Curso de extensão “introdução aos estudos críticos da maternidade”: relatório de experiência

  • Luana Fontel Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Amanda Escaleira da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: maternidade, universidade, extensão, ciência.

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência obtida com o curso “Introdução aos estudos críticos da maternidade” realizado pelo projeto de extensão “Mães na Universidade: Acesso, Permanência e Progressão” da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 25 de maio a 27 de julho de 2021 que objetivou o estímulo a mulheres-mães universitárias a transformarem suas experiências maternas em possibilidades de escrita acadêmica. O curso foi realizado em nove encontros síncronos com suporte das plataformas Google Classroom, WhatsApp e aulas online via Google Meet com duração de três horas.  Os encontros foram compreendidos como uma ação necessária devido a histórica evasão de mulheres-mães do ensino superior nas universidades públicas brasileiras e que encontraram no contexto da pandemia um agravamento de sua falta de orientação acadêmica para seguir com os estudos resultado da ausência de políticas públicas que resguardem sua permanência e progressão institucional. Esta ação nasceu como uma aposta na possibilidade de auxiliar essas mulheres a escreverem sobre suas demandas e reinvindicações através de seus campos de estudo e dessa forma ter o referencial de base para buscarem transformar suas inquietações cotidianas em proposições científicas. Os encontros contaram com uma turma média de trinta e cinco mulheres com presença assídua que em sua maioria se autodeclaravam da classe trabalhadora e racializadas. Os trabalhos finais demonstraram a alta capacidade e empenho das participantes em desenvolver trabalhos no campo de estudos da maternidade crítica.

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Biografia do Autor

Luana Fontel Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luana Fontel Souza – Professora de Língua Portuguesa, mestre e doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPGLA/UFRJ) – Campus Fundão. Co-cordenadora do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM) – Campus Nova Iguaçu. Integrante da coordenação do projeto de extensão “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão UFRJ e do Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos – CELEC. E-mail: fontel@letras.ufrj.br
Amanda Escaleira da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e extensionista do projeto “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão”. E-mail: amandaedc@hotmail.com
Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licencianda em Letras Português Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e extensionista do projeto “Mães na Universidade: acesso, permanência e progressão”. E-mail: danulzia@gmail.com

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Publicado
2021-12-29
Como Citar
SOUZA, L. F.; DA COSTA, A. E.; VITORINO, D. G. DA S. Curso de extensão “introdução aos estudos críticos da maternidade”: relatório de experiência. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 234-245, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios