Dac live streaming: construindo possibilidades de fazer extensão em contextos pandêmicos
Resumo
O projeto DAC Live Streaming teve por objetivo colaborar com a formação no campo da música, oferecendo reflexões e discussões focadas na área da performance e educação musical por meio de entrevistas que ocorreram nas mídias sociais da Universidade Federal do Rio Grande. O projeto contou com diferentes instituições parceiras, fortalecendo a criação de uma rede plural e potente, a qual, por meio do diálogo, da troca e da partilha, buscou a valorização das experiências nos diferentes contextos educativos e sociais. Como resultado, a experiência com este projeto nos proporcionou três aprendizados: (a) a transposição de fronteiras físicas; (b) a qualificação das práticas de registros; e (c) a construção de outras relações temporais.Referências
ALVES, I.; BRANCHI, N. Livros e leituras na rede, em tempos de crise: para além de uma ação de extensão. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 131-139, jan./jun. 2020.
AGNEZ, L. F. Consumo da informação na sociedade contemporânea. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Anais [...] Curitiba: 2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1182-1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.
BUONY, E. Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: investigando diferenças na educação musical. 2012. 125 p. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
COELHO, A. L.; BATISTA, C.; MATTOS, D.; FANTUZZI, L.; DEGANI, M. Projeto de Extensão “Ciência Política nas Escolas”: adaptação e oportunidades de crescimento em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 48-68 , jan./jun. 2020.
DINIZ, E. G. M. et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72999-73010, sep. 2020.
MELO, J. A. C.; SILVA, C.; ALVES, M. L. S.; MACHADO, I. S.; LAURINDO, M.; FIN, A. P. C. Extensão universitária na pandemia de COVID-19: Projeto Radiologia na Comunidade, o uso da rede social e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Saberes Plurais Educação na Saúde, v. 4, n. 2, p. 49-60, ago./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.54909/sp.v4i2.108759.
MÉLO, C. B.; FARIAS, G. D.; NUNES, V. R. R.; ANDRADE, T. S. A. B.; PIAGGE, C. S. L. D. A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, e1210312991, 2021. Disponível em: University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic | Research, Society and Development (rsdjournal.org). Acesso em: 10 fev. 2022.
NOGUEIRA, M. P. Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas Ed. PROEX, UFMG. 2000.
NUNES, R. K. S.; MACIEL, G. A. S.; ALMEIDA, E. B.; GUEDES, M. R.; HENN, R. Desafios e adaptações da extensão universitária em tempos de pandemia: relato de experiência. Revista Ciência Plural, Natal, v. 7, n. 1, p. 211-223, 2021.
ROCHA, C. R. et al. A utilização das redes sociais como estratégia para continuidade da extensão universitária em tempos de pandemia. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 261-269, jan./jun. 2020.
SANTOS, M. G. L. S.; OLIVEIRA, G. L. C.; SANTOS, A. P. S.; SARTI, R. Extensão Universitária e Isolamento Social: Educação Física na Educação Infantil em 1 minuto. Raízes e Rumos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 213-222, jan./jun. 2020.
SCHAFER, M. O ouvido pensante. Trad. Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação editora da UNESP, 1992.
SILVEIRA, H. E. Cenário da extensão universitária em tempos de pandemia: um estudo das universidades públicas brasileiras. Em Extensão, p. 3-17, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63838.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.