O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA DA CULTURA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO

Palavras-chave: economia da cultura, aplicação web, cadeias produtivas da cultura, metodologia Scrum.

Resumo

Frente ao diagnóstico da dificuldade de acesso da população de pequenos municípios a equipamentos e atividades culturais, ao lado do desafio do poder público e dos agentes culturais locais de divulgarem seus trabalhos e angariarem público para suas atividades, deu-se início a um projeto-piloto de extensão acerca da economia da cultura em uma cidade de 46 mil habitantes no litoral norte do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de desenvolver uma aplicação web colaborativa e gratuita, optou-se pelo uso de práticas da metodologia Scrum de gerenciamento de projetos de software. O trabalho foi organizado em três fases (diagnóstico, construção e consolidação da aplicação web), todas desenhadas para garantir a interlocução entre os agentes envolvidos. Desenvolvida em parceria com a Prefeitura e com o Conselho Municipal de Cultura, além de promover a agenda cultural da cidade, a aplicação web tem o potencial de aproximar artistas, produtores culturais, prestadores de serviços e equipamentos culturais da cidade, constituindo-se em uma ferramenta de dinamização das cadeias produtivas da cultura. Neste artigo, foi detalhada a metodologia utilizada nos doze primeiros meses de execução do projeto, alicerçada em um processo participativo e multidisciplinar.

Biografia do Autor

Roberta dos Reis Neuhold, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Ciências Sociais pela USP e em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da área de Ciências Sociais e da Pós-graduação em Educação Básica e Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Márcio Rogério Olivato Pozzer, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Técnica Federal do Paraná - UTFPR, Mestre pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP e Doutor pelo mesmo Programa da USP com sanduíche pela Universidade de Salamanca (Espanha). Desenvolve atividades na área de Gestão de Políticas Públicas, sobretudo nas áreas da cultura, participação e desenvolvimento territorial, tendo integrado as equipes que coordenaram o Projeto "Moradia Solidária" vinculado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e o "PROEXT Cultura" vinculado ao Ministério da Cultura, além de ter exercido cargo de direção no Instituto Getussp (OSCIP) na formulação e implementação de políticas públicas culturais, educacionais e tecnológicas. Tem experiência em Gestão Pública Legislativa, tendo trabalhado na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e na Câmara Municipal de São Paulo, quando foi chefe de gabinete do urbanista Nabil Bonduki. Foi docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário SENAC de 2011 até 2014 e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ministrando disciplinas no eixo de administração e gestão e realizando projetos de pesquisa e extensão na área de gestão pública, política cultural, economia da cultura, patrimônio cultural, participação social e desenvolvimento territorial.
Bruna Flor da Rosa, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Mestra em Informática na Educação no IFRS Porto Alegre, possui Especialização em Aplicações para a Web pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2012) e licenciatura em Pedagogia - Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fun pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Trabalhou como professora na Universidade Luterana do Brasil, Campus Torres(RS), de 2013 à 2016. Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, na área de Engenharia de Software e Sistemas de Informação e coordenadora do curso de Ensino Médio Técnico em Informática.

Referências

BATISTA, Gabriel de Almeida. Agile - Scrum. Publicado em: 8 jan. 2018. Disponível em https://autociencia.blogspot.com/2018/01/agile-scrum.html. Acesso em: 9 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, 2020.

CHAUI, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 71-84, abr. 1995.

MAIA, Doralice Sátyro. Cidades médias e pequenas do Nordeste: conferência de abertura. In: LOPES, Diva Maria Ferlin; HENRIQUE, Wendel (Orgs.). Cidades médias e pequenas: teorias, conceitos e estudos de caso. Salvador: SEI, 2010, p. 15-41.

POZZER, Márcio R. O. Economia da cultura e políticas públicas: as potencialidades da extensão universitária. In: POZZER, Márcio R. O. (Org.). Extensão universitária e economia da cultura: a experiência em universidades públicas brasileiras. São João del Rei: Malta, 2012.

PRESSMAN, Roger. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 7ª. ed. ed. [S.l.]: Bookman Editora, 2011.

REIS, Ana Carla Fonseca. Economia da cultura e o desenvolvimento sustentável: o caleidoscópio da cultura. Barueri: Manole, 2007.

SOUZA, Marcelo Lopes de. A B C do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Para pensar as pequenas e médias cidades brasileiras. Belém: FASE/ ICSA/UFPA, 2009. v. 1.

VIEIRA, A. B.; ROMA, C. M.; MIYAZAKI, V. K. Cidades Médias e pequenas: uma leitura geográfica. Caderno Prudentino de Geografia, v.29, 2007.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
DOS REIS NEUHOLD, R.; POZZER, M. R. O.; DA ROSA, B. F. O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA DA CULTURA EM UM PEQUENO MUNICÍPIO. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 246-253, 29 dez. 2021.
Seção
Relatórios