Desenvolvimento de materiais informativos relacionados à Covid-19 e sua divulgação em mídias sociais na pandemia
Resumo
Ao delimitar o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental da população, a infodemia e a desinformação como desafios do cenário pandêmico, objetivou-se desenvolver e disseminar materiais para promoção da educação em saúde por meio das mídias sociais. Realizou-se uma pesquisa aplicada com o desenvolvimento e disseminação, de março de 2020 a março de 2021, de flyers por meio do Instagram. Cinco flyers que registraram mais impressões segundo métricas do Instagram: 1) Cumprimento de medidas sanitárias para prevenir reinfecção e como sinal de respeito ao próximo (391); 2) Movimentos antivacinas (299); 3) Sindemia e Covid-19 (272); 4) Relacionamentos a distância (236) e 5) Consumo abusivo de álcool durante pandemia (235). Os flyers alcançaram, por meio do Instagram, um número expressivo de pessoas, das mais diferentes localidades e faixas etárias. O interesse da população por esse tipo de conteúdo foi fortalecido a partir do momento em que estratégias de design foram adotadas a fim de tornar o conteúdo mais atrativo para os usuários das mídias sociais. A preocupação em alinhar a definição dos temas, em cada ciclo de trabalho, aos interesses da população foi confirmada ao consultar no Google Trends os assuntos mais buscados pelos internautas nos diferentes momentos da pandemia.Referências
ALBUQUERQUE, Cristiane. Fake News circularam na imprensa na epidemia de 1918. História, Ciência, Saúde, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40653/2/Fake%20news%20circularam%20na%20imprensa%20na%20epidemia%20de%201918%20_%20Hist%c3%b3ria%2c%20Ci%c3%aancias%2c%20Sa%c3%bade%20%e2%80%93%20Manguinhos.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
ALMEIDA, Wanessa da Silva de et al. Changes in Brazilians’ socioeconomic and health conditions during the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, e200105, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbepid/v23/en_1980-5497-rbepid-23-e200105.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
AQUINO, Estela Maria et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciências & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2423-46, 2020. Suplemento 1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702423&lng=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
BARRETO, Mauricio. Ciência, política, história e os intrigantes e persistentes mistérios das pandemias. Ciências & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4094-5, 2020. Suplemento 2.
BAVEL, Jan; PEREIRA, Andrea. The Partisan Brain: An Identity-Based Model of Political Belief. Trends in Cognitive Sciences, v. 22, n. 3, p. 213-24, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1364661318300172#:~:text=There%20is%20extensive%20evidence%20that,partisanship%20on%20these%20cognitive%20processes. Acesso em: 21 out. 2021.
BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2411-2421, 2020. Suplemento 1. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020. Acesso em: 20 out. 2021.
CINELLI, Matteo et al. The Covid-19 media infodemic. Scientific Reports, v. 10, n. 16598, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-020-73510-5. Acesso em: 20 out. 2021.
CLEMENTE-SUÁREZ et al. Social and Psychophysiological Consequences of the COVID-19 Pandemic: an Extensive Literature Review. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.580225/full. Acesso em: 20 out. 2021.
CZEISLER, Mark et al. Mental Health, Substance Use, and Suicidal Ideation During the COVID-19 Pandemic — United States, June 24–30, 2020. Mordibity and Mortality Weekly Report, v. 69, n. 32, p. 1049-57, 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/69/wr/mm6932a1.htm
DELIRRAD, M; MOHAMMADI, AB. New methanol poisoning outbreaks in Iran Following Covid-19 pandemic. Alcohol and Alcoholism, v. 55, n. 4, p. 347-8, 2020. Disponível em: https://academic.oup.com/alcalc/article/55/4/347/5827425. Acesso em: 20 out. 2021.
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA DO SUS. Painel coronavírus. Brasília: DATASUS, 2021. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 20 out. 2020.
DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciências & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-86, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020. Acesso em: 21 out. 2021.
DIJKSTRA, Suzan et al. Possibilities and Pitfalls of Social Media for Translational Medicine. Social Media for Translational Medicine, v. 5, p. 345, 2018. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2018.00345/full. Acesso em: 20 out. 2021.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804094&lng=pt. Acesso em: 21 out. 2021.
FIGUEIREDO, Alexandre Medeiros de et al. Social determinants of health and COVID-19 infection in Brazil: an analysis of the pandemic. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, e20200673, 2020. Suplemento 2. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0673>. Epub 13 Nov 2020. ISSN 1984-0446. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0673. Acesso em: 20 out. 2021.
GALHARDI Claudia Pereira et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciências & Saúde Coletiva,v. 25, p. 4201-10, 2020. Suplemento 2. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006804201&lng=pt. Acesso: 20 out. 2020.
HASSANIAN-MOGHADDAM, Hossein et al. Double trouble: methanol outbreak in the wake of the Covid-19 pandemic in Iran - a cross-sectional assessment. Critical Care, v. 24, n. 1, p. 402, 2020. Disponível em: https://ccforum.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13054-020-03140-w. Acesso em: 20 out. 2021.
HORTON, Richard. Offline: Covid-19 is not a pandemic. The Lancet, v. 396, p. 874, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S0140-6736%2820%2932000-6. Acesso em: 20 out. 2021.
ISLAM, Md Saiful et al. Covid-19 related infodemic and its impact on public health: a global social social media analysis. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 103, n. 4, p. 1621-9, 2020. Disponível em: https://www.ajtmh.org/view/journals/tpmd/103/4/article-p1621.xml?tab_body=pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
KALHORI, Sharareh Niakan et al. Digital Health Solutions to Control the COVID-19 Pandemic in Countries With High Disease Prevalence: Literature Review. Journal of Medical Internet Research, v. 23, n. 3, p. 319473, 2020. Disponível em:https://www.jmir.org/2021/3/e19473/. Acesso em: 21 out. 2021.
LINS-FILHO, Paulo Cardoso et al. The impact of socioeconomic vulnerability on COVID-19 outcomes and social distancing in Brazil. Health Sciences. 2021. No prelo. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/1126/1682. Acesso em: 20 out. 2021.
MALTA DC et al. Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de Covid-19. Saúde em debate, v. 44, n. 4, p. 177-90, 2020. Disponível em: https://saudeemdebate.emnuvens.com.br/sed/issue/download/42/v.%2044%2C%20n.%20ESPECIAL%204. Acesso em: 20 out. 2020.
MALTA, Deborah Carvalho et al. Doenças crônicas não transmissíveis e mudanças nos estilos de vida durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 24, e210009, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/rhTGSqRDbs94Wh8CmjggYTb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
MARMOT, Michael; ALLEN, Jessica. COVID-19: exposing and amplifying inequalities. Journal of Epidemiology & Community Health, v. 74, n. 9, p. 681-2, 2020. Disponível em: https://jech.bmj.com/content/74/9/681. Acesso em: 20 out. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União. 19 Dez 2018.
OLIVEIRA, Renata Marques de et al. Saúde mental e a Covid-19: intervenções virtuais de educação em saúde para o enfrentamento da pandemia. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 675-96, 2021. Disponível em:https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19686. Acesso em: 20 out. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a Covid-19. Washington: OPAS, 2020. Disponivel em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 20 out. 2021.
PAAKKARI, Leena; OKAN, Orkan. COVID-19: health literacy is an underestimated problem. The Lancet, v. 5, n. 5, p. 2449-50, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/s2468-2667(20)30086-4. Acesso em: 21 out. 2021.
PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Em tempos de pandemia pela COVID-19: o desafio para a educação em saúde. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22239/2317-269x.01530. Acesso em: 04 nov. 2021.
RATHORE, Farooq Azam; FARROOQ, Fareeha. Information Overload and Infodemic in the COVID-19 Pandemic. Journal of The Pakistan Medical Association, v. 70, n. 5, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5455/jpma.38. Acesso em: 04 nov. 2021.
RUDD, Rima; BAUR, Cynthia. Health literacy and early insights during a pandemic. Journal of Communication in Healthcare, v. 13, n. 1, p. 13-6, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17538068.2020.1760622. Acesso em: 21 out. 2021.
SANTOS, Otávio Maia et al. Fake News na pandemia da Covid-19: um desserviço à sociedade brasileira. Revista Cenas Educacionais, v. 3, e9300, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9300/7128. Acesso: 20 out. 2020.
SARBADHIKARI, Sohini; SARBADHIKARI, Suptendra Nath. The global experience of digital health interventions in COVID-19 management. Indian Journal of Public Health, v. 64, p. 117-24, 2020. Supplement 2. Disponível em: https://www.ijph.in/text.asp?2020/64/6/117/285593. Acesso em: 21 out. 2021.
SENTELL, Tetine; VAMOS, Sandra; OKAN, Orkan. Interdisciplinary Perspectives on Health Literacy Research Around the World: More Important Than Ever in a Time of COVID-19. International Journal of Environmental Research of Public Health, v. 17, n. 9, p. 1-13, 2020. Disponivel em: https://doi.org/10.3390/ijerph17093010. Acesso em: 21 out. 2021.
SILVA, Fabio Castagna et al. Isolamento social e a velocidade de casos de covid-19: medida de prevenção da transmissão. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, n. e20200238, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/7HqgzsgVYgHHgrP9fPqdyhm/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 20 out. 2021.
SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. Ciências & Saúde coletiva, v. 25, p. 2469-77, 2020. Suplemento 1. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020006702469&lng=pt. Acesso em: 20 out. 2021.
SPRING, Hannah. Health literacy and COVID-19. Health Information & Libraries Journal, v. 37, p. 171-2, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/hir.12322. Acesso em: 21 out. 2021.
TOMAZ, José Batista Cisne. Educação na saúde em tempos de pandemia: desafios e oportunidades. Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, v. 14, n. 2, p. 7-9, 2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/510/243. Acesso em: 04 nov. 2021.
TSAO, Shu-Fang et al. What social media told us in the time of COVID-19: a scoping review. The Lancet, v. 3, n. 3, p. 175-94, 2021. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/landig/article/PIIS2589-7500(20)30315-0/fulltext. Acesso em: 20 out. 2021.
VOLPATO, Gilson. Ciência: da filosofia à publicação. 7. ed. Botucatu: Best Writing; 2019.
VOSOUGHI, Soroush; ROYAND, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p. 1146-51, 2018. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/359/6380/1146. Acesso em: 21 out. 2021.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus Disease 2019 (Covid-19): situation report. Geneva: WHO, 2020 Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200423-sitrep-94-covid-19.pdf. Acesso em: 20 out. 2020,
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.