Curso de extensão “introdução aos estudos críticos da maternidade”: relatório de experiência
Resumo
O presente texto tem como objetivo relatar a experiência obtida com o curso “Introdução aos estudos críticos da maternidade” realizado pelo projeto de extensão “Mães na Universidade: Acesso, Permanência e Progressão” da Universidade Federal do Rio de Janeiro de 25 de maio a 27 de julho de 2021 que objetivou o estímulo a mulheres-mães universitárias a transformarem suas experiências maternas em possibilidades de escrita acadêmica. O curso foi realizado em nove encontros síncronos com suporte das plataformas Google Classroom, WhatsApp e aulas online via Google Meet com duração de três horas. Os encontros foram compreendidos como uma ação necessária devido a histórica evasão de mulheres-mães do ensino superior nas universidades públicas brasileiras e que encontraram no contexto da pandemia um agravamento de sua falta de orientação acadêmica para seguir com os estudos resultado da ausência de políticas públicas que resguardem sua permanência e progressão institucional. Esta ação nasceu como uma aposta na possibilidade de auxiliar essas mulheres a escreverem sobre suas demandas e reinvindicações através de seus campos de estudo e dessa forma ter o referencial de base para buscarem transformar suas inquietações cotidianas em proposições científicas. Os encontros contaram com uma turma média de trinta e cinco mulheres com presença assídua que em sua maioria se autodeclaravam da classe trabalhadora e racializadas. Os trabalhos finais demonstraram a alta capacidade e empenho das participantes em desenvolver trabalhos no campo de estudos da maternidade crítica.Referências
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