transformarem suas experiências maternas em possibilidades de escrita acadêmica. O curso foi realizado em nove encontros síncronos com suporte das plataformas Google Classroom, WhatsApp e aulas online via Google Meet com duração de três horas.  Os encontros foram compreendidos como uma ação necessária devido a histórica evasão de mulheres-mães do ensino superior nas universidades públicas brasileiras e que encontraram no contexto da pandemia um agravamento de sua falta de orientação acadêmica para seguir com os estudos resultado da ausência de políticas públicas que resguardem sua permanência e progressão institucional. Esta ação nasceu como uma aposta na possibilidade de auxiliar essas mulheres a escreverem sobre suas demandas e reinvindicações através de seus campos de estudo e dessa forma ter o referencial de base para buscarem transformar suas inquietações cotidianas em proposições científicas. Os encontros contaram com uma turma média de trinta e cinco mulheres com presença assídua que em sua maioria se autodeclaravam da classe trabalhadora e racializadas. Os trabalhos finais demonstraram a alta capacidade e empenho das participantes em desenvolver trabalhos no campo de estudos da maternidade crítica.

Biografia do Autor

Luana Fontel Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luana Fontel Souza – Professora de Língua Portuguesa, mestre e doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) – Campus Fundão. Co-cordenadora do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM) – Campus Nova Iguaçu. Integrante da coordenação do projeto de extensão “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão UFRJ e do Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos – CELEC. E-mail: fontel@letras.ufrj.br
Amanda Escaleira da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e extensionista do projeto “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão”. E-mail: amandaedc@hotmail.com
Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Letras Português Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e extensionista do projeto “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão”. E-mail: danulzia@gmail.com

Referências

AITKEN, Stuart. Do apagamento à revolução: o direito da criança à cidadania/direito à cidade. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-996, jul.-set., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128-00675.pdf Acesso em: 12 set. 2021.

AUSTIN, J. Quando dizer é fazer. Palavras e Ação. Trad. Danilo Marcondes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

Collins, P.H. & Bilge, S. Intersectionality. Cambridge: Polity Press, 2016.

MÉLO, C. B.; FARIAS, G. D.; NUNES, V. R. R.; ANDRADE, T. S. A. B. de; PIAGGE, C. S. L. D. University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, v.10, n.3, p.e1210312991, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12991. Acesso em: 12 set. 2021.

FONTEL, L. Mães na universidade: Performances discursivas interseccionais na graduação. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 26ª edição. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2002.

HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, 5. Campinas, Ed. Unicamp, v. 5, p.07- 41, 1995.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

MOLINA, M. E. (2006). Transformaciones Histórico Culturales Del Concepto de Maternidad y sus Repercusiones em la Identidad de La Mujer. Psykhe, v.15, n.2, p. 93-103.

MOREIRA, J. A; HENRIQUES, S; BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. Acesso em: 12 set. 2021.

SILVA, J. M. S., Cardoso, V. C., Abreu, K. E., & Silva, L. S. A feminização do cuidado e a sobrecarga da mulher-mãe na pandemia. Revista Feminismos, v.8 n.3, 2021. Acesso em: 12 set. 2021.

SOARES, T; SANTANA, I; COMPER, M. Ensino remoto na pandemia de COVID-19: lições aprendidas em um projeto de extensão universitário. Dialogia, São Paulo, n.36, p.35-48, set/dez 2020.

RIBEIRO, F. Mães estudantes: desafios da maternidade e da permanência na universidade enfrentados pelas alunas do Curso de Serviço Social da UnB. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Serviço Social). Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2016.

VIEIRA, P.R; GARCIA, L. P; MACIEL, E. L. N. Isolamento social e o aumento da violência doméstica: o que isso nos revela? REV BRAS EPIDEMIOL. v. 23 p.E200033, 2020.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
SOUZA, L. F.; DA COSTA, A. E.; VITORINO, D. G. DA S. Curso de extensão “introdução aos estudos críticos da maternidade”: relatório de experiência. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 234-245, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios